Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Doença Celíaca: Conscientização - Desabafo

Como muitos sabem fazem 2 anos que eu descobri que tenho DOENÇA CELÍACA (DC). 
E o que é essa doença? Doença Celíaca é a reação do sistema imunológico à ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio, na aveia, em pessoas que tem pré-disposição genética. 
Com o passar do tempo, a reação ao consumo do glúten vai inflamando as paredes do intestino, causando complicações médicas, além de ter problema com absorção de nutrientes (má absorção).
Quando eu descobri, eu sabia que seria muito difícil, imaginei ficar sem a pizza, o pastel, sem O PÃO, sem cerveja, bolacha, salgadinho de festa... Mas com a ajuda de todos a minha volta eu encarei o desafio, então a partir do dia 10/08/2014 eu parei com o Glúten.

Mas quando você passa a entender o que é essa doença, o que ela causa, quais os riscos, e como é sério isso, você sente a necessidade de se aprofundar a cada dia no assunto... Em breve você descobre que o Glúten tá presente em muito mais coisa do que você pode imaginar, por exemplo, na maioria dos achocolatados, na maioria dos chocolates em barras, na maioria das barrinhas de cereais, enfim... ele tá em todo lugar hahaha.

Mais pra frente você descobre que existe uma coisinha que se chama "CONTAMINAÇÃO CRUZADA" e que essa amiguinha aí, é o pior vilão dessa doença, é aí que começa a nossa história de verdade.

Quando você passa a sua manteiga SEM glúten, no seu pão COM glúten, e volta no pote de manteiga, pega mais um pouco, pronto! Um celíaco não pode nem sonhar em Comer essa mesma manteiga. Sério? seríssimo! O glúten pode fazer mal a quem tem DC a partir de que ele seja 1 partícula em 1 milhão de outras, sim, isso é suficiente pra ativar o sistema imunológico do serumaninho que tem DC e ele passar mal, além de correr sérios riscos.

Além de mil outras coisas, que não vem ao caso. Mas sabe o que é o mais difícil da DC? é a questão social. é a compreensão.

Mais difícil do que não poder comer um pão francês, crocante, é você não pode ir tomar café da manhã na padaria com as pessoas. Por um tempo eu continuei indo, eu comia pão de queijo, mas e dai? tá ali dentro.. dentro de uma PADARIA, onde o trigo impera e o glúten voa pra todo lado. Descobri que massa do pão de queijo é batida nessa mesma maquina, onde é batida a massa do pão. ou seja, o puro creme do glúten.

Sabe quando vai ter aniversário de alguem? PRINCIPALMENTE se for criança? E que é uma felicidade, você saber que vai ter salgadinho, bolo, docinhos, tudo que há de mais lindo? Então, ISSO SE TORNA UM PESADELO, porque você se divide, você não sabe se resolve ir no aniversário daquela pessoa, porque você vai e vai ver todas aquelas comidas gostosas, nao vai poder comer nada. Você acaba decidindo não ir.

E quando você diz por que não foi? Por que não vai... Você é julgado, porque todo mundo acha FRESCURA, ué, se controle, voce não pode comer, não coma, leva alguma coisinha pra voce comer.

Mas não é assim que funciona entende?

Agora eu tô naquela fase, eu já sei que não posso comer fora de casa, praticamente nenhum restaurante é seguro pra eu comer, sempre passo mal e continuo tendo sintomas, e só eu sei a dor que sinto quando me contamino.

Só quem tem doença celíaca sabe como é difícil conviver SOCIALMENTE com isso. Todo mundo acha que é drama, que você pode viver sem, ou até que VOCÊ PODE COMER SÓ UM POUQUINHO, que não "dá nada".

Se você teve paciência de ler esse texto até o fim, muito provavelmente você tem a DC ou conhece alguem que tenha, e o que eu tenho pra te dizer é, não é a pior coisa do mundo ter essa doença, sei que existem coisas muito muito muito piores, mas eu te garanto que a única coisa que você ia querer se tivesse nesse lugar, ia ser compreensão, paciência e carinho.

Quero agradecer minha mãe, meu pai e minha irmã, porque sem eles eu não conseguiria ter chego nem na metade do caminho que eu estou, vocês são simplesmente incríveis! Gratidão, gratidão, gratidão!

Doença celíaca não é frescura, ela mata, e tem que ser levada a sério. 




This post first appeared on Thamy P.S., please read the originial post: here

Share the post

Doença Celíaca: Conscientização - Desabafo

×

Subscribe to Thamy P.s.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×