Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

tone versus sustain (1)








Na indústria da guitarra, termos como “sustain” e “tone” são utilizados pelos vendedores como argumentos para se adquirir determinado instrumento. Sendo consumidor, como distinguir o que é verdade do que é utilizado na manipulação da compra de um instrumento em particular? Bom, se algo pode passar pela cabeça de alguém é o seguinte: pensar pela sua cabeça, mesmo! Há duas coisas que os guitarristas mais procuram no seu instrumento, para além da sensação de a ter dependurada: tone e sustain.


Esta é daquelas conversas de café que, juntamente com umas bejecas, proporcionariam uma noite explêndida no Pátio, por exemplo. É que de acordo com muitos, e eu tenho que concordar, Tone é o oposto de Sustain. Nunca poderás ter os dois ao mesmo tempo. Chocado? Nem por isso…


· Tone Energy


Tem a ver com a energia que é produzida pela corda, depois de accionada através do plectro ou dedos. E o que acontece a essa energia depois é o que te dá o Tone que tanto procuras. Se a madeira do corpo e do braço da guitarra é dura e sentes que ela não vibra quando bates nas cordas, significa que a maior parte da energia (Tone Energy) retorna de novo para as cordas. Isso cria o Sustain.

Se a madeira do corpo e do braço vibram de acordo com a força que empregas nas cordas, isso significa que a energia foi absorvida pela madeira, criando o fenómeno driving.

As cordas são elementos muito sensíveis e vibram diferentemente de acordo com a força que empregas, os toques ou a pressão utilizada. As variações são infinitas e é por essa razão que se possuis uma guitarra exactamente igual à teu herói local e a ligares à aparelhagem que ele possui, o teu som será sempre diferente do dele. Porquê? Porque os teus dedos estão a fazer coisas completamente diferentes às cordas. É assim que consegues o teu som…







Encontrei este video de Adam Fulara (quem?)... bem, o que este tipo consegue fazer com a guitarra é verdadeiramente impressionante e, de um certo modo, é um bom exemplo para o que aqui disse!


This post first appeared on Ensaio Zero - O Guitarrista VC Ado, please read the originial post: here

Share the post

tone versus sustain (1)

×

Subscribe to Ensaio Zero - O Guitarrista Vc Ado

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×