Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Roma, capital da História


Pouquíssimas cidades detêm o charme de Roma, isto é fato. A cidade é de fato eterna, como diz o apelido. Contrasta perfeitamente as ruínas com a arquitetura italiana, tão característica, sem deixar de ser moderna e urbana. Roma oferece aos viajantes o melhor do turismo, assim como o melhor da História.

Com isto em mente, vou construir aqui um panorama geral da cidade, apontando os passeios essenciais (ainda que não estejam sempre na lista de favoritos dos turistas) para conhecer e captar o espírito dessa bela cidade.
Praças

A capital italiana possui dezenas de praças interessantes. A maioria delas é considerada ponto turístico obrigatório e está sempre lotada, seja de locais ou de turistas. Gosto de pensar que é numa praça italiana que você pode ver como a vida acontece de fato no país.

Das principais praças da cidade, gostaria de recomendar as seguintes: Piazza di Trevi, Piazza Venezia, Piazza di Spagna, Piazza del Popolo e Piazza Navona. Estas são as principais, mas, acredito, que em cada canto de Roma exista uma praça lindíssima para ser descoberta e vivida.

Ps: A famosa Piazza San Pietro não fica inclusa aqui porque a visita a ela só é permitida com a compra do ingresso para o Vaticano, então foge da minha ideia de praças públicas.

– Piazza di Trevi: esta é a famosa praça onde está localizada a Fontana di Trevi, belíssima fonte de arquitetura barroca, a maior do estilo na Itália. Fica bem no centro da cidade.


Dica: vá em horários incomuns para pegar a fonte livre da multidão e conseguir boas fotos.

– Piazza Venezia: esta é gigantesca. A praça Veneza fica localizada na junção das grandes Via del Corso, Via del Plebiscito e Via Quattro Novembre. A principal atração desta é o Monumento a Vittorio Emanuele II. O monumento é colossal e chama a atenção de qualquer um, pois é feito todo em mármore branco. O contraste de cores com a rua é fenomenal. De lá de cima, é possível ter uma ótima visão da cidade. Além disso, o monumento fica grudado ‘de costas’ com o Monte Capitolino, seus museus e o complexo do Fórum Romano.


Dica: uma das melhores vistas do Coliseu é de cima do Monumento.

– Piazza di Spagna: esta, sem dúvidas, é a praça mais interessante das cinco. Trata-se de um amplo espaço sem asfalto, por onde até passam carros, mas bem poucos, totalmente dominado pelos pedestres. Passas-se, inclusive, a impressão de estar numa vila ou algo parecido. No centro deste complexo, há uma grande escadaria que leva até uma igreja denominada Trinità dei Monti.


Curiosidade: do lado direito da grande escadaria, está a casa em que viveu e morreu o poeta inglês John Keats.

– Piazza del Popolo: enorme, mas não tão urbana assim, a Praça do Povo da cidade de Roma está mais cercada por outros monumentos do que por lojas e sorveterias. Em volta dela, é possível ver as ‘igrejas gêmeas’, as fontes opostas, etc. Esta praça fica localizada, mais ou menos, na antiga fronteira de Roma, próxima ao portão Norte. É desta praça que a Via del Corso ‘nasce’, então é possível caminhar desta praça até a Venezia por uma única rua.

Uma das igrejas gêmeas estava sendo restaurada quando fui.

Curiosidade: seu nome se dá ao fato de ser ali onde acontecem as manifestações políticas e sociais da cidade, talvez por conta de ser um enorme espaço pedonal.

– Piazza Navona: com o formato dos antigos estádios romanos, a praça conta com diversas fontes lindas e construções históricas em sua volta, além, é claro, dos bares. O local é uma espécie de praça desde, aproximadamente, o século I d.C.


Dica: se estiver querendo comprar algum souvenir, nesta praça existe uma loja super cool, chamada Manufactus. Eles vendem todo tipo de produtos feitos à mão, em sua maioria de couro.
Museus

Como eu frisei bem no título, Roma é a capital da História. Por isso, a quantidade de museus é enorme. E o pior (ou melhor, dependendo do tempo que você tem na cidade): todos eles são super interessantes.

Minhas recomendações para conhecer um pouco mais da história da cidade são: Museus Vaticanos, Museu Nacional Romano, Museu Capitolino e a Galleria Borghese.

– Museus Vaticanos: a famosa visita ao Vaticano inclui os museus e a Basílica de São Pedro e a minha recomendação é que se separe algum tempo para gastar na visita aos museus. Ao longo do passeio, pode-se ver a Capela Sistina, as Salas de Rafael, a galeria dos mapas, e muita, mas muuuuuita, arte romana! Vale muito a pena. É impressionante.

A parede mais famosa das Salas de Rafael. É muito difícil conseguir uma foto boa por conta do tamanho gigantesco e da quantidade de pessoas.

