Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

# 2 - Pentagrama e Claves

Fala, pessoal, nesse post vou começar a tratar de uma questão muito importante, que alguns já devem estar se perguntando: Como vou saber localizar as notas na Pauta Musical?



Os pentagramas, como falei no post anterior, é um conjunto de cinco linhas horizontais paralelas. Nele são colocadas todas as instruções referentes à execução das músicas. Suas linhas e seus espaços são contados de baixo para cima, da seguinte forma:




As claves são fundamentais para a localização das notas em uma pauta, pois são elas que vão dar os nomes as notas que estão em cada linha e em cada espaço.

Clave de Sol

A Clave de Sol é a mais usada e localiza inicialmente a nota Sol da terceira Oitava - Sol3 (as oitavas serão melhor explicadas mais a frente, quando falarmos sobre intervalos). Esse símbolo deriva de um "G" estilizado e localiza o Sol3 sobre a segunda linha, basicamente onde estaria a "perna" do G (onde está basicamente o centro da espiral final da clave). É utilizada para instrumentos agudos, como guitarras, vozes agudas, mão direita (parte direita) do piano, etc.


Obs.: A Clave de Sol Pode Ser colocada em qualquer linha, evitando-se por exemplo o uso de várias linhas suplementares (serão explicadas mais adiante). Mas atualmente quase não se emprega, e a solução mais usual é colocar uma linha de oitava acima ou abaixo das notas que se deseja alcançar. Essas linhas também serão abordadas mais adiante.



Clave de Fa

A Clave de Fa localiza inicialmente a nota Fa da segunda oitava - Fa2. Esse símbolo deriva de um "F" estilizado e localiza o Fa2 sobre a quarta linha, entre o que seriam as duas "garras" do F (onde estão os dois pontos). É utilizada para instrumentos graves, como baixos, contrabaixos, tubas, violoncelos, fagotes, trombones, vozes graves, mão esquerda (parte esquerda) do piano, etc.

Obs.: A Clave de Fa, assim como a de Sol, também Pode Ser Colocada em qualquer linha, pelo mesmo motivo. Também pode-se empregar linhas de oitava acima e oitava abaixo e costumava-se empregá-la na terceira linha quando a devida pauta se referia a um Barítono.



Clave de Do

A Clave de Do pode ser interpretada de duas maneiras:

: Localiza inicialmente a nota Si da segunda oitava - Si2. Esse símbolo deriva de um "B" estilizado e localiza o Si2 no segundo espaço, abaixo da linha onde se encontra a "metade" da clave (metade.do B).

             

 2ª: Localiza inicialmente a nota Do da terceira oitava - Do3 (o Do3 também é chamado de Dó central). Esse símbolo deriva de dois "C" estilizados (um emcima do outro e virados, formando um "3") e localiza o Do3 na terceira linha, onde se encontra a "metade" da clave (na junção dos dois "C" invertidos).
    

Pouco utilizada atualmente, era usada para representar as vozes humanas, que eram distintas entre si devido à posição (linha) na qual a clave era colocada. Representava-se o alto com a Clave de Do na terceira linha, o tenor na quarta linha e o mezzo-soprano na segunda linha. Hoje em dia é usada apenas para instrumentos de sons médios, como a viola, e para instrumentos de percussão, sendo colocada sobre a terceira linha, mas também pode ser colocada sobre as outras linhas normalmente, se for necessário.

Clave de Percussão

A Clave de Percussão não localiza notas, apenas serve para indicar que aquela pauta está sendo usada para os instrumentos de percussão que não possuem uma "altura" definida, como uma bateria, tambor, chimbals (popularmente conhecidos como pratos), etc. Cada um possui um símbolo e são devidamente colocados sobre as linhas e os espaços, mas este é um assunto que não será abordado neste blog (a princípio ;) ). Ela pode ser representada da seguinte maneira:
Obs.: Ela também pode ser representada praticamente igual a mostrada, só que como um retângulo fechado e não como duas barras paralelas.
Tanto as Claves de Sol, Fa e Do podem conter um 8 ou um 15 sobre ou sob a clave, tendo os seguintes significados:
8 acima da Clave: eleva toda a tessitura (as notas que estão sendo "lidas") em 1 oitava.
8 abaixo da Clave: abaixa toda a tessitura em 1 oitava.
15 acima da Clave: eleva toda a tessitura em 2 oitavas.
15 abaixo da Clave: abaixa toda a tessitura em 2 oitavas.

Bom, pessoal, chegamos aqui ao final de mais um post. Espero que estejam gostando deste início e fiquem ligados, porque ainda há muuuuuita coisa por vir. Até o próximo post  =)!


This post first appeared on Harmonizando Idéias, please read the originial post: here

Share the post

# 2 - Pentagrama e Claves

×

Subscribe to Harmonizando Idéias

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×