Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Apropriação Cultural Existe?

Hoje em dia neste mundo de internet e polêmicas, sempre surge algo novo para nos fazer questionar. Porém, ao mesmo tempo em que tanto se pede por liberdade nos dias atuais, novas teorias, termos, denominações, parecem fazer acusações a causas e questões que até pouco tempo teriam passado despercebidos. Esse questionamento que liberta, muitas vezes pode aprisionar. No momento, um dos questionamentos que vem causando polêmica é o da Apropriação Cultural.



Apropriação Cultural implica que, uma classe favorecida socialmente não poderia Usar de elementos culturais de classes menos favorecidas, que sofrem ou sofreram preconceito. Há quem ache justo que somente a mulher negra possa usar turbante, que somente o homem negro possa usar dreads nos cabelos, e por aí vai. Mas quando a questão de apropriação Cultural vai além da vestimenta? Quando chega na religião, na alimentação, na crença. É justo apontar para alguém como um aproveitador, por estar usando de elementos de outra cultura? E no Brasil, nós não somos uma grande mistura de culturas? Como é possível levar a sério a questão de apropriação cultural quando a nossa própria cultura é totalmente miscigenada? 

Na teoria até parece que faz sentido, mas como muitas teorias, na prática o funcionamento é ilusório, e é injusto acusar alguém de apropriação cultural, por usar um elemento cultural que, segundo a teoria, "não lhe pertence", usando do argumento de que todo branco pratica preconceito para com todo negro, por exemplo, porque isso não é verdade. O preconceito existe sim, mas felizmente nem todo mundo é preconceituoso, e a intolerância imposta quando se acusa alguém de apropriação cultural só tende a gerar mais separatismo.

Assista o vídeo e me conte nos comentários qual é a sua opinião a respeito!




Ei, não vá embora ainda! Conheça a minha loja (IN)comum Acessórios Femininos! Acessórios cheios de estilo e personalidade para você sair do óbvio.


Estes e outros lindos modelos você encontra em www.incomumacessorios.com.br

Não se esqueça de fazer sua inscrição no canal, ativar o sininho e deixar o seu like pra continuar recebendo as notificações!

Siga o blog Doce Maldade Feminina também no Facebook para ficar por dentro de tudo o que acontece, e me siga também no Instagram! Um grande beijo e até a próxima 😘



This post first appeared on Doce Maldade Feminina, please read the originial post: here

Share the post

Apropriação Cultural Existe?

×

Subscribe to Doce Maldade Feminina

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×