Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Horta urbana: Saiba como ter uma!

Vivemos um período em que o corre-corre diário acaba retirando de nossas vidas hábitos saudáveis que muitos de nossos parentes cultivavam no passado. A cidade grande não deixa muito espaço para esses devaneios. Contudo, é possível reviver esses momentos, trazer bem-estar e cuidar da saúde – tudo ali, no aconchego do seu lar.

É possível que você nunca tenha se dado conta de que aquele pequeno espaço que tem em casa, quem sabe numa varanda ou área de serviços, possa produzir tamanha satisfação.


Mix de hortaliças [Imagem própria]


As hortas urbanassão uma tendência cada vez mais viável nos tempos atuais. Temos sido soterrados com informações sobre alimentos inadequados, cheios de venenos agrícolas, e não nos damos conta de que é possível ter prazer no cultivo de hortaliças, livres de venenos, cheias de exuberância, que até trazem um ar de saúde abundante à nossa casa. E isso mesmo vivendo em uma cidade grande.  

E o que é necessário para começar essa atividade? Quase nada!

Pense naquela gaveta de armário velha, ou caixa de madeira relegada em algum lugar de sua área de serviços. Tudo isso e qualquer coisa que possa servir como local de plantio serve bem a esse intento: caixas de leite vazias, garrafas pet cortadas pela metade. Enfim, uma infinidade de possibilidades.

Depois, precisa saber onde pode deixar esses recipientes de forma que as plantas possam pegar a quantidade de luz solar necessária para o crescimento. O local escolhido pode ser perto de uma janela, ou o canto de uma varanda.

As lojas de plantas costumam vender terra adubada por preços muito baixos. Compre a quantidade necessária para encher os vasos e reserve uma quantidade para a eventualidade de ter que recolocar mais terra nos vasos.

Vasos específicos para plantio [Imagem do autor]


Aqui um parêntese: é possível obter vasos específicos que podem ficar pendurados em grades de varandas, como os demonstrados na foto que ilustra essa matéria.

Onde comprar as mudas?

Muitos bairros costumam ter feiras de alimentos orgânicos. Geralmente os produtores comercializam pequenas mudas de hortaliças livres de agrotóxicos. Os preços costumam ser irrisórios. Compre algumas mudas para você ir se adaptando com o plantio e vá aumentando sua “plantação” à medida que se sentir mais confiante e tiver espaço para isso.

O que plantar?

Essa questão é importantíssima. Vou partir de minha experiência pessoal e indicar algumas boas opções para você plantar em casa.

Tomates cereja, alface, capuchinha [Imagem do autor]


. Tomates: escolha aqueles pequenininhos, os chamados tomates cereja. Depois que as mudas crescem, costumam florescer e frutificar com extrema rapidez. É reconfortante a visão dos pequenos frutos se desenvolvendo.

. Alface: existem diversas espécies disponíveis nessas feiras de orgânicos (lisas, crespas, roxas). Seu cultivo é extremamente fácil e os resultados são impressionantes. Rapidamente você estará colocando em sua mesa folhas saudáveis em abundância, pois produzem muito. Apenas um senão: após algum tempo, as folhas começam a diminuir de tamanho. É a indicação de que a planta está para florir. As folhas passam a ter um sabor amargo nesse período. Mas é uma boa ideia deixar a florescência terminar, pois assim você terá novas sementes para fazer o replantio.

. Couve: prefira a couve-manteiga, de menor tamanho, cresce rapidamente, dando pequenas e deliciosas folhas.

. Beterraba: são de fácil cultivo e de manejo simples, adoram o ambiente externo.

. Salsa: sempre presente nas nossas cozinhas, tem um crescimento descomplicado e rápido, proporcionando uma grande produção por muda.

. Cebolinha: adora abundância de sol; prefira a mais grossa, que é mais resistente à chuva e ao vento, além de produzir bastante.

. Coentro: a exemplo da alface, produz muitas flores e sementes, que podem ser colhidas, ressecadas e usadas também como tempero.

. Hortelã: outro amante do sol, essa planta aromática, muito utilizada na culinária e em sucos, cresce em abundância, mas é invasiva, ou seja, costuma invadir muito o território da planta vizinha. Assim, é aconselhável plantá-lo sozinho em um vaso.

. Alecrim e manjericão: esses dois são extremamente aromáticos e têm características particulares. O primeiro, demora um pouco a se tornar produtivo, pois tem um crescimento lento. O segundo, precisa de certos cuidados com a rega, que deve ser constante.

As possibilidades são muito grandes; essas foram apenas algumas sugestões que considero de fácil manejo. Algumas variedades são de cultivo um pouco mais complicado: rúcula e pimentão.

Todas as hortaliças mencionadas requerem rega matinal e vespertina, sem encharcar a terra.


Você verá que, além de ter uma alimentação saudável, praticará uma atividade descomplicada, econômica e que traz um evidente bem-estar!


This post first appeared on Mix De Ideias, please read the originial post: here

Share the post

Horta urbana: Saiba como ter uma!

×

Subscribe to Mix De Ideias

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×