Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Delvira Duarte de Oliveira : A parteira que se tornou a primeira vereadora de Palmeira dos Índios

" Delvira Duarte foi uma benemérita em sua vida .Tinha um especial amor pelos pobres e todos buscavam seu amparo . Até hoje é reverenciada em Palmeira dos Índios e região " ( Delvira é a Mãe do Jornalista Pedro Oliveira)

Delvira Duarte de Oliveira


A primeira vereadora do município de Palmeira dos índios nasceu em 1º de Julho de 1921. Delvira Duarte de Oliveira foi casada com o comerciante e funcionário público Manoel Oliveira, o"Nezinho". Juntos, tiveram sete filhos.


Seu pai, Marçal Oliveira, era músico, teatrólogo, mestre fogueteiro, autor de várias peças de teatro, secretário de Administração do prefeito Graciliano Ramos, coautor dos famosos relatórios do 'Mestre Graça". Seus 11 irmãos participavam das peças escritas e dirigidas por ele no teatro palmeirense.




NOTA DO BLOG AR NEWS : História do Relatório de Graciliano Ramos e Marçal Oliveira ( Avô do jornalista Pedro Oliveira) de 1929 



Os artigos do Blog AR NEWS com os links postados logo abaixo, revelam o homem responsável pelo honroso modelo de gestão administrativa adotado por Graciliano Ramos


Fac-símile do relatório de Marçal Oliveira em 1928,a época da administração de Graciliano Ramos


" Ninguém faz nada sozinho....Nunca desejou aparecer, mas foi o braço moralizador junto com Graciliano '
BREVE OLHAR SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PREFEITO GRACILIANO RAMOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS ( Relatório do Exercício de 1928) - Graciliano Ramos e Marçal Oliveira
Graciliano Ramos presta contas do exercício de 1928 ao Governador de Alagoas Álvaro Correia Pais



Delvira desde cedo mostrava seu interesse para com os doentes e mulheres grávidas. Sua madrinha e vizinha chamada pelos amigos de Vitú, levou-a para ajudar em um parto na periferia da cidade, quando ela tinha pouco mais de 20 anos.


Não teve o consentimento do pai e também do noivo Nezinho. mas bateu o pé e iniciou sua atividade de parteira a partir do ano de 1949. O seu primeiro parto sozinha foi de sua prima. Amparo Passos, que deu à luz ao seu primeiro filho Ricardo Jorge Passos.


Trabalhou incansavelmente por anos e anos tornando-se a parteira mais requisitada da região. Atendia não apenas em Palmeira, mas também em Belém, Maribondo, Quebrangulo, Cacimbinhas, Tanque d‘Arca, Bom Conselho (PE) e em outros municípios e povoados. Subiu e desceu muitas serras de carro, a cavalo e até a pé, enfrentando todas as intempéries da natureza.


Era parteira dos ricos e muito mais dos pobres. Estes não pagavam nada. Ela dizia que 'os ricos pagam pelos pobres'. Seus aniversários reuniam centenas de pessoas e, muitas vezes, a data foi comemorada a céu aberto por não ter local com capacidade para acomoda r tanta g ente.


Foi a primeira mulher a assumir a Câmara Municipal de Palmeira durante a gestão do prefeito José Araújo.
Delvira Duarte de Oliveira


FATO MARCANTE


Delvira fazia muitos partos nas casas das parturientes, como era costume na época. Mas também atendia na Maternidade Santa Olímpia (Hospital Santa Rita). Certa época chegou à cidade um novo médico obstetra que assumiu a direção da maternidade.


Tão logo assumiu determinou que "apenas médicos poderiam fazer partos na citada maternidade", portanto Delvira estaria impedida de praticar seu oficio naquela unidade. A ela não fez falta considerável, pois eram poucas as crianças que nasciam ali.


Certo dia surgiu, para azar do 'doutor diretor",uma mulher com um parto bastante difícil, pois o bebé estava "atravessado". Depois de muito trabalho em vão, o obstetra pediu ajuda ao experiente médico e deputado Remy Maia. Em pouco tempo estavam os dois e seus auxiliares e nada da criança nascer.


Foi então que Remy Maia, compadre e amigo de Delvira, pediu a uma enfermeira: "Chama a comadre Delvira*. O hospital mandou um carro apanhar a parteira em sua casa imediatamente.


Já no Centro Cirúrgico, assumiu o controle e em poucos minutos a criança veio ao mundo por suas mãos tidas como abençoadas. Por decisão sua, mesmo sendo 'liberada', nunca mais voltou à maternidade.


FONTE:
Reconhecimento OCR de foto da Edição especial Estadão Alagoas,postada na timeline do Facebook do  jornalista Pedro Oliveira
Autor : Carlos Alberto Jr.
Jornalista




This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Delvira Duarte de Oliveira : A parteira que se tornou a primeira vereadora de Palmeira dos Índios

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×