Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Levantamento do Dieese indica que inflação baixa ajudou a aumentar os reajustes salariais


Notas e moedas de real  – Pixabay

RIO – Levantamento do Dieese mostra que as negociações salariais voltaram a ficar positivas no primeiro Semestre deste ano, após três semestres seguidos de perdas nos ganhos dos trabalhadores. A variação real média dos reajustes de janeiro a julho de 2017 foi de 0,32%. Cerca de 60% das negociações salariais conquistaram aumento real.

O principal fator nesse movimento ainda é a inflação baixa, que ajudou nas negociações:

— O que chama a atenção é a interrupção da trajetória que começou em 2015 e se aprofundou em 2016. A retomada se deve à queda da inflação anual, que chegou a bater 11% em 2016 e agora está em 1,71%. O segundo fator é que os indicadores apontam que já chegamos ao fundo do poço. É um cenário menos ruim para as negociações do que se viu em 2016 — explicou José Silvestre, coordenador de Relações Sindicais do Dieese.

No primeiro semestre, apenas 10% tiveram perdas. Esse resultado de 60% de convenções com ganhos reais foi a média do semestre. Ao se comparar mês a mês, a situação é mais positiva nas negociações recentes: em janeiro, foram 42% acima da inflação; em junho, esse percentual subiu para 80% e não houve acordos com perda salarial, segundo Silvestre:

— Os ganhos reais também estão aumentando. Na média, ficou em 0,32%, mas, em setembro, mês em que temos alguns dados preliminares, a alta real já alcançou 0,73%.

Historicamente, afirma Silvestre, os acordos ficam mais vantajosos para os trabalhadores no segundo semestre:

— Há categorias que têm mais tradição de negociação, como metalúrgicos, bancários e petroleiros, e que servem de referência. E a produção também cresce mais no segundo semestre.

Pior momento em 2016

Janeiro de 2016 foi o Pior Momento dessas negociações desde 2012. A estatística foi inversa: mais de 50% dos acordos trabalhistas tiveram perdas salariais. O melhor momento ficou em dezembro de 2013. Praticamente todos os acordos fixaram aumentos reais para os trabalhadores.

Entre os setores, a maior parcela de convenções com ganho real foi nos serviços: 68%.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM

Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.
Email inválido. {{mensagemErro}}

OGlobo



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Levantamento do Dieese indica que inflação baixa ajudou a aumentar os reajustes salariais

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×