Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Agricultura Significa Trabalho Duro, mas pode ser Frustrante

A Agricultura significa trabalho duro e, embora muitas vezes seja gratificante, também pode ser frustrante

A Agricultura pode ser frustrante se não for bem planejada. Essa é a história de um amigo que tinha dinheiro e terra, mas não tem tinha experiência no planejamento de uma operação agrícola. Este artigo faz parte do Blog Momento Agro do Brasil.

Meu Compadre

Certo dia, meu compadre leu um belo artigo sobre a rentabilidade de árvores frutíferas no campo. Fascinado, imediatamente comprou 300 Mudas de laranjeiras que ele levou para sua fazenda. Ele tinha dois funcionários que ficaram encarregados de plantar as mudas. O problema era que os trabalhadores eram inexperientes no plantio de árvores. Eles estavam acostumados a cuidar de tilápias e galinhas, mas não tinham experiência com a agricultura.

Mudas de Árvores Frutíferas

Os agricultores responsáveis pelo trabalho demoraram muito tempo para cavar os buracos e efetuar o plantio. Enquanto plantavam lentamente, eles não se preocuparam em regar as mudas diariamente. Como resultado, quase metade das plantas murcharam e morreram.

Naturalmente, meu amigo que visitava a fazenda apenas nos fins de semana ficou frustrado. Ele investiu um bom dinheiro pelas mudas.

A lição? Ele deveria ter certeza que tinha as pessoas certas para cuidar do plantio na sua agricultura. Ele poderia ter comprado apenas 20 ou 30 mudas que seus homens cuidariam inicialmente. Mais tarde, ele poderia ter comprado mais mudas, mas somente depois de ver o resultado de seu plantio inicial.

Outra experiência frustrante desse amigo foi quando um dos funcionários da fazenda decidiu pedir demissão sem aviso prévio. Não havia outro trabalhador habilitado para assumir as tarefas na fazenda, que demandava cuidados intensivos. Naturalmente, a falta de manutenção debilitou a plantação agrícola em uma área muito promissora. Tão debilitada quanto a plantação ficou o próprio dono da fazenda com essa situação.

Minha Vizinha

Uma antiga vizinha dos tempos de infância tem uma grande fazenda familiar interior do Paraná. Ela estava comprando  mudas de manga enxertadas e outras árvores frutíferas para iniciar uma nova cultura agrícola. Da última vez que a vi, perguntei a a ela sobre a agricultura da sua fazenda. Ela balançou a cabeça e disse que as coisas não estavam saindo como esperado. Muitas das mudas plantadas morreram porque ela não havia isolado a área de plantio. Ela lamentou e disse que muitas das árvores jovens foram comidas pelas vacas.

Gado comendo Mudas

De qualquer forma, minha vizinha aprendeu a lição. Não se deve plantar além do que se pode cuidar bem. Ainda que se plantassem apenas algumas árvores – mas que fossem bem cuidadas, seria muito mais vantajoso do que plantar centenas de mudas que não receberam o devido cuidado, conforme ela relatou.

Semana passada, um fazendeiro reclamou sobre a situação agrária do Brasil. Ele tem uma fazenda no Mato Grosso. Segundo ele, a agricultura não é uma atividade rentável e satisfatória como é senso comum entre as pessoas.

O problema era que ele tinha lavradores muito preguiçosos. Em vez de cuidar de suas plantações, fertilizá-las, regá-las e colhê-las, seus funcionários passavam a maior parte do tempo discutindo política no bar da esquina.

De fato é frustrante e improdutivo se você não tem colaboradores confiáveis.

O Cunhado

Outra situação curiosa: um investidor relatou que sua maior frustração no agronegócio envolveu seu cunhado. Ele se mudou com sua esposa – que ocupava uma alta posição em um banco e foi transferida para a capital do estado, e ele a acompanhou. Esse investidor trabalhava com frango de corte na região de Bauru – SP, e pediu para seu cunhado assumir a próspera operação para poder acompanhar sua mulher.

Frango de Corte

O cunhado, que tinha experiência no negócio, possuia todos os predicados para tocar a operação e prosperar o negócio. Contudo havia um problema: o infeliz sujeito tinha seus próprios interesses escusos. Ele incluiu no integrador uma parcela de aves próprias que consumiam a ração e o rateio de despesas custeadas pelo marido de sua irmã, o tal investidor. Naturalmente, as falinhas legítimas não atingiram o peso certo, portanto a margem era muito pequena.

A lição, segundo este investidor, é que no agronegócio é difícil confiar até mesmo na família.

No fundo, a máxima que a boiada cresce no olho do dono nunca foi mais apropriada. O agronegócio é o maior expoente de geração de renda no Brasil, mas se não for dada a atenção necessária, pode ser realmente frustrante.

O post A Agricultura Significa Trabalho Duro, mas pode ser Frustrante apareceu primeiro em momentoagrodobrasil.



This post first appeared on Blog Momento Agro Do Brasil, please read the originial post: here

Share the post

A Agricultura Significa Trabalho Duro, mas pode ser Frustrante

×

Subscribe to Blog Momento Agro Do Brasil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×