Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

# 6 - Compassos

Faaala, pessoal, agora que já vimos as figuras rítmicas e seus valores, vamos organizar a música na partitura, com essas figuras, facilitando a sua execução e a marcação dos tempos.

Os compassos são as subdivisões da música que irão gerar essa organização, acabando por caracterizar estilos de músicas. Eles são separados por uma linha vertical simples (apenas 1 linha) que corta o pentagrama e são indicados no início de cada compasso através da Fórmula de Compasso.

Fórmulas de Compasso

As fórmulas de Compassos são números em forma de fração que aparecem antes de qualquer indicação de nota no compasso.


Cada figura musical tem um valor qualitativo:

Semibreve = 1
Mínima = 2
Semínima = 4
Colcheia = 8
Semicolcheia = 16
Fusa = 32
Semifusa = 64
Quartifusa = 128

O exemplo acima, que é o famoso 4/4 (lê-se quatro por quatro), significa que no compasso teremos 4 tempos (quantidade) de semínima (qualidade), e após atingida essa quantidade, coloca-se a barra simples e inicia-se um novo compasso.

No caso do 2/2, significa que temos 2 tempos de mínima no compasso.

Obs. 1: Quando um compasso acaba, se o seguinte for da mesma fórmula que o anterior não é necessária a indicação novamente da mesma. Somente há a necessidade quando há a mudança de fórmula, como está no exemplo abaixo, onde os dois primeiros compassos são 4/4 e o terceiro é um 8/4.


 


Obs. 2: No exemplo acima, no segundo compasso, vemos uma mistura de figuras meio diferentes do que estávamos acostumados. São os agrupamentos de notas, para a escrita não ficar poluída cheia de perninhas das hastes pra lá e pra cá. Analisa-se quandos traços há na extremidade da haste e faz-se uma analogia com as figuras. Por exemplo, um traço significa que é uma colcheia, dois traços significam que é uma semicolcheia, etc. Esse agrupamento só existe das colcheias até as quartifusas.

Os compassos são denominados da seguinte maneira:

Compasso Binário: Quando se há a marcação de dois tempos no compasso, sendo o primeiro marcado forte e o segundo fraco. É utilizado em composições de música erudita e de jazz, além de outros como frevo, marcha, samba, blues, ritmos latinos, etc.

Compasso Ternário: Quando se há a marcação de três tempos no compasso, sendo o primeiro marcado forte e os outros dois, fracos. É utilizado em composições de música erudita e de jazz, além de outros como valsa e músicas medievais.

Compasso Quaternário: Quando se há a marcação de quatro tempos no compasso, sendo o primeiro marcado forte, o segundo e o quarto, fracos e o terceiro, intermediário. É utilizado em músicas de rock, mas especialmente na maior parte das músicas populares.


Compasso Binário a 80 bpm:
Compasso Ternário a 80 bpm:
Compasso Quaternário a 80 bpm:

Bom, galera, mais um assunto encerrado. Ainda há algumas coisas a respeito de compassos que são meio complexas e mais extensas, como compassos simples, compostos e complexos. Mas essa parte não será tratada (a princípio) aqui no blog.

Até o próximo post, galera!  =)


This post first appeared on Harmonizando Idéias, please read the originial post: here

Share the post

# 6 - Compassos

×

Subscribe to Harmonizando Idéias

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×