Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

2 – O que são as correntes faradaica e capacitiva?


2 – O que são as correntes faradaica e capacitiva?

Download PDF 

Corrente faradaica vs. Corrente capacitiva
Corrente faradaica é aquela associada a reações químicas na superfície do eletrodo em que há transferência de carga, seja resultante destas ou provocando-as. Isto é, há um fluxo de corrente ocasionado pela presença de espécies doadoras/receptoras de elétrons na superfície do eletrodo. É a corrente que flui na célula eletroquímica. Por isso uma relação útil é sintetizada na Primeira Lei da Eletrólise (ou Lei de Faraday) diz que "A massa da substância eletrolisada em qualquer dos elementos é diretamente proporcional à quantidade de carga elétrica que atravessa a solução."
Corrente capacitiva é também chamada de corrente não-faradaica ou corrente da Dupla Camada. Associada a carga/descarga da capacitância da dupla camada, ou em outras palavras, a região se comporta como um capacitor. É o que causa o acúmulo ou remoção de cargas no eletrodo e no eletrólito, sem estar associada a qualquer reação química com transferência de cargas.
Os processos faradaicos são os que mais interessam experimentalmente, porém é importante também entender e quantificar as contribuições dos processos não-faradaicos.

Referências

Basic Concepts in Electrochemistry, Aula Disponivel On-line (Autor não referenciado) http://www.engr.uconn.edu/~jmfent/CHEG320_electrochemistry%20lectures.pdf

Eletrodos e Potenciometria Aula disponivel On-line (Autor não referenciado) http://web.mnstate.edu/marasing/CHEM480/Handouts/Chapters/Electrodes%20and%20Potetiometry.pdf





This post first appeared on Complexo Ativado, please read the originial post: here

Share the post

2 – O que são as correntes faradaica e capacitiva?

×

Subscribe to Complexo Ativado

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×