Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pelo livre compartilhamento de conhecimento na internet e demais meios de comunicação…

Antes de tudo, o texto a seguir trata de intuições e não apenas de argumentos construídos rigorosamente sob uma lógica infalível.

A questão dos projetos de leis contra a pirataria (SOPA e PIPA) está sendo amplamente discutida nas mídias sociais (que formidável!). Por esse motivo, resolvi Manifestar Meu posicionamento sobre o tema.

Não sou de análises históricas, e nem sempre apelo para o pretérito (apenas quando convém) para corroborar com alguma afirmação ou tese. O fato é que o advento da internet ofereceu um campo possível, imenso ao ser humano. Talvez em nenhum outro momento, o Conhecimento tenha se tornado tão democrático (pode-se refutar isso, ao afirmar que nem todos tem acesso a internet, mas como se constata, o número é crescente, vejam por exemplo as políticas públicas para difusão da internet), acessível e por tal motivo incontrolável. Cada cidadão representa uma potência, uma fonte de ideias germinais, que tem a capacidade de se espalhar de maneira fantástica, viral.

O fato é que essa democracia (afirmo novamente, nunca vista antes), se encontra constantemente ameaçada, talvez mais hoje do que nunca. Os novos projetos de lei norte-americanos pretendem suprimir a “pirataria” na internet, “defendendo” assim os direitos autorais. A questão está justamente em que se trata de ingenuidade achar que a defesa dos direitos autorais seja passível de defesa, haja visto, que os direitos autorais referidos pelos projetos de leis, no fim, fazem menção apenas ao grande corporativismo detentor do poder, e que a séculos engessam meros mortais como eu e como você de terem livre acesso ao lazer, a cultura, ao conhecimento, transformando tudo isso em mercadoria, e diga-se de passagem, muito cara. É por isso que  projetos de leis como esses são redigidos, visando acabar com a incontrolabilidade do acesso e compartilhamento de cultura, informação e conhecimento. Ameaça ainda o poder que está sendo conferido a cada mulher e homem de manifestar tão abertamente suas crenças e opiniões e de usufruir daquilo que está assegurado por praticamente todas as nações do mundo: conhecimento, cultura, lazer…

É ainda, ingenuidade achar, que a defesa dos direitos autorais, auxiliam também os “pequenos” peixes, visto que esses, desde sempre tiveram que descobrir novos caminhos para sobreviver de sua arte, cultura ou conhecimento. Trata-se na verdade, de tubarões que estão perdendo a criação de seus cardumes, que não querem novamente aprender a caçar, como nós fazemos diariamente.

Desse modo, gostaria de manifestar meu total apoio (apesar de saber que tal texto pode acabar não sendo ligo por ninguém) as manifestações que estão surgindo contra essa infame tentativa de recapturar o poder opressor que se esconde pelo falso nome de “direitos autorais”. Aos colegas (sim, colegas, haja visto a necessidade de se criar esse vínculo entre nós usuários do livre compartilhamento de cultura e informação pela internet) do pirate bay que com coragem se posicionaram na linha de frente, desejo sorte. O incomodo causado pela internet aos grandes proprietários do mundo, só confirma que estamos traçando um caminho interessante, afinal, do que vale uma ideia que não causa desconforto a ninguém?

Finalizo, pedindo para você, ser humano normal como eu, que faz uso dessa poderosa ferramenta de cultura e informação, que também se junte a causa, que passe a discutir a importância do acesso a cultura, a arte, a ciência, enfim, ao conhecimento e a vida.

Diretamento de submundo das terras geladas, Neville Thumbcatch.




This post first appeared on That's All Right Mama! | Bem, Vou Escrever Uma Peq, please read the originial post: here

Share the post

Pelo livre compartilhamento de conhecimento na internet e demais meios de comunicação…

×

Subscribe to That's All Right Mama! | Bem, Vou Escrever Uma Peq

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×