Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dicas para uma vida financeira mais feliz - Parte 1


Uma vida financeira feliz é almejada por muitos, mas essas mesmas pessoas se embolam quando tenta organizar a própria vida. Alguns passos  podem ajudar a alcançar esse objetivo das contas pagas e do dinheiro rendendo.

Em breve video no canal sobre organização financeira pessoal:
...
Clique no botão acima e se inscreva no canal para não perder nenhum vídeo.

1. Mantenha um registro de suas Despesas fixas


O primeiro passo para ter uma vida financeira feliz é você saber exatamente os gastos que se repetem todo os meses, as despesas fixas. As despesas fixas são aquelas que pagamos todos os meses, como por exemplo as contas de água, luz, telefone, internet, aluguel, etc. É importante colocar com essa tag as despesas que se prolongam no tempo, são previsíveis, como o IPTU e o IPVA, parcelas de financiamento ou empréstimo, pelo período que essas despesas durem.

Porque Fazer isso?



Informação. Você precisa sempre estar informado quando de sua renda, individual ou familiar, está comprometido todos os meses para poder planejar despesas futuras, investimentos, férias, poupança e etc. Se você é, assim como eu, um empreendedor, é importante controlar as despesas fixas de seu negócio para se organizar e ter seu lucro e para seu lazer ou investimento.

Como fazer isso?


Você pode usar varias formas, anotações em um caderno, uma planilha no Google Drive ou Excel, até no formato de .doc funciona, você de achar a melhor forma de se organizar nesse sentido, mas caso goste de planner, você pode fazer seu controle no meu Plano de Organização Financeiro, que você imprime e já tem todo o layout pronto para o uso.

2. Fuja dos financiamentos

Nesse tópico  é bom destacar uma palavra importante: PERIGO.

Os financiamentos podem dar um esperança para a realização do seu sonho (ou diminuição de um pesadelo no caso das dividas), mas eles representam um perigo. Deixe-me explicar. Para a pessoa física é ruim porque passa a ter uma divida a mais todo mês para pagar e isso compromete muito seu orçamento, e sempre tem o fantasma do imprevisto que pode aparecer e dificultar o pagamento, é preciso deixar de pagar apenas uma parcela para essa despesa virar uma bola de neve.

Para a pessoa jurídica, dono de um pequeno ou médio negócio, é um perigo uma vez que esses financiamentos representam um tempo longo de comprometimento e juros elevados. Sabendo os impostos e o tempo que leva para se estabelecer num empreendimento no Brasil, e sabendo que muito empreendimentos morrem nos seus três primeiros anos, ter uma despesa dessas pode ser fatal .

Sei que há situações que é impossível evitar, mas deixe o financiamento como ultima alternativa, e não sendo urgente, se planeje para conseguir o que deseja por um período de tempo em que você consiga pagar sem recorrer a esses métodos. Em todo caso, precisando de um, opte por prazos menores, menores taxas de juros  e pesquise as condições das instituições financeiras.


3. Dê preferência para compras à vista

Eu sei, todos falam isso, mas tem um motivo para todos falarem isso. Se você tem dinheiro para pagar algo agora, não parcele, mesmo que você fique "apertado" nesse mês, seu dinheiro não estará comprometido no mês seguinte. 

O que isso significa?


Economia simplesmente. Porque você evita de fazer despesas desnecessárias porque tem o poder do cartão de plastico que faz você gastar o que não tem. O cartão não deve fazer ficar ficar perdido no meio das dividas. 

Quer outro incentivo? Existem muitos estabelecimentos que, para estimular a compra a vista, concedem desconto em suas compras, economizando naquilo que quer comprar.





Não deixe de curtir a Pagina do Facebook para sempre receber novidades.


Conheça o Kit Financeiro e os planos financeiros Pessoais e organize sua vida.




This post first appeared on Raissa Medrado, please read the originial post: here

Share the post

Dicas para uma vida financeira mais feliz - Parte 1

×

Subscribe to Raissa Medrado

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×