Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

California alcançará metas de energia renovável 10 anos mais cedo

A Comissão de Energia da Califórnia (EUA) publicou em seu relatório anual que o estado está preparado para contar com 50% de toda a sua eletricidade vinda de fontes renováveis a partir de 2020. Isso corresponde a antecipação de uma década do prazo que havia estipulado para que todas as adaptações fossem feitas.

Relatórios como estes foram utilizados para promover a produção de energia limpa em todo os EUA e no resto do mundo desde a década de 1970. No entanto, não foi até 2002 que a Califórnia codificou a prática .

Mas, apesar de estar em vigor por apenas 15 anos, o relatório obrigatório da Califórnia tornou-se uma ferramenta potente na luta contra as emissões de gases de efeito estufa em todo o estado.

A Califórnia é o estado americano mais comprometido com as metas sustentáveis e conta com o trabalho de três empresas terceirizadas para alcançar os objetivos. As referidas empresas são a Pacific Gas & Electric, Southern California Edison and San Diego Gas & Electric.

O movimento para a promoção de energia limpa é uma iniciativa presente desde 1970. No entanto, até 2002 a própria Califórnia não havia mobilizado esforços para tirar as resoluções do papel.

Energias renováveis x crescimento econômico

Apesar das críticas de que mudar para as energias renováveis ​​bloquearia o crescimento econômico e aumentaria as contas elétricas de clientes em todo o estado, na verdade foi exatamente o contrário.  Nos últimos sete anos, a Califórnia viu um boom de construção maciça nos setores de energia solar e eólica.

O preço da energia solar caiu para menos de US $ 30 em 2016 de cerca de US $ 136 por megawatt-hora em 2008, enquanto os preços da energia eólica caíram para US $ 51 em 2015 de US $ 97 por megawatt-hora em 2007, de acordo com o relatório. No mesmo período, o estado viu que as emissões de gases de efeito estufa provenientes da geração de eletricidade diminuíram quase todos os anos.

Após 15 anos de empenho, o estado já se apresenta como uma referência política em termos de luta contra emissões de gases que provocam o efeito estufa.

Há muito ainda por ser feito. Durante o evento no qual o relatório foi publicado, o próprio Governador da Califórnia, Jerry Brown, mencionou a dependência que a sociedade ainda possui em relação ao petróleo.

O estado ainda é o terceiro maior produtor americano de petróleo, atrás do Texas e de Dacota do Norte. “O que tem sido a fonte da nossa prosperidade se tornou a fonte da nossa destruição”, afirmou.

Desde 2002, o governador Brown e seu antecessor republicano, Arnold Schwarzenegger, buscaram continuamente empurrar os padrões de energia limpa para a frente. ”Isso mostra a importância dos objetivos ousados”, declarou Brown.

“Quando você coloca uma maneira de marcar lá fora e diz: ”Nós vamos conseguir isso, vamos escrever isso como uma questão de política e depois fazê-lo “, você pode conseguir uma quantidade enorme”. E agora que a Califórnia está no ritmo de atingir 50 por cento renovável até 2020, o estado em breve poderia estabelecer um objetivo ainda mais elevado: 80 por cento até 2050, de acordo com Brown.

“Quando você está certo, é um ciclo virtuoso onde a política melhora a tecnologia e isso nos permite avançar por uma maior ambição sem aumentar os preços e continuar a reduzir as consequências não desejadas”, disse Brown.

Claro, estabelecer metas e realmente alcançá-las são duas coisas muito diferentes. Na verdade, o caminho para 80% de renováveis ​​representará seus próprios desafios únicos. Os efeitos de retornos decrescentes logo entrarão em jogo, explicou Brown.

“Uma vez que chegarmos a cerca de 50%, vamos começar a enfrentar novos desafios – o segundo 50% será mais complicado que os primeiros 50%”.  Se devemos produzir energia renovável continuamente em momentos em que já exista uma geração em excesso, o valor dessa energia diminuirá, observa Brown.

Embora uma mudança de matriz energética possa provocar alguma apreensão, a Califórnia testemunha um avanço positivo nesse sentido. Em 2016, o preço da energia solar é $ 30 por megawatt-hora, uma diferença enorme em comparação com $ 136 que se praticava em 2008. Na mesma linha, a energia eólica em 2015 já era $ 51, deixando para trás valores como $ 97 que se via em 2007.

O empenho da Califórnia segue na contramão de iniciativas propostas pela gestão de Trump, que chegou a reativar minas de carvão e apostar no mineral como fonte de energia. Por isso, o estado funciona como modelo de administração de recursos para os seus vizinhos.

O Havaí, por exemplo, aprovou uma legislação que prevê até 2045 utilização integral de sua energia vinda de fontes renováveis. De modo similar, o estado Vermont pretende atingir 75% de energia verde até 2032.

Fonte: Engadget

Ambiente Energia



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

California alcançará metas de energia renovável 10 anos mais cedo

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×