Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

tone versus sustain (2)


Um pickup “ouve” magneticamente Não os ruídos que a Madeira faz mas sim a forma como a madeira afecta as cordas. As cordas são de tal maneira sensíveis que vibram diferentemente de acordo com o tipo de madeira. Quando tocas, são as cordas que te dizem a diferença entre um corpo de guitarra em mogno e um em ácer, porque as vibrações reenviadas às cordas são completamente diferentes.


Assim sendo, se pretendes que o teu som provenha dos pickups, amps e electrónica, convém adquirir uma guitarra de corpo rígido de madeira sólida. Assim terás um som consistente e não terás de lutar com ela para obteres sustain. Mas se pretendes que a madeira vibre e transmita as suas características harmónicas nas cordas (como as Stratocaster e Les Paul), maior será a dificuldade em conseguir o efeito desejado. É aqui que a escolha dos pickups é primordial, pois a contribuição da madeira para determinados efeitos corresponderá de acordo com a selecção do pickup. Saber a forma como os pickups trabalham com determinado tipo de madeiras é um dos aspectos mais divertidos na criação de guitarras.


Em conclusão, o que te poderá ajudar a obteres o tão desejado Tone e Sustain? Uma boa regra será olhar para tudo o que pode influenciar a transmissão das vibrações. Uma cavidade estreita onde o braço encaixa é boa porque garante uma menor perda de vibrações para o ar. Uma ponte estreita e pequena vibra demasiado, sendo preferível uma mais pesada com pontos sólidos de contacto. Acabamentos espelhados, parafusos e excesso de cavidades podem ser factores de perda de tonalidade. Lembra-te de que, caso não compreendas a razão porque misteriosamente algo transmite Tone e Sustain a uma guitarra, deves continuar a tentar.
Pensa por ti mesmo.


This post first appeared on Ensaio Zero - O Guitarrista VC Ado, please read the originial post: here

Share the post

tone versus sustain (2)

×

Subscribe to Ensaio Zero - O Guitarrista Vc Ado

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×