Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Redes Sociais: Usando bem, que mal tem?


Lendo o artigo Redes Sociais - Como se proteger da querida Vanda no Planeta da Blogueira, pude perceber que certos problemas neste meio são frutos de nosso próprio comportamento.
Constantemente nos deparamos com reclamações sobre as Redes Sociais, informações que as descrevem como vilãs em certos casos e até pessoas que as utilizam como justificativa para suas insanidades.

Alguns estudos dizem que as Redes sociais nos impelem a comprar demais, que nos causam depressão, facilitam o assédio de criminosos, que são nocivas e nos viciam etc.

Se analisarmos cada uma destas questões, veremos que, às vezes, o que acontece na verdade é resultado do mau uso que fazemos das redes. Ou seja, podemos evitar tais transtornos usando as redes de maneira responsável e construtiva. 

O Orkut virou motivo de chacota e desprezo, um ótimo exemplo de como podemos fazer uma rede social ser um sucesso ou um tremendo fracasso dependendo da forma como a utilizamos.
Mas, o problema está na rede? Na grande maioria das vezes, não. 
Sem levar em conta os problemas de administração ou técnicos que vez ou outra acontecem, - algo que é muito normal, na minha humilde opinião - ainda precisamos aprender a usar melhor o que temos nas mãos.

As redes oferecem ferramentas para termos uma experiência agradável, divertida e útil. Quem vai estragar tudo ou aproveitar da melhor forma possível somos nós.
Este turbilhão de novidades tecnológicas cresce a cada dia, mas nosso bom senso e cautela para utilizá-los não estão evoluindo na mesma proporção.
O fato é que, por melhores que sejam os recursos disponíveis, onde existe esta diversidade de pessoas sempre haverá perigos e problemas.

Entrar na rede social acreditando que será um mundo cor de rosa é pura ilusão. Nada é perfeito. Mas utilizando bem, que mal tem? Os benefícios são muitos.
Felizmente, temos à nossa disposição ferramentas como o bloqueio, exclusão, canal de denúncias e mais uma infinidade de meios para nos livrarmos do que não nos agrada. Coisas que no mundo aqui fora, infelizmente nem sempre são possíveis. 
Podemos escolher o que vamos postar, com quem vamos falar, que leitura iremos fazer etc. Ter problemas ou alegrias vai depender da forma como vamos utilizá-las.
.
As redes sociais são ótimos canais para fazer amizades, divulgar nossos trabalhos, trocar experiências, rir, ajudar. Enfim, existe muita utilidade neste meio. Cabe a nós utilizá-las a nosso favor e separar o joio do trigo.
Nunca teremos redes sociais 100% seguras ou como desejamos, até porque, existe também a questão de gosto pessoal. O que pode ser tedioso para você, talvez seja divertido para mim, então o nível de satisfação será sempre diferente. E, o nível de segurança geralmente depende da nossa conduta.

O que gostaria de sugerir é que façamos a nossa parte, nos comportando de maneira adequada, ou seja, respeitosa e educada, ter cautela e bom senso. Assim, poderemos aproveitar o que as redes sociais têm de bom. E não ficar se estressando desnecessariamente por causa do comportamento alheio ou porque alguma opção de uso não está de acordo com sua preferência. Divirta-se!

Tenha um cuidado especial com as informações que compartilha, evite ser muito impulsivo e trate as pessoas como gostaria de ser tratado. Princípios básicos que garantem nossa segurança e contribuem para um bom ambiente virtual.
Toda ferramenta pode ser boa ou ruim, a diferença está apenas na forma como escolhemos usá-las. :)
Redes sociais são apenas programas, sistemas e botões, quem dá vida a tudo isso e transforma em algo legal e seguro ou perigoso e insuportável somos nós.

Lembrando que esta é apenas uma opinião pessoal sobre o tema.
Grande beijo e boa semana! :)

Recomendo: Cuidado com vício em redes sociais aqui no Vrsam, Cartilha de Segurança na Internet no Cert


Este post pertence ao blog Vida Real da Sam. O plágio do mesmo é crime por lei e esta previsto no artigo 184 do Código Penal.


This post first appeared on Vida Real Da Sam - Comportamento, Opinião E Dica, please read the originial post: here

Share the post

Redes Sociais: Usando bem, que mal tem?

×

Subscribe to Vida Real Da Sam - Comportamento, Opinião E Dica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×