Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os grandes festivais de Heavy Metal (Parte II)

     Com o início da década de 1970 vieram diversas mudanças no panorama musical, sendo uma das mais importantes, sem dúvida, o surgimento de novos direcionamentos, que foram batizados como Heavy Metal e Hard Rock, tendo seu alicerce principalmente em grupos como Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin. E tão logo se deu a consolidação desses novos estilos, seus pioneiros também seriam lembrados por memoráveis apresentações em festivais.
     Um dos festivais mais importantes dos anos 1970 foi sem duvida o California Jam, ou simplesmente Cal Jam, realizado em abril de 1974. Ainda que o Festival viesse a ter uma segunda edição em 1978, seria a primeira a entrar para a história, na qual se apresentariam Black Sabbath e Deep Purple, e ainda Emerson, Lake and Palmer. O ponto alto deste festival foi a apresentação do Deep Purple, a qual foi uma das primeiras aparições da formação conhecida como Mk 3, que trazia David Coverdale nos vocais e Glenn Hughes no baixo e backing vocals, em substituição a Ian Gillan e Roger Glover, respectivamente. Ao término do show, Ritchie Blackmore, o guitarrista da banda, lançou várias guitarras em direção ao público e usou uma delas para agredir um dos câmeras que estavam trabalhando na transmissão do festival, por parte de uma emissora de televisão. Reza a lenda que Blackmore pediu pra não ter o seu lado direito filmado, e o câmera não cumpriu essa exigência, fazendo com que Blackmore ficasse irritado a ponto de atacá-lo. Como se isso não bastasse, ao término do show estava prevista uma sessão de efeitos pirotécnicos, o que gerou uma explosão e colocou o palco em chamas, mas há quem diga que foi o próprio Blackmore que ateou fogo nos amplificadores. A banda logo deixou o local de helicóptero, de acordo com algumas pessoas, para não serem presos devido ao incêndio envolvendo os amplificadores. Mitos à parte, o Deep Purple lançou a sua apresentação em dois diferentes formatos: um CD intitulado California Jamming (1996), e um DVD, cujo título é Live in California 74 (2005).

Poster de divulgação do California Jam.
Capa e contra-capa de Live In California 74, apresentação do Deep Purple no California Jam.

     Ainda que o California Jam tenha contado com dois dentre os grandes nomes do Heavy Metal (Black Sabbath e Deep Purple), não era um festival de Heavy Metal propriamente dito. O primeiro grande festival de Heavy Metal em sua essência teve início em 1980, batizado de Monsters Of Rock, sendo chamado por alguns também pelo local onde aconteciam as apresentações, Donington Park ou Castle Donington, no interior da Inglaterra. Este festival se mostrou tão bem sucedido que em 1983 já era realizado também na Alemanha e no fim da década de 1980 já tinha atingido a Itália, Bélgica, Espanha, Suécia e França. Nos anos 1990 alguns países da América do Sul também se tornaram sedes do Monsters Of Rock, como Chile, Brasil e Argentina. Praticamente todos os grandes nomes do Heavy Metal e Hard Rock passaram pelos palcos das diversas edições do Monsters Of Rock. Para citar alguns: Iron Maiden, Black Sabbath, AC/DC, Metallica, Whitesnake, Motörhead, Mötley Crüe, Def Leppard, e muitos outros. Além disso, diversas bandas lançaram álbuns e vídeos de seus shows realizados nas inúmeras edições do Monsters Of Rock ao redor do mundo. Em 2003 o festival teve o seu nome alterado para Download Festival, mas continua a acontecer anualmente em Donington Park. Entretanto, o Download Festival apresentou certa abertura em termos de um maior ecletismo nas atrações, que atualmente não são mais restritas ao Hard Rock e Heavy Metal.

Cartaz de divulgação da primeira edição do Monsters Of Rock, em 1980.
Poster com o cast da última edição do Monsters Of Rock no Brasil, em 1998.
    O sucesso dos festivais acima serviu de incentivo para a idealização e produção de muitos outros eventos visando o Heavy Metal, dos mais diversos formatos e dimensões. Entre estes estão o Dynamo Open Air, lendário festival holândes, bem como o dia dedicado ao Heavy Metal no norte-americano US Festival, os quais serão abordados na próxima postagem.



This post first appeared on We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me, please read the originial post: here

Share the post

Os grandes festivais de Heavy Metal (Parte II)

×

Subscribe to We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×