Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Livre-se das relações tóxicas, afaste da sua vida quem lhe faz mal


"Dizer sim quando quero dizer não é dar mais valor aos outros do que a mim, é não colocar meus limites, e isso é não me respeitar. É o mesmo que dizer que o que eu sinto não vale nada, que os touros podem passar por cima de mim à vontade. 
E eles passam, sem dó nem piedade. Hoje estou aprendendo a dizer não... Quando não quero alguma coisa, simplesmente digo não. Sem raiva nem emoção. 
Um não é só uma negativa. É nosso limite. 
Um direito que temos de decidir o que desejamos ou não fazer. 
A isso se dá o nome de dignidade. 
Quando nos colocamos com sinceridade, dizendo o que sentimos, somos respeitados." (Zíbia Gasparetto)

Em alguns momentos de nossas vidas percebemos que mantemos ao nosso lado pessoas e relações que não valem a pena, nos fazem mal ou que esgotam nossas energias.
Nem tudo são flores e em muitos casos não podemos escolher quem nos cerca, não há como pulverizar o colega de trabalho invejoso, o chefe arrogante ou o filho problemático, mas podemos selecionar melhor, por exemplo, com quem vamos cultivar uma amizade, nos relacionar na internet, entregar nosso amor, etc.

Muitas vezes contribuímos para isso adotando a postura de salvador do mundo ou o bonzinho 24hs, atendendo a todos, engolindo sapos, aceitando o inaceitável e compreendendo o incompreensível...
Agimos desta forma por inúmeros motivos, talvez  uma carência mal resolvida ou o hábito de medir nosso valor apenas pela opinião alheia, de qualquer forma é preciso estar atento para não pisotear a auto-estima e se anular apenas para ser aceito ou pelo medo de ser rejeitado.
Em várias situações os abusos são consumados justamente porque permitimos, na verdade nem sempre somos "vítimas" dos mal intencionados e sim, responsáveis por dar abertura a quem não deveríamos e ainda mantê-los em nosso convívio.
Por mais que queiramos exercitar a paciência, a tolerância, o perdão, a compreensão é quase impossível aplicar isso com certas pessoas.
É preciso ser prático para analisar bem com quem estamos gastando nosso precioso tempo.
"Existem pessoas que tornam a tolerância tão difícil, que esta deveria ser considerada praticamente em superpoder."(Fernanda Young)


O fato é que algumas relações nunca mudarão mesmo que façamos maravilhosamente o nosso papel, existem aqueles que nos fazem mal voluntariamente e não estão preparados ou interessados em interações saudáveis.
Quando percebemos que estamos lidando com alguém nocivo é necessário nos afastarmos, deixar a culpa de lado e seguir em frente. 
Sentimos culpa porque em nosso íntimo acreditamos que é preciso ser sempre benevolente e compreensivo, do contrário, estaríamos agindo de forma egoísta ou cruel.
Mas não é bem assim, todos temos limites e limitações, não é vergonha ou maldade desistir de manter em sua vida alguém que não lhe agrega absolutamente nada ou que transforma a convivência em um verdadeiro inferno.
Todo tipo de relação requer entrega e reciprocidade, quando continuamos dando "murro em ponta de faca", no final restam apenas exaustão física, mental e emocional...


Joga fora no lixo! Já dizia a sábia Sandra de Sá :)

Não mantenha em sua vida quem lhe prejudica, maltrata, aborrece ou entristece, desapegue-se da imagem de bom moço que deseja avidamente pintar para o mundo, respeite seus sentimentos, diga adeus a quem não veio somar, não valoriza seus esforços, amor ou amizade e sequer tenta ser alguém melhor para contribuir nesta troca.
É necessário resgatar o nosso amor próprio e fazer uma faxina nas relações de tempos em tempos para que possamos recuperar nossas forças e seguir adiante, deixando de lado o remorso irracional que sentimos ao abandonar algo que nos faz mal e valorizando a lição que isso nos trouxe.
Não é nenhum crime se afastar do amigo falso, do namorado mulherengo ou do colega inconveniente, tenha consciência de que você não é responsável pela evolução de todos os que passam pelo seu caminho, nem é preciso endireitar todo pau que nasce torto...
Não somos obrigados a aceitar tudo, devemos fazer o bem também a nós mesmos, respeito é imprescindível, e neste caso é o respeito pelos nossos limites e vontades.
Escolher, quando possível, quem desejamos manter em nossas vidas é um direito que nos cabe e um dever para com a nossa felicidade.

Após sua decisão, podem surgir ressentimentos, atritos e até difamações (experiência própria), afinal muitos preferem julgar e apedrejar o que lhes foge ao entendimento pois é mais fácil do que fazer uma auto reflexão ou respeitar a escolha do outro, mas este é um preço baixo que se paga pela liberdade de ter ao seu lado as pessoas que lhe agregam, auxiliam, completam e motivam.
Precisamos saber discernir relações saudáveis com problemas normais de relações tóxicas e administrar isso de forma que possamos ser felizes e fortes para fazer a nossa parte sem nos violentar.

Vamos nos dedicar mais a quem está aberto para aceitar o que temos a oferecer e que também nos dão, não a perfeição, mas o seu melhor e tirar de nossas vidas todos aqueles que só vem para trazer a discórdia, aborrecimentos, as críticas negativas, maus tratos e nos desequilibram sem o menor escrúpulo.
Não se acomode e nem se conforme com relacionamentos destrutivos ou desagradáveis, sejam eles de amizade, amor ou até superficiais, aprenda a dizer não e a ser mais seletivo, posso afirmar com toda certeza : não é nada fácil, mas é libertador !


"Não se dê ao trabalho de dar explicações, assuma simplesmente que pode fazer o que bem entender." (Dr. House)

Lembrando que está é minha humilde opinião e uma escolha pessoal :)

Beijos!
Este post pertence ao blog Vida Real da Sam. O plágio do mesmo é crime por lei e esta previsto no artigo 184 do Código Penal.


This post first appeared on Vida Real Da Sam - Comportamento, Opinião E Dica, please read the originial post: here

Share the post

Livre-se das relações tóxicas, afaste da sua vida quem lhe faz mal

×

Subscribe to Vida Real Da Sam - Comportamento, Opinião E Dica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×