Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estratégias de Inbound Marketing: comece pelo começo


O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que, aliado ao Marketing de Conteúdo, tem por objetivo atrair leads e transformá-los em clientes evangelizadores seguindo um fluxo baseado na metodologia de funil.
Fonte: da imagem http://www.advantagemarketing.com.br/
Diferentemente do marketing tradicional ou Outbound Marketing, baseado em oferecer diretamente produtos e serviços aos consumidores, o Inbound Marketing procura ganhar o interesse das pessoas de forma estruturada e não intrusiva respeitando etapas da jornada de compras da Buyer Persona (personagem fictício que representa o perfil detalhado e aprofundado do comprador ideal para cada negócio).
Utilizando-se dessa metodologia, toda e qualquer ação baseia-se em permissividade.

Mas como isso é possível?


Parece óbvio, mas é algo que precisa ser melhor praticado pelas empresas para que alcancem resultados efetivos: comece pelo começo!
E o começo de que falamos aqui é entender definitivamente que público-alvo e Buyer pesona não são necessariamente a mesma coisa, mas que um complementa o outro.
Público-alvo: parcela da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Informações como dados demográficos e socioeconômicos, comportamento de compra, hábitos de consumo e preferências que devem ser identificadas antes mesmo de um empreendimento existir. É um levantamento feito para identificar o máximo de informações a respeito dos consumidores que você deseja abranger.
Buyer Persona: é uma representação assertiva do seu cliente ideal. Aquele que você deseja ver replicando seu negócio (boca-à-boca). Esse estudo auxilia a compreensão do público-alvo, levando seu conhecimento sobre ele a um nível mais profundo.
A Buyer Persona te ajuda a compreender quais são as dores e dificuldades que seu cliente enfrenta antes de optar pela sua solução. Com este estudo também é necessário investigar quais são suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Assim, você consegue criar e entregar o conteúdo ideal, baseado no interesse deste público, sem "enrolation e achismos".

Agora posso começar a usar o Inbound Marketing?

A primeira atitude valiosa para empresas que desejam aprimorar suas estratégias de Marketing com o uso do Inbound é identificar as características da Buyer Persona.
Todas as táticas e o conteúdo que vão compor o seu mix digital precisam ser do interesse do seu comprador ideal. (*)
Se não for assim, pode ser que acabe falando errado para a pessoa certa. Isso significa: perder a oportunidade de fazer a coisa certa, no momento certo, para a pessoa certa.
Identificando a Buyer Persona, sem queimar etapas, pular processos, sem ter pressa, você terá maiores chances de iniciar uma estratégia de Inbound Marketing que funcione corretamente.

Etapas para definir sua Buyer Persona

  1. Converse com seus clientes, faça uma entrevista com eles usando perguntas que você quer que sejam respondidas;
  2. Busque em fóruns, grupos, associações, informações que seu público apresenta que podem ser úteis para criação de conteúdo;
  3. Seu time de atendimento pode ter considerações importantes sobre seus clientes que podem complementar o estudo de sua Persona.
Documente isso e crie uma representação visual da sua Buyer Persona para que todos da sua equipe utilizem.

Depois disso, esteja ciente de que ainda terão várias outras ações a serem cumpridas com muito esforço e dedicação.
Não seja ansioso, faça pelo certo, siga o caminho viável, construa um bom planejamento e cumpra tudo a seu tempo.


This post first appeared on Marketing By Paty, please read the originial post: here

Share the post

Estratégias de Inbound Marketing: comece pelo começo

×

Subscribe to Marketing By Paty

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×