Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Você realmente conhece o Transtorno Afetivo Bipolar?

Por vezes notamos que algumas pessoas (ou nós mesmos) amanhecem alegres e ao anoitecer encontram-se tristes, variando o humor ao longo do dia. Nestes casos, dizemos que “fulano (a)” é bipolar, pois se irrita com facilidade ou é exagerado (a) demais quando esta contente.
Porém, este contraste dos afetos não é suficiente para um diagnóstico, pois não somos imunes ao que ocorre ao longo do dia. Eis um caso em que o diagnóstico é realizado com critérios populares e pode estigmatizar o Sujeito.
No entanto, segundo o Código Internacional de Doenças (CID 10), o transtorno é “caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados”. A mania (“euforia”) e a depressão (diminuição da energia) estão presentes e são perturbadoras para o sujeito e/ou pessoas próximas.
Geralmente a tristeza profunda e a euforia exuberante oscilam entre uma elevadíssima autoestima e seu justo oposto: a baixa autoestima com culpas dilacerantes e menosprezo por si.
Atenção, não confundir depressão com luto ou tristeza “comum”, nem mania com momentos de celebração ou em uso de substancias psicoativas. Para diagnóstico e tratamento procure um profissional de saúde, além de contar com apoio de familiares e amigos.
Informação é parte do cuidado, compartilhe!

Alexandre Vieira Brito
Psicólogo clínico / Palestrante
CRP 16/2808
(27) 99943 1968




This post first appeared on Alexandre Brito, please read the originial post: here

Share the post

Você realmente conhece o Transtorno Afetivo Bipolar?

×

Subscribe to Alexandre Brito

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×