Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Regra do 1 minuto

Tags: regra minuto cama
No outro dia andava nas internetes e deparei-me com esta regra:


E comecei a aplicá-la em casa. 
Em coisas mínimas, que no final da semana fizeram toda a diferença.
Em vez de me despir e deixar a roupa em cima da cadeira (todos temos "A" cadeira, certo?), comecei a dobrá-la e arrumá-la logo. Não demora só um Minuto, mas é pouco mais, e assim chego a sexta-feira com a cadeira vazia.
Quando acabamos de jantar, um de nós lava logo a louça, são mais uns 3/4 minutos no máximo e fica feito.
Quando chego a casa e tiro os sapatos à entrada (ando a tentar implementar a regra do "ninguém pode andar com os sapatos que vão à rua nesta casa!" - mais à frente conto como está a correr - not good) levo logo os sapatos para a sapateira.
Quando sei que tenho papelada na carteira tento despachar logo tudo para não ir acumulando.
Outra coisa que se pode aproveitar para fazer com esta regra é a Cama. Mas essa regra não entra na minha lista, porque eu detesto fazer a cama. Detesto mesmo. É um martírio. E além do mais acho que é trabalho escusado. Para que é que vais fazer a cama se depois à noite a vais desmanchar toda outra vez? Por mim fazia só a cama uma vez por semana que era quando mudava os lençóis e pronto. Assunto arrumado. Mas o dono mais novo não pensa bem assim e diz ele que se "dorme melhor numa cama feita". Por isso essa tarefa da regra do 1 minuto cabe-lhe a ele. Óbvio que se queres uma cama feita na perfeição não vai só demorar um minuto, mas se for só puxar as "orelhas" para aquilo não estar um pandemónio, faz-se bem num minuto.
Outra coisa que podes tratar são os malotes do ginásio / futebol / etc. Por exemplo, quando vou ao ginásio chego e desfaço logo o malote, roupa para lavar, toalhas e chinelos para secar e volto a colocar tudo o que preciso para o dia seguinte (sim, à vezes sou fit e vou ao ginásio duas vezes seguidas). Agora o dono mais novo é outra história. Está a chumbar redondamente.
Quando ele vai jogar futebol esquece-se sempre do malote no carro. Ou seja 1 dia de roupa molhada a ganhar bichos (óbvio que não ganha bichos, mas eu gosto de ser dramática). Depois no dia seguinte traz o malote e deixa-o lá à espera que ele se desfaça sozinho - dia 2. Depois eu começo a reclamar e ele lá o vai desfazer mas já temos bichos com 3 dias de idade.
Mas ainda tenho esperança, porque esta semana ao dia 3 eu não reclamei (esqueci-me) e ele lembrou-se do ir desfazer (ou ouviu os bichos ou a regra está a começar a ser levada a sério).
Resumindo, eu sei que se fizeres 10 tarefas por dia que te demorem 1 minuto, ou algumas um pouco mais (mas são sempre assim tarefas rápidas), vais "perder" algum tempo. Mas imagina se fores deixando essas tarefas de 1 minuto todas para o fim de semana, perdes muito mais tempo porque acumulaste muito mais coisas para fazer.
E além do mais, se me aparecer alguém de surpresa em casa não preciso de mentir e dizer que quem desarrumou tudo foi a Shizuka e o Nobita.

Miaus e Ronrons. Dona mais nova.


This post first appeared on Shizuka And Family, please read the originial post: here

Share the post

Regra do 1 minuto

×

Subscribe to Shizuka And Family

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×