Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ministro afirma que remessas de fábrica da JBS, no Paraná, não serão aceitas por chineses

Tags: carne foto brasil

Blairo Maggi, ministro da Agricultura – Jorge William / Agência O Globo

BRASÍLIA — O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse ao GLOBO que a China voltará a receber Carne brasileira, mas ainda se recusa a aceitar as remessas da fábrica da JBS em Lapa, no Paraná. Os chineses também não importarão nada do que foi vistoriado pelos sete fiscais do órgão que estão sob investigação da Polícia Federal. A retomada dos procedimentos de importação da carne brasileira pela China foi anunciada mais cedo pelo GLOBO.

Veja também

— A China, extraoficialmente, já nos informou que vai reabrir os mercados a partir de segunda-feira. Quer dizer que volta a desembaraçar os contêineres que estão na China e aceitará os que estão em mar indo para lá também — frisou o ministro, que acrescentou:

— A restrição fica com o SIF 530, que eles não querem aceitar e também outras partidas de mercadorias que foram assinadas pelos técnicos que estão sob investigação, os sete fiscais.

Há quase uma semana, Pequim decidiu reter todos os carregamentos de carnes do Brasil que desembarcavam nos portos chineses até segunda ordem. Mas, em momento algum, chegou-se a decretar formalmente a suspensão das importações, como fizeram outros países, e a região administrativa especial de Hong Kong.

CONFIRA: A lista dos frigoríficos investigados

Em nota, o Ministério da Agricultura confirmou a reabertura do mercado chinês à carne brasileira.

Blairo Maggi disse, no entanto, que esperava apenas o comunicado oficial do governo chinês. Uma entrevista coletiva foi marcada para às 11h30m, em Cuiabá.

— Estamos esperando durante o dia um comunicado oficial e daí faremos um comunicado oficial.


  • Repercussão da Operação Carne Fraca em supermercados Foto: Arquivo

    Quase 20 países e UE

    Ao todo, 17 países e a União Europeia tomaram medidas de suspensão da carne brasileira após a operação Carne Fraca. Há exemplos de todos os continentes, como China, Chile, México e Argélia.


  • Li Keqiang, premier da China Foto: Qilai Shen / Bloomberg

    China

    O país suspendeu temporariamente a importação de carne brasileiras, sem prazo para a validade da medida. A porta-voz do governo disse que a decisão foi a de “adotar algumas ações preventivas” para proteger o consumidor. O governo brasileiro foi comunicado oficialmente que o país não desembarcará carnes importadas até receber informações da Operação.


  • Pacotes de carne brasileira em supermercado de Hong Kong. Anthony Wallace/AFP

    Hong Kong

    A cidade-Estado ligada à China anunciou a suspensão de importações de carnes brasileiras. O Centro para Segurança Alimentar (CFS) do Departamento de Saúde Alimentar e Ambiental disse que tomou a medida “tendo em vista o fato de a qualidade carne exportada pelo Brasil está sendo questionada”. A medida tem efeito imediato, segundo o comunicado.


  • Bandeiras da União Europeia em Bruxelas Foto: Jasper Juinen / Bloomberg

    União Europeia

    O governo brasileiro suspendeu a licença de exportação dos 21 frigoríficos investigados. A UE comunicou que suspenderá as importações de três frigoríficos de frango/suíno e de um de carne bovina, mas não de todos os produtos brasileiros. Um porta-voz da UE disse que a entrada de carne brasileira não foi suspensa, mas vigilância nos portos dobrará.


  • Linha de produção da fábrica da processamento de aves (frangos e derivados) da JBS em Lapa, no Paraná, onde há a suspeita de irregularidades na certificação sanitária internacional por parte de auditores fiscais do ministério. Foto: ANDRE COELHO / Agência O Globo

    México

    O país decidiu supender de forma preventiva as importações de frango brasileiro, o único produto pecuário que compra do país. Normalmente, os mexicanos compram do Brasil produtos como carne de frango refrigerada, congelada e desidratada de frango e de peru, ovo fértil e aves domésticas


  • Seção de carnes em supermercado no Rio Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo

    Chile

    O país decidiu encerrar temporariamente as importações de carne do Brasil, segundo Ministério da Agricultura. No Twitter, o titular da pasta chileno, Carlos Furchem fez o anúncio. O correspondente brasileiro, Blairo Maggi, disse que, caso o Chile opte por um embargo geral, o Brasil poderá suspender importação de produtos chilenos.


  • Bandeira do Japão Foto: Tomohiro Ohsumi / Bloomberg

    Japão

    O país, terceiro maior mercado para os frangos brasileiros, suspendeu de forma temporária as importações de frango dos 21 frigoríficos investigados. Os japoneses solicitaram mais informações técnicas ao governo e aguardavam os novos dados para se posicionar.


