Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Intersecção Hard Rock / Heavy Metal (Parte III)


     A década de 1980 trouxe transformações drásticas em todos os aspectos do universo musical. Nessa época a aliança entre o Heavy Metal e o Hard Rock estava cada vez mais consolidada, prova disso foi a ascensão do Quiet Riot, que mostrou que esses estilos poderiam ser populares, e consequentemente, poderiam ter potencial mercadológico.
    As mudanças no cenário musical foram tão profundas nesse período, que nem o KISS, um dos pilares do Hard Rock, saiu ileso em meio ao sucesso da união do estilo que os consagrou com o Heavy Metal. Com a saída de Ace Frehley e Peter Criss, as decisões eram tomadas única e exclusivamente por Gene Simmons e Paul Stanley, aos quais o aspecto financeiro sempre falou alto. E com isso, o grupo deu início a uma fase bastante influenciada pelo Heavy Metal, em união ao Hard Rock de sempre, que foi o guia da sonoridade dos álbuns do quarteto mascarado na década 1980, que por sinal deixou as pinturas de lado.

Capa do álbum Lick It Up (1983): as mudanças desse período não se limitaram a esfera musical.

    Por falar em KISS, na década de 1970, Jay Jay French fez um teste para ser guitarrista do grupo, mas não foi bem sucedido, e resolveu montar a sua própria banda, o Twisted Sister, em 1972.  Nos primeiros anos, a banda teve um direcionamento ditado pelo Hard Rock da época, mas com a entrada de um novo vocalista, Dee Snider, em 1976, a banda passou por uma mudança irreversível em sua sonoridade. Dee Snider tinha uma base musical alicerçada no Heavy Metal, e esteve sempre ligado nas bandas que surgiram sob essa vertente, notadamente durante a NWOBHM, trazendo boa parte do que ouvia para o Hard Rock do Twisted Sister. Os dois primeiros álbuns, ainda que muito bons, ainda não davam frutos, comercialmente falando. Mas a sorte estava a ponto de mudar com o lançamento de Stay Hungry (1984). Com ele a banda atingiu o reconhecimento que procurava há quase 10 anos, com as faixas "We’re Not Gonna Take It" e "I Wanna Rock", para as quais foram também gravados clipes, transmitidos à exaustão. A popularidade do Twisted Sister foi tamanha que Dee Snider chegou a gravar um comercial convocando os jovens norte-americanos a se alistaram nas forças armadas deste país.

Twisted Sister em 1984 no auge de sua popularidade, mérito dos singles We're Not Gonna Take It e I Wanna Rock

     Em meio à efervescência da fusão Hard Rock / Heavy Metal, teve nascimento a MTV, que deve muito de sua sobrevivência e crescimento principalmente a esses dois estilos. O lançamento do clipe "Home Sweet Home" do Motley Crue, ainda nos primórdios da emissora, fez tamanho sucesso que ficou por vários meses como sendo o clipe mais exibido na grade de programação, o que fez com que dirigentes estabelecessem um limite de tempo semanal  dedicado ao Mötley Crüe, que ficou conhecido como Crüe Rule, o que é mais uma evidência do sucesso atingido pelo Hard Rock e Heavy Metal neste período.
    Mas o maior integrante dessa nova safra de bandas norte-americanas ainda estava por vir. Em 1987 o Guns'n'Roses trazia ao público o álbum "Appetite For Destruction", com alguns dos maiores clássicos não só do híbrido Hard Rock / Heavy Metal, como do Rock em geral, entre os quais "Welcome To The Jungle", "Paradise City" e o maior sucesso de Axl, Slash e cia, "Sweet Child O’Mine". Prova da popularidade do Guns'n'Roses foi encabeçar a trilha sonora do filme Exterminador do Futuro 2, com o sucesso "You Could Be Mine", de Use Your Illusion I e II, que emplacou também "Don’t Cry" e cover de “Knockin’ On Heaven’s Door”, de Bob Dylan.

Formação clássica do Guns'n'Roses, sendo ela responsável por seus álbuns mais expressivos.
 
    Em 1984, o Def Leppard viu o seu baterista Rick Allen perder um dos braços em um acidente, o que fez com que o "Leopardo Surdo" fosse dado como morto. Porém, mostrando um nível louvável de superação, Rick Allen voltou às baquetas do Def Leppard, com um instrumento adaptado, e em parte graças ao sucesso de High'n'Dry (1981) e Pyromania (1983) na América, a banda atingiu o topo das paradas em 1987 com o Hysteria, o maior sucesso, do ponto de vista comercial, do quinteto de Sheffield. Esse álbum, que teve como os maiores responsáveis por esse sucesso os singles "Women", "Love Bites" e "Pour Some Sugar On Me” deixa claro que o Def Leppard havia se tornado um típico grupo de Hard Rock / Heavy Metal da época. Assim, este movimento era liderado basicamente por Mötley Crüe, Def Leppard e Guns'n'Roses.

Arte de Hysteria (1987), o álbum que levaria o Def Leppard ao topo das paradas norte-americanas.

     Se aproximando do fim da década de 1980, surgiu o último gigante do misto entre Hard Rock e Heavy Metal, o Skid Row. As baladas do Skid Row eram certeiras em termos de sucesso comercial, e não é a toa que a banda tem como maiores sucessos "18 and Life" e "I Remember You", do primeiro álbum, Skid Row (1989), que atingiu as primeiras posições nas paradas americanas, que trazia também parte da sonoridade do Glam Metal. Vale lembrar que o Glam Metal, ou Hair Metal, não é muito bem definido, sendo que por várias vezes Guns'n'Roses, Def Leppard e o próprio Skid Row chegaram a ser englobados nessa categoria. Com Slave to the Grind (1990), a banda apostou alto no peso do Heavy Metal, e só conseguiu emplacar a balada "In a Darkened Room", e com certa expressão, a faixa "Monkey Business", mas que não teve o mesmo êxito do álbum anterior, e já dava indícios que o mercado não estaria mais acessível a esse tipo de sonoridade, daquele momento em diante.

Skid Row, à época do lançamento de seu primeiro álbum, homônimo (Skid Row, 1989).

     A partir da segunda metade da década de 1980 surgiram inúmeras bandas inspiradas pelo Hard Rock / Heavy Metal. Para citar algumas delas, temos o Warrant, que ficou chegou a obter certo reconhecimento, devido principalmente ao single "Cherry Pie" (1990). O Europe, que apesar de proveniente da Suécia, guardava certa semelhança musical com as bandas americanas, e em 1986 ficou imortalizado com o álbum e a faixa "The Final Countdown". O Canadá contou com algumas bandas nesse cenário, sendo que a maior contribuição veio do Triumph, Loverboy e Firehouse. E outras ainda ajudaram a aumentar esse movimento, como o Great White, Extreme, Autograph, Tesla, e muitas outras.

Capa de The Final Countdown (1986), cuja faixa-titulo foi um dos mais emblemáticos hits dessa época.

    Com a virada da década de 1990, o Hard Rock, o Heavy Metal e todos os seus descendentes diretos estavam com os dias contados em relação ao mercado fonográfico. O início da nova década marcou o surgimento do Grunge, prontamente apoiado pelas grandes gravadoras da época e pela MTV, que tiraram as vertentes mais pesadas do Rock do meio popular, com exceção de alguns poucos casos, como o Metallica, que mesmo nesse meio conturbado lançou o multiplatinado "Metallica" (1991), mais conhecido como Black Album, mas que evidentemente não era mais o Thrash Metal de outrora. A partir de então, com exceção de casos pontuais, como o ressurgimento do Guns'n'Roses e suas apresentações de grande porte, a intersecção Hard Rock / Heavy Metal nunca mais conseguiu repetir os feitos de sua época de ouro.


This post first appeared on We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me, please read the originial post: here

Share the post

A Intersecção Hard Rock / Heavy Metal (Parte III)

×

Subscribe to We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×