Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Escolhas ao acaso


Entrelinha poderia ser definida como o espaço entre duas linhas. Simples. Mas nada é simples. O sentido implícito. O que não foi escrito ou falado. Então, interpretamos. E, tratando-se de interpretação, cada um tem a sua. Assim, encontre-se nas entrelinhas...
-------------------------------

"Enquanto acreditarmos em nossos sonhos,
 nada será por acaso..." (Henfil)

Não importa no que você acredita. Se é questão de fé, de ceticismo, de esperança ou se apenas acredita em sorte ou azar. Quanto mais o tempo passa, e com ele os anos vividos, maior é a minha certeza de que realmente não sabemos de nada. No livro “Os Sete Pilares da Sabedoria” de T. E. Lawrence, que inspirou o filme Lawrence da Arábia (Meu preferido), após recusar-se a acreditar que as coisas já estariam pré-determinadas pelo destino, Lawrence escuta de um beduíno que “Para alguns homens, nada está escrito a menos que eles escrevam...”. Para quem conhece a sequência da história muitas questões podem ser discutidas depois. Não importa.
Talvez seja mesmo verdade, Nada Acontece por Acaso. Eu disse talvez. Não sei. Ninguém sabe. E não importa se é um debate teológico, filosófico, ontológico ou biológico.  Como falei, quanto mais o tempo passa, menos acredito no acaso. Parece óbvio que quando não podemos explicar um determinado fenômeno ou não temos controle sobre ele, utilizamos de nossa crença para explicá-lo. E nesse caso, cada um tem a sua. Não é essa a questão. Não quero discutir crenças. Deus me livre!
De início é preciso deixar claro: acaso e Escolhas são coisas completamente e essencialmente diferentes. Acreditar que nada acontece por acaso faz com que todas as nossas escolhas sejam apenas uma ilusão? Recuso-me a acreditar nisso. Você não? São minhas experiências. Apenas minhas. Cada um deve ter a sua. Viva de acordo com elas. Eu faço isso. Somos determinados por nossas escolhas. E elas, determinadas por quem somos. É o poder do pensamento. Tudo que idealizamos é proveniente da nossa capacidade constante de pensar. E nossas escolhas também são, muitas vezes, baseadas na projeção de vida idealizada por nossos pensamentos. Filosofia...  está bem, já parei.
Da filosofia à física quântica e suas miríades de possibilidades não são capazes de explicar. E quem precisa de explicação? É celebre a frase do poeta Pablo Neruda: “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências...”. Mas, se nada acontece por acaso...


This post first appeared on Reminiscências De Emerson Batista, please read the originial post: here

Share the post

Escolhas ao acaso

×

Subscribe to Reminiscências De Emerson Batista

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×