Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As 10 plantas de interior mais eficazes na limpeza do ar

© MayaSimFan / CC BY-SA 1.0
Como podem as plantas de interior contribuir para a qualidade do ar que respira? As exigências da vida moderna levam-nos a passar muitas horas no nosso local de trabalho, por vezes muito mais do que devíamos. Infelizmente, para além das horas extraordinárias, existem muitas outras coisas negativas para a nossa saúde num simples escritório.

Não me refiro ao chefe mal-humorado, nem aos colegas lambe-botas ou à comida reciclada que ingere todos os dias no refeitório da sua empresa. O perigo provém de algo muito menos suspeito: o ar.

Poluentes como o benzeno, formaldeídos, tolueno e tricloroetileno, estão presentes em todas as casas e escritórios onde não existe ventilação e renovação do ar. Tal acontece principalmente porque os edifícios hoje em dia estão bem isolados, de forma a serem eficientes em termos energéticos. O problema é que o isolamento é acompanhado de algumas desvantagens, nomeadamente, o impedimento da circulação do ar e o uso exagerado de aparelhos de ar condicionado.

Imagine a seguinte situação: Está no seu local de trabalho e as coisas mais prosaicas à sua volta estão continuamente a contribuir para a poluição do ar que respira: móveis, tinta de parede, plásticos, fibras sintéticas (até mesmo da sua roupa), o computador, o fax, a fotocopiadora, a impressora... Some a tudo isso os poluentes exteriores, ácaros e fungos provindos do sistema de ar condicionado, bem como o fumo de tabaco, e ficamos com um verdadeiro cocktail químico nas mãos. Ou melhor, nos pulmões.

Na foto acima podemos ver a primeira mulher turista no espaço, a empresária norte-americana Anousheh Ansari, segurando uma planta num dos módulos da Estação Espacial Internacional - Foto no domínio público / NASA
Como seria de esperar, a NASA tem um grande interesse em que os seus astronautas estejam bem de saúde. Para além disso, também lhes agrada a ideia de um dia conseguirem enviar os mesmos a sítios tão distantes como o planeta Marte, e fazer com que regressem à terra para contar como foi. Por esse motivo, a NASA tem vindo a investir muito dinheiro na pesquisa de sistemas de purificação do ar em ambientes fechados, como por exemplo nas estações espaciais ou nos novos edifícios, mais eficientes em termos energéticos.

Ficus benjamina
Adivinhem então em que se baseia o sistema bio-purificador do ar em sistemas fechados? É verdade, baseia-se nem mais nem menos no tema deste blog, nas nossas amigas e companheiras de gerações, as plantas de interior!

O Dr. Bill Wolverton, liderou uma equipa de cientistas da Nasa nesta área de pesquisa, durante vários anos e publicou o livro "How to Grow Fresh Air", que podem adquirir aqui:


Os padrões de controle foram extremamente rigorosos e não deixam margem para dúvidas. As plantas de interior não só reciclam o dióxido de carbono libertando oxigénio, como também retiram os diversos poluentes do ar, ajudadas pela própria terra dos vasos e das bactérias que os mesmos contêm.

Quais são então as plantas de interior mais eficazes na purificação do ar?

1. Spathiphyllum "Mauna Loa" ou lírio-da-paz
(leia aqui o Meu Artigo Sobre o lírio-da-paz)


2. Dracaena marginata ou Dracena de Madagascar
(leia aqui o meu Artigo Sobre a dracena-de-madagascar)


    3. Hedera helix ou Hera comum
    © Uwe H. Friese


    4. Dracaena fragrans (Grupo Deremensis) 'Janet Craig'
    (leia aqui o Meu Artigo sobre a Dracaena fragrans)


    5. Chlorophytum comosum ou Planta-aranha
    (leia aqui o meu artigo sobre a planta-aranha)


    6. Epipremnum aureum ou Jibóia
    © Carl E Lewis / CC BY 2.0

    (leia aqui o meu artigo sