Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Micróbios intestinais podem ajudar crianças desnutridas



Mesmo depois de as crianças famintas comerem o suficiente, elas muitas vezes não crescem. Seus cérebros não se desenvolvem adequadamente e permanecem suscetíveis a doenças, mesmo muitos anos depois. Dois estudos sugerem agora que uma promoção correta dos micróbios do intestino pode ajudar essas crianças a se recuperarem. O trabalho também aponta combinações de Alimentos que nutrem os micróbios benéficos.

A maioria dos experimentos foi em animais, mas um pequeno grupo de crianças desnutridas que receberam esses alimentos também mostrou sinais de melhora. "Este é um estudo excelente e extremamente abrangente", diz Honorine Ward, microbiologista e especialista em saúde global da Escola de Medicina da Universidade Tufts, em Boston. Adaptar a ajuda alimentar para fomentar o microbioma "pode ​​ser uma chave para novas estratégias para melhorar a saúde pública global e o potencial humano", acrescenta David Relman, microbiologista da Universidade de Stanford, em Palo Alto, Califórnia.


Mesmo depois de as crianças famintas comerem o suficiente, elas muitas vezes não crescem. Seus cérebros não se desenvolvem adequadamente e permanecem suscetíveis a doenças, mesmo muitos anos depois. Dois estudos, nas páginas 139 e 140, sugerem agora que a promoção dos micróbios do intestino direito pode ajudar essas crianças a se recuperarem. O trabalho também aponta combinações de alimentos que nutrem os micróbios benéficos.

A maioria dos experimentos foi em animais, mas um pequeno grupo de crianças desnutridas que receberam esses alimentos também mostrou sinais de melhora. "Este é um estudo excelente e extremamente abrangente", diz Honorine Ward, microbiologista e especialista em saúde global da Escola de Medicina da Universidade Tufts, em Boston. Adaptar a ajuda alimentar para fomentar o microbioma "pode ​​ser uma chave para novas estratégias para melhorar a saúde pública global e o potencial humano", acrescenta David Relman, microbiologista da Universidade de Stanford, em Palo Alto, Califórnia.



Uma criança desnutrida em Bangladesh receberá suplementos alimentares especiais para ajudar na recuperação.FOTO: CENTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA DE DOENÇA DIARREICAS, BANGLADESH



Tahmeed Ahmed, diretor de pesquisa nutricional do Centro Internacional de Pesquisa em Doenças Diarreicas em Bangladesh, em Dhaka, há 30 anos tenta ajudar crianças desnutridas a se recuperarem melhor. Cerca de uma década atrás, ele ficou intrigado com o trabalho de Jeffrey Gordon, da Universidade de Washington, em St. Louis, Missouri, ligando certos micróbios intestinais à obesidade. Os dois cientistas se perguntaram se o microbioma - o conjunto de micróbios que vivem dentro e sobre o corpo humano - também poderia desempenhar um papel no número oposto da obesidade, a desnutrição.

Juntas, suas equipes relataram em 2014 que o microbioma intestinal normalmente “amadurece” à medida que um bebê cresce . Eles também notaram que permanece imaturo em crianças gravemente desnutridas, dominadas por bactérias encontradas em crianças saudáveis ​​mais jovens. Dois anos depois, os pesquisadores colocaram microbiomas maduros e imaturos de crianças em camundongos criados sem micróbios. Os animais que receberam os microbiomas imaturos apresentaram menos músculos, ossos mais fracos e metabolismos comprometidos, sugerindo que um microbioma maduro pode ser necessário para o desenvolvimento adequado.

Para identificar quais das centenas de cepas do microbioma estão ligadas à maturação, Arjun Raman, um pós-doutorado no laboratório Gordon, analisou dados de amostras fecais que a equipe de Ahmed coletou mensalmente de 50 bebês saudáveis ​​em Bangladesh à medida que cresciam. Raman identificou 15 tipos de bactérias que aumentaram e diminuíram em conjunto à medida que o microbioma amadurecia. Ele e a equipe viram o mesmo padrão em crianças saudáveis ​​do Peru e da índia e até mesmo em leitões livres de germes que receberam as bactérias e ingeriram a mesma comida que os bebês e crianças de Bangladesh, relatam na p. 140

Suprimir esses micróbios pode ser fundamental para ajudar as crianças a se recuperarem da desnutrição, os pesquisadores pensaram. Para testar essa ideia, eles precisavam de uma maneira de monitorar a recuperação. À procura de uma assinatura molecular de crescimento saudável, uma estudante de pós-graduação do laboratório de Gordon, Jeanette Gehrig, e seus colegas monitoraram mais de 1000 proteínas e metabólitos, como ácidos graxos e aminoácidos, para aqueles que mudam à medida que crianças saudáveis ​​crescem e desnutridas se recuperam.

Gehrig e o restante da equipe testaram os efeitos de vários alimentos em camundongos e leitões cujos microbiomas haviam sido transplantados de crianças desnutridas. Eles esperavam encontrar alimentos que pudessem “estimular o crescimento da microbiota”, diz Gordon. O leite em pó e o arroz, componentes padrão da ajuda alimentar, pouco contribuíram para promover a maturação, mas as farinhas de grão-de-bico, banana e soja e amendoim ajudaram os microbiomas a amadurecer.

Os pesquisadores, então, alimentaram os suplementos de camundongos e leitões que combinaram todos os quatro alimentos e viram que os microbiomas dos animais amadureceram e seu crescimento melhorou. "Este estudo aponta para a importância e utilidade de nutrientes cuidadosamente selecionados para apoiar membros-chave de uma microbiota", diz Relman.

Como prova final de princípio, Ahmed, Gordon e seus colegas compararam seus suplementos à tarifa padrão de recuperação em cerca de 60 crianças desnutridas de Bangladesh por um mês. Isso foi muito pouco tempo para avaliar a recuperação física a longo prazo, mas tempo suficiente para ver efeitos nas assinaturas moleculares no sangue. Apenas a combinação de quatro alimentos melhorou acentuadamente essas assinaturas, eles relatam na p. 139. Também melhorou a equipe de 15 bactérias Raman ligada à maturação.

Os resultados sugerem uma maneira de melhorar a nutrição mesmo em crianças bem alimentadas, nas quais uma dieta pobre pode levar a um aumento do risco de obesidade, diabetes e outras doenças como adultos. "Se os cuidadores conhecem os melhores alimentos para alimentar seus filhos para apoiar o desenvolvimento de sua microbiota intestinal, poderíamos potencialmente prevenir a desnutrição e microbiota imatura para começar", diz Gehrig.

Relman e outros são mais cautelosos, particularmente porque não está claro se os microbiomas maduros persistirão em bebês desnutridos que ingeriram os suplementos. Chris Damman, um oficial sênior de programa da Fundação Bill & Melinda Gates, em Seattle, Washington, que financiou o trabalho, diz: “Eu não diria isso como ' o futuro' ou 'a curadoria'. Mas é certamente uma vantagem empolgante e que achamos promissora ”.

De volta a Bangladesh, Ahmed está coordenando um esforço para fornecer a dieta para aumento de micróbios e outros para um grupo maior de crianças desnutridas. A equipe acompanhará as crianças por 3 meses, tempo suficiente para ver se os efeitos benéficos se traduzem em desenvolvimento saudável. Ele está esperançoso, diz ele, que "isso pode ser um divisor de águas no tratamento da desnutrição".

Artigo completo leia aqui PDF







This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Micróbios intestinais podem ajudar crianças desnutridas

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×