Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Realidade Aumentada - Possibilidades Incalculáveis!

Você já deve ter ouvido falar nesse termo, e se não conhece a fundo do que se trata, possivelmente já foi exposto de alguma forma ao contexto da realidade aumentada (RA). Ela veio para ficar e transformar!

Mundo real? [Fonte: Free Images]



Mas não pense que a ideia é nova; a realidade aumentada, claro, de uma forma mais rústica, existe desde 1960, e somente em 1990 o termo foi usado, por conta das experiências de Tom Caudell, um pesquisador da Boeing. 

Recentemente, quando tivemos o lançamento do jogo da Nintendo Pokémon Go para smartphones, o conceito de realidade aumentada ganhou as manchetes com força em todo mundo. O termo diz respeito a como o mundo virtual se “mescla” ao mundo real.

No jogo em questão, os monstrinhos da franquia são inseridos nas paisagens que nos cercam. Com a ajuda de um software e lançando mão dos recursos dos celulares de última geração, os personagens “vivem” no ambiente real, que pode ser uma praça, rua, praia, floresta – qualquer lugar.

Eu, você...e a realidade! [Fonte: Free Images]


Essa capacidade de inserir o virtual no real assombrou os gamers, fãs ou não da franquia, mas essa ferramenta não se restringe em absoluto ao universo da diversão.

Imagine poder escolher produtos de uma loja visualizando o objeto desejado inserido no seu próprio ambiente real? Ou escolher uma cortina e poder visualizá-la em sua própria sala? Esse tipo de interação em 3D pode alavancar o mercado do varejo, e já vem sendo utilizado em inúmeras peças publicitárias.

A realidade aumentada vem sendo utilizada principalmente em anúncios de automóveis, produtos de lojas de departamento e até alimentos. E as possibilidades são imensas; por exemplo, na indústria, com o monitoramento e interação com ambientes extremamente perigosos. Ou na área médica, através da visualização de laudos e imagens do interior do paciente.

Realidade Aumentada e a simulação [Fonte: realidadeaumentada.com]


Ou seja, uma forte utilização da RA está no campo da simulação, conferindo praticidade, confiabilidade e interação máxima de um objeto virtual com um plano real. No ramo do entretenimento, já se pensa, por exemplo, no uso de óculos de realidade aumentada em jogos de videogame. Um poderoso fabricante de consoles já planeja inserir o dispositivo em 2018.



Em suma, prepare-se para, cada vez mais, ver o mundo que nos cerca com outros olhos!


This post first appeared on Mix De Ideias, please read the originial post: here

Share the post

Realidade Aumentada - Possibilidades Incalculáveis!

×

Subscribe to Mix De Ideias

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×