Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Feliz Ano Novo Judaico de 5778

Na quarta-feira passada, dia 19 de Setembro de 2017, ao por-do-Sol em Jerusalém, por volta das 17:43 hs de Jerusalém, por volta de 11:43 da manhã em Brasília, o Povo de Israel iniciou as comemorações do Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico de 5778.
O mês de Tishrei é o sétimo no calendário judaico, isto pode parecer estranho, pois Rosh Hashaná(Cabeça do Ano, tradução literal), o Novo Ano, é no primeiro e segundo dia de Tishrei. A razão é que a Torá fez o mês de Nissan o primeiro do ano foi, segundo os rabinos, para enfatizar a importância histórica da libertação do Egito, que aconteceu no décimo quinto dia daquele mês. Ele assinalou o nascimento de nossa nação. De acordo com a tradição judaica, Adam (Adão) e Chava (Eva) foram criados no primeiro dia de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação, e é a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.
Rosh Hashaná (em hebraico ראש השנה , literalmente “cabeça do ano”) é o nome dado ao ano-novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico. A Torá refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Truá Levítico 23:24), pelo que os judeus caraítas seguem esta data mas não o consideram como princípio do ano. Há doze meses no calendário judaico bem como há doze Tribos em Israel.
Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representada. O mês de Tishrei é o mês da Tribo de Dan o que é bastante simbólico, pois quando Dan nasceu, sua mãe Lea teria dito: “Deus julgou-me e também atendeu à minha voz.” Dan e Din (Yom HaDin ou seja, o Dia do Julgamento) ambas as expressões são oriúndas da mesma raiz, simbolizando que Tishrei é a época do Julgamento Divino e do perdão.
Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê o Criador julga os homens.
A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de Tishrei conforme o costume pós-exílico para se garantir a comemoração no dia correto nas comunidades da Diáspora.
A celebração começa ao anoitecer na vespéra com o toque do shofar. É costume se comer certos alimentos representativos durante o Rosh Hashaná como maçãs com mel e açúcar para representar um ano doce.
Durante a tarde do primeiro dia se realiza o tashlikh, um costume de recitar-se certas preces e jogar pedras ou pedaços de pão na água como um símbolo da eliminação dos pecados.
Feliz Rosh Hashanah 5778


This post first appeared on Desabafo Brasil, please read the originial post: here

Share the post

Feliz Ano Novo Judaico de 5778

×

Subscribe to Desabafo Brasil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×