Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Especial Manguebeat: Caranguejos com cérebro de Recife.

O símbolo do Manguebeat.
Um dos estilos e movimento mais maravilhosos e marcantes da história do nosso país. Essa é uma frase que defino o Manguebeat, um movimento criado no começo dos anos 90 por jovens amigos que queriam acabar com a depressão social generalizada que encontrava-se em Recife, cidade que, na época, foi eleita como a quarta pior para se viver no MUNDO.
O Manguebeat contém influências de ritmos originais de Pernambuco, como o famoso Maracatu, frevo e etc, ao rock, hip hop, funk, punk, hardcore e música eletrônica. Resumindo, o estilo era incrivelmente rico em estilos musicais, culturais e ideológicos.
Chico Science
E o principal difundidor desse movimento e principal cérebro por trás de toda a maravilha desse gênero musical, é o saudoso Chico Science, que tinha como seguidores de suas idéias o grupo Nação Zumbi. Outro grande nome do Manguebeat que, junto com Chico, formou tal cena em Recife, foi Fred 04, da banda Mundo Livre S/A. Ele é o que poderíamos dizer que deu início verdadeiramente ao chamado Manguebit, depois que publicou em 1992 o primeiro Manifesto do Mangue, no qual explicava as propostas do movimento. Foi chamado de Caranguejos com cérebro.
O nome Mangue, vem do fato de que o mangue de Pernambuco apresenta uma das maiores bio-diversidades do planeta, e a situação de Recife na época estava acabando com toda essa cultura de seres vivos incríveis. A proposta dos músicos era fazer uma música que fosse tão diversificada e rica culturalmente que nem o mangue, daí que podemos ver as mais diversas influências. Do Maracatu ao Punk rock, passando pelo samba, rock, frevo e funk.
O Manguebeat sofreu uma baixa lastimável no ano de 1997, quando o vocalista, gênio e um dos maiores artistas do Brasil contemporâneo, Chico Science, morreu em um acidente de automóvel.

Nação Zumbi
Bom, como vocês poderão perceber, o post de hoje será um tanto quanto diferente dos outros. Não irei dissecar um álbum faixa a faixa, e sim tentar resumir (bem humildemente) todo um estilo musical, um dos mais importantes do nosso Brasil, como já mencionei acima. Tentei contar um pouco do mestre Chico Science, um dos últimos gênios que a arte brasileira teve, e da influência de Fred 04 para a cena de Pernambuco nos anos 90.

Na verdade, meu resumo sobre o estilo já foi escrito. O que pretendia fazer era postar um trecho do Primeiro Manifesto do Mangue, escrito em 1992, pelo Fred 04, e colocar mais alguns links para download de pelo menos três bandas importantíssimas na formação do Manguebeat no início dos anos 90. O Mundo Livre S/A, o Sheik Tosado e, obviamente, Chico Science e Nação Zumbi.

Antes de linkar os álbuns aqui para vocês, gostaria de colocar o trecho final do Manifesto.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mangue, a cena
Emergência! Um choque rápido ou o Recife morre de infarto! Não é preciso ser médico para saber que a maneira mais simples de parar o coração de um sujeito é obstruindo as suas veias. O modo mais rápido, também, de infartar e esvaziar a alma de uma cidade como o Recife é matar os seus rios e aterrar os seus estuários. O que fazer para não afundar na depressão crônica que paralisa os cidadãos? Como devolver o ânimo, deslobotomizar e recarregar as baterias da cidade? Simples! Basta injetar um pouco de energia na lama e estimular o que ainda resta de fertilidade nas veias do Recife.
Em meados de 91, começou a ser gerado e articulado em vários pontos da cidade um núcleo de pesquisa e produção de idéias pop. O objetivo era engendrar um *circuito energético*, capaz de conectar as boas vibrações dos mangues com a rede mundial de circulação de conceitos pop. Imagem símbolo: uma antena parabólica enfiada na lama.
Hoje, Os mangueboys e manguegirls são indivíduos interessados em hip-hop, colapso da modernidade, Caos, ataques de predadores marítimos (principalmente tubarões), moda, Jackson do Pandeiro, Josué de Castro, rádio, sexo não-virtual, sabotagem, música de rua, conflitos étnicos, midiotia, Malcom Maclaren, Os Simpsons e todos os avanços da química aplicados no terreno da alteração e expansão da consciência.
Bastaram poucos anos para os produtos da fábrica mangue invadirem o Recife e começarem a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. A descarga inicial de energia gerou uma cena musical com mais de cem bandas. No rastro dela, surgiram programas de rádio, desfiles de moda, vídeo clipes, filmes e muito mais. Pouco a pouco, as artérias vão sendo desbloqueadas e o sangue volta a circular pelas veias da Manguetown.
Leia o Manifesto na íntegra
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fred ZeroQuatro, uma das mais importantes figuras do Movimento
Acho que lendo esse trecho final do texto de Fred 04, podemos ver bem a situação em que os moradores de recife se encontravam social e psicologicamente. Recomendo que leiam todo o texto, que não é nada grande, e tentem entender mais sobre esse estilo incrível que é o Manguebit, ou Manguebeat, ou Mangue.
Mundo Livre S/A












Link para os álbuns das principais bandas idealizadores e propagadoras do Movimento
.
Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama Ao Caos (1994)
Chico Science & Nação Zumbi - Afrociberlia (1996)

Sheik Tosado - Som de Caráter Urbano e de Salão (1999)

Mundo Livre S/A - Samba Esquema Noise (1994)
Mundo Livre S/A - Guentando a Ôia (1996)


Abraços obesos!


This post first appeared on Som De Peso, please read the originial post: here

Share the post

Especial Manguebeat: Caranguejos com cérebro de Recife.

×

Subscribe to Som De Peso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×