Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 Coisas que você nunca ouviu falar sobre Cercas

O que são as cercas?

Cercas são usadas no dia a dia, proporcionando uma barreira de segurança para proteger propriedades e residências, ou mesmo demarcar os limites de uma propriedade.

Mas você sabia que a história das Cercas é tão antiga quanto o homem pré-histórico?

O uso de cercas em nosso cotidiano surgiu alguns séculos atrás, sendo um elemento chave para a evolução de nossa civilização.

5 fatos históricos que você nunca soube sobre cercamentos:

Cercamento tipo fosso ou vala

A principal alternativa a uma cerca é criar seu próprio fosso ou vala. Antes das cercas se tornarem populares nas sociedades a alternativa mais comum era cavar o solo e fazer um fosso ou uma vala ao redor da casa. Felizmente esse costume acabou!

Cercas foram vitais para definir a propriedade privada. Cercamentos foram um dos maiores passos dados para reivindicar a terra como propriedade privada. Antes disso, as disputas por terra eram muito mais complicadas, sendo definidas pela palavra e não por marcação física.

Os Cercamentos contribuíram muito para uma aceitação geral sobre as posses individuais.

Quer saber como escolher o melhor tipo de cercamento para sua Casa? Clique aqui!

Cerca para defesa

Atualmente, cercas são comumente usadas para delimitar a propriedade privada e também para criar uma barreira de proteção ao redor da mesma.

Séculos atrás, as cercas foram inicialmente usadas para esse mesmo fim: proteger aldeias do ataque de outros povos, dificultando o acesso ao inimigo e servindo como vantagem competitiva aos defensores do perímetro.

Tudo começou com a agricultura

Cercamentos são construídos para vários usos comerciais e residenciais, mas originalmente surgiram no meio rural para proteger a propriedade e conter os animais. Quando a agricultura evoluiu e se tornou dominante, cercas foram usadas para delimitar as plantações.

Sendo assim, antes da introdução das cercas, os animais do campo se moviam livremente, o que era perigoso, inconveniente e causava muitos prejuízos. A popularidade dos cercamentos se deve muito pela forma como foi utilizado para conter animais e proteger as lavouras.

A cerca viva também foi muito utilizada ao longo da história, pois algumas espécies de arbustos e árvores, quando atingem uma certa idade, fecham completamente o acesso de animais ou intrusos em uma propriedade.

O maior cercamento de todos!

A maioria das pessoas está familiarizada com a maior cerca do mundo: “A Grande Muralha da China”. A construção da muralha começou no século VII AC e atingiu o comprimento total de 8.850km.

Apesar de tão extensa, surpreendentemente ela é apenas poucas vezes mais alta que uma cerca residencial comum de hoje em dia. Atribui-se sua construção a necessidade de proteção contra invasores externos. Mas sabe-se que também serviu como forma de encontrar emprego para milhares de soldados que ficaram sem trabalho após a formação do império e fim das guerras entre estados.

Tipos de cercamentos já utilizados ao longo da história:

  1.  Fossas ou valas
  2.  Cercas de pedras
  3.  Cercas vivas
  4.  Cercas de madeira ou trocos
  5.  Cercas de barras de metal (grades)
  6.  Cercas de arame liso ou farpado
  7.  Cercas de “telas de alambrado”

Quando iniciou a utilização de arames e telas para os cercamentos?

Durante milhares de anos a civilização teve de usar uma enorme quantidade de materia prima para o cercamento de uma pequena porção de terra. Imagine o quanto de energia e material se gastava em uma cerca de pedra ou de madeira em uma área de 10 hectares?

São 1000 x 1000 x 1000 x1000 m ! 4 km lineares empilhando pedras ou cortando e entrelaçando madeiras.

Foi então somente no século 19, mais precisamente entre 1844 e 1845 que as primeiras máquinas de fabricação de Telas torcidas (chain link fence) foram inventadas.

A empresa Barnard, Bishop & Barnard na cidade Inglesa de Norwich, deu início a fabricação de telas de arame torcidas, iniciando assim uma nova era nos cercamentos de propriedade.

Os custos de um cercamento caíram drasticamente, devido a menor quantidade de matéria prima necessária e também pela agilidade e praticidade dos novos sistemas de cercamento com arames e telas.

Modelos de cercas com telas e arames:

Hoje o mercado mundial já possuí diversos modelos de arames e telas voltados ao cercamento de propriedades, variando expessuras, malhas, material utilizado etc…

No Brasil os modelos mais variados você pode encontrar em nossa loja virtual ou em lojas especializadas

  • Telas Soldadas
  • Telas Simples Torção (aquela mesma produzida em 1844 na inglaterra e atualmente a mais utilizada no mundo)
  • Telas Hexagonais
  • Telas Revestidas em PVC
  • Arames Farpados
  • Arames de Aço Ovalado

Texto traduzido e adaptado do original: www.harrowfencing.com/news/5-things- you-never- knew-about- fences/

O post 5 Coisas que você Nunca Ouviu Falar sobre Cercas apareceu primeiro em Casa das Cercas.



This post first appeared on Casa Das Cercas, please read the originial post: here

Share the post

5 Coisas que você nunca ouviu falar sobre Cercas

×

Subscribe to Casa Das Cercas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×