Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Importância de detectar precocemente os sintomas do AVC



O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença que afeta os vasos sanguíneos que irrigam o sistema nervoso central, apresentando-se de forma súbita e manifestando-se por vários Sintomas neurológicos consoante a zona afetada.
www.emagrecerumdesafio.com
Imagem: melhorsaude.org

Resulta quer da oclusão do vaso sanguíneo (AVC isquêmico, enfarte, trombose ou embolia) quer da rotura do mesmo (AVC hemorrágico, hemorragia ou hematoma).

Apesar de todos os esforços continua a ser a principal causa de mortes no mundo.


Dentro das causas apontadas temos vários fatores de risco que aumentam a probabilidade da sua ocorrência. A idade é o principal fator de risco não modificável - o envelhecimento aumenta a probabilidade de sua ocorrência é inevitável. No entanto existem vários fatores de risco que, por serem modificáveis com determinadas atitudes têm impacto na redução da ocorrência do AVC como a hipertensão arterial, o tabagismo, a diabetes, o sedentarismo e a dieta inadequada.

Dos tratamentos disponíveis para o AVC isquêmico mais eficaz apenas pode ser aplicado até as 4,5 a 6 Horas após o último momento em que o doente Foi Visto Bem. Ele diminui a probabilidade de dependência após o AVC e é tanto mais eficaz quanto mais cedo for administrado. Assim se percebe que quanto mais depressa os doentes chegarem ao hospital melhor poderá ser o prognóstico.

Diagnosticar um AVC é fácil e poderá alterar o futuro destas pessoas. São definidos 3 sinais de alerta que são os 3 F's: alteração da FALA, Assimetria da FACE ("Boca ao lado") e diminuição da FORÇA (de um lado do corpo quer seja membro superior ou inferior).

Perante qualquer um destes sintomas o próprio ou qualquer testemunha deverá de imediato ligar para o número de emergência e descrever com precisão o que está acontecendo, é muito importante ter em atenção à hora em que os sintomas se iniciaram. Por exemplo: se um familiar saiu de casa às 10 horas e o doente estava bem e voltou as 11 horas e encontrou o doente com alteração da fala então devemos aceitar como hora de início dos sintomas as 10 horas (que foi a última hora em que foi visto bem) e não as 11 horas (pois as manifestações podem ter tido início às 10:05 horas).

Dica

Um AVC pode acontecer sem causa aparente, para pessoas de qualquer idade - mas há fatores que reconhecidamente aumentam a probabilidade de isso acontecer.


Fontes: Associação AVC, Neurologia Hospital de Cascais, Stroke Association

Até a próxima




This post first appeared on Emagrecer Um Desafio, please read the originial post: here

Share the post

Importância de detectar precocemente os sintomas do AVC

×

Subscribe to Emagrecer Um Desafio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×