  • Bandeiras dos cinco países que compõem os Brics: África do Sul, China, Rússia, Brasil e Índia Foto: Anupam Nath / AP

    África do Sul

    Um dos integrantes do chamado Brics, a África do Sul bloqueou importações de seis frigoríficos exportadores investigados pela PF.


  • Repercussão da operação “Carne Fraca”. Foto: Foto: Bobby Fabisak/JC / Agência O Globo

    Arábia Saudita

    O país acompanha de perto os desdobramentos das investigações da Operação Carne Fraca. As autoridades sanitárias suspenderam temporariamente as compras da carne brasileira e pediram informações à Embaixada do Brasil para discutir a questão dos certificados sanitários. O Brasil responde por 87% das importações da Arábia Saudita de carne.


  • Linha de produção da fábrica da processamento de aves (frangos e derivados) da JBS em Lapa, no Paraná, onde há a suspeita de irregularidades na certificação sanitária internacional por parte de auditores fiscais do ministério. Foto: ANDRE COELHO / Agência O Globo

    Suíça

    O país suspendeu as importações de quatro unidades processadoras de carne do Brasil como parte de uma ampla medida de segurança no continente europeu, disseram autoridades suíças. ‘Três destas unidades exportaram produtos de carne para a Suíça no passado’, segundo o órgão federal de segurança alimentar e veterinária.


  • Movimentação em açougue em São Paulo Foto: Cris Faga/Fox Press

    Jamaica

    Além da suspensão das importações, o país determinou um recall de produtos brasileiros que circulam no mercado interno.


  • Açougue em São Paulo Foto: Parceiro / Agência O Globo

    Trinidad e Tobago

    O país suspendeu as importações de carne procesada do Brasil. Também determinou um recall de carnes brasileiras internamente.


  • Consumidor observa carnes em supermercado Foto: Analice Paron

    Bahamas

    A Embaixada Brasileira em Nassau informou que o país também optou pela suspensão temporária de importação de produtos cárneos brasileiros.


  • Equipe da Vigilância Sanitária percorre supermercados no Rio após operação “Carne Fraca” Foto: Marcela Sorosini

    Argélia

    O país suspendeu temporariamente a compra dos chamados produtos cárneos, os embutidos.


  • Doha, no Qatar é um dos destinos Foto: Bonnie Jo Mount/Washington Post

    Qatar

    A Embaixada do Brasil em Doha informou que o país, assim como a China, interrompeu o desembaraço de embutidos (produtos cárneos) brasileiros até a validação de testes por amostragem.


  • O ministro da Agricultura Blairo Maggi visita fábrica da JBS em Lapa, no Paraná Foto: André Coelho

    Panamá

    Segundo a JBS, o país suspendeu temporariamente as importações de carne processada do Brasil.


  • Seção de carnes em mercado no Rio Foto: Analice Paron / Agência O Globo

    Egito

    O terceiro maior importador de carne bovina do Brasil e um dos principais consumidores de frangos do país suspendeu temporariamente a compra de frango e outras carnes brasileiras dos 21 frigoríficos envolvidos nas investigações, segundo a Embaixada do Brasil no Cairo.


  • Torre do Parlamento em Ottawa, Ontario, no Canadá Foto: CHRIS WATTIE / REUTERS

    Canadá

    O Canadá suspendeu temporariamente as compras de dois dos 21 frigoríficos envolvidos nas investigações da Operação Carne Fraca.


  • Linha de produção da fábrica da processamento de aves (frangos e derivados) da JBS em Lapa, no Paraná Foto: ANDRE COELHO / Agência O Globo

    São Vicente de Granadina

    O arquipelago de São Vicente de Granadina decretou a suspensão temporária dos chamados produtos cárneos (embutidos) com recall de produtos no mercado interno.


  • O presidente argentino Mauricio Macri Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFP

    Argentina

    Embora não conste da lista oficial, o governo argentino determinou o aumento dos controles habituais dos produtos provenientes do Brasil. O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) comunicou que “segue atentamente o desenvolvimento das investigações” e considerou prudente a decisão de excluir os frigoríficos envolvidos.

  • À espera de explicações

    Os seguintes países solicitaram formalmente informações ao governo brasileiro sobre a Operação Carne Fraca e aguardam resposta: Palestina, Uruguai, Rússia, Angola, Líbano, Kuwait, Jordânia, Líbia, Países Baixos, Iraque, Bolívia, Itália, Bélgica, Portugal, Peru, Vietnã, Emirados Árabes, Omã, Israel, Barbados, Polônia e Irlanda.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM

Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.
Email inválido. {{mensagemErro}}

OGlobo



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Ministro afirma que remessas de fábrica da JBS, no Paraná, não serão aceitas por chineses

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×