Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sustenidos e bemóis no teclado


Em um post anterior a gente viu quais são as notas brancas no teclado, mas ficaram faltando as notas pretas. Se você não se lembra, reveja como identificar as notas no teclado.


Bom, a gente já sabe que as teclas brancas são as notas DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SÍ, como na figura acima. E como se chamam as notas das teclas pretas? Por mais estranho que possa parecer a princípio, essas notas possuem 2 nomes: os sustenidos e os bemóis.

Um sustenido, cujo sinal é #, é a nota que vem depois. Como assim? É fácil, o DÓ SUSTENIDO (DÓ# ou C#) é aquela nota que vem depois do DÓ. O RÉ SUSTENIDO (RÉ# ou D#) é aquela nota que vem depois do RÉ, e assim por diante. Veja como fica na figura abaixo.



Aí você pergunta: o que acontece com o MI e o SÍ? Bom, a nota depois do MI é o FÁ, então MI SUSTENIDO é a mesma coisa que FÁ. A mesma coisa para o SÍ: o SÍ SUSTENIDO é o DÓ. No entanto, não é normal utilizar MI SUSTENIDO nem SÍ SUSTENIDO .

Como falei antes, além do sustenido há também o bemol, que é o reverso do sustenido. O sinal do bemol é um b minúsculo um pouco estilizado, e representa a nota que vem antes. Ou seja, a nota antes do RÉ é o RÉ BEMOL (RÉb, ou Db). A nota antes do MI é o MI BEMOL, e assim vai.



De forma similar ao que acontece com o sustenido, o DÓ BEMOL é o SÍ, enquanto o FÁ BEMOL é o MI. Além disso, você já deve ter percebido que DÓ SUSTENIDO e RÉ BEMOL são a mesma nota. Interessante, né?

CURIOSIDADES:

  • Tanto sustenido quanto bemol são chamados de acidentes, ou também de alterações. 
  • Vale a pena saber que o intervalo - ou seja, a distância musical - entre uma nota e o seu sustenido é de 1 semi-tom. O mesmo vale para uma nota e o seu bemol.



This post first appeared on Aprender Tocar, please read the originial post: here

Share the post

Sustenidos e bemóis no teclado

×

Subscribe to Aprender Tocar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×