Dica: compre o ingresso antecipado!!!! Caso contrário, você pode pegar filas de até 4 horas para entrar no complexo!

– Museu Nacional Romano: a localização deste museu já ganha o turista, na minha opinião. Ele fica localizado nas antigas Termas de Diocleciano, então a visita por elas é parte do passeio. Para além da visita à uma ruína, porém, o museu oferece pinturas, esculturas, joalheria, tumbas e, até mesmo, quartos romanos com pintura original praticamente intacta! É impressionante!

– Museu Capitolino: este é o meu favorito. Localizado no Monte Capitolino, próximo ao Fórum Romano e ao Monumento a Vittorio Emmanuele II, o museu abriga nada mais, nada menos do que a famosíssima Loba Capitolina, uma escultura sobre a lenda da fundação de Roma. O acervo do museu é gigantesco e repleto de pérolas da arte romana. Conhecer a arte italiana, eu diria, é (de maneira bem resumida, claro) visitar este museu e a Galleria Degli Uffizi, em Florença.


– Galleria Borghese: esta galeria é como que uma ode à beleza. Situado em uma antiga mansão, a galeria possui um acervo inacreditável. Para além do acervo, porém, está a própria construção, de arquitetura e decoração tão ricas; a combinação dos dois faz desta galeria um local de culto para os amantes da arte. Há esculturas e pinturas de grandes mestres italianos da Renascença que vão fazer seu queixo cair. Curiosidade: parte do acervo já esteve exposto no Louvre devido ao fato de que Napoleão Bonaparte comprou boa parte das obras quando invadiu a Itália.
Locais históricos e ruínas

Falar desta categoria é bem difícil, afinal, as ruínas e locais históricos estão espalhados por toda a cidade, compondo sua arquitetura única. No entanto, alguns são mais famosos que outros.

Minhas recomendações incluem os seguintes locais: Coliseu, Fórum Romano, Circo Massimo, Fórum e Mercado de Trajano e Pantheon.

– Coliseu: não há como visitar Roma sem ir ao Coliseu. No entanto, algumas pessoas acreditam que a visita pelo lado de fora basta…não cometa o mesmo erro, visite-o por dentro!!! O anfiteatro é muitíssimo mais bonito e impressionante no interior também. A visita possui muita explicação histórica interessante e vistas maravilhosas.


Dica: compre seu ingresso antecipadamente para evitar filas monstruosas! Ps: o ingresso é unificado com o Fórum Romano e o Palatino.

– Fórum Romano: acredito que eu nunca tenha visitado algum lugar tão bonito quanto este. O chamado ‘Foro Romano‘ é um complexo de construções em ruínas da Roma Antiga que formam uma espécie de sítio arqueológico (um pouco como Pompeia), localizado no meio da cidade de Roma. Este complexo é bem próximo do Coliseu e possui uma infinidade de plaquinhas informativas para ler. Tudo isso junto forma um cenário inacreditável, quase como uma volta ao passado.


Dica: vá com roupas e sapato confortáveis. O chão é irregular e existe realmente muitas coisas para visitar, então espere andar bastante. Se for no verão, não esqueça o protetor solar, pois a área é aberta.

– Circo Massimo: como o nome bem indica, este é o local de uma antiga arena romana, utilizada para jogos e entretenimento dos reis. A visita é de graça, pois funciona como parque público.


– Fórum e Mercado de Trajano: este é um complexo tal qual o chamado Fórum Romano. Foi construído sob o governo de Trajano e é o último Fórum romano a ser levantado. O complexo inclui os mercados. Sua escavação é muito abaixo do nível atual da rua.


– Pantheon: localizado mais próximo ao centro, o Pantheon é uma das construções romanas antigas melhor preservadas de todas. Atualmente, o prédio tem sido utilizado como uma igreja. A entrada é grátis.


Dica: procure ir num horário incomum devido à quantidade de pessoas. Caso contrário, em horário de pico, será praticamente impossível tirar uma foto de ambos os lados de fora e de dentro.

Além das coisas aqui listadas, a cidade é um verdadeiro charme para passeios noturnos, jantares, degustações e até mesmo para compras (vide a Via Veneto). Uma coisa que sempre me interessa muito quando faço roteiros é procurar os bairros diferentes de cada cidade, bôemios, etc. No caso de Roma, gostaria de recomendar uma visita ao bairro Trastevere.

O meu roteiro em Roma dia por dia está melhor especificado no post sobre minha roadtrip de 11 dias na Itália.

(Via Mandy Affonso, do Perambularte)

VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email [email protected]


This post first appeared on COMUNICA TUDO, please read the originial post: here

Share the post

Roma, capital da História

×

Subscribe to Comunica Tudo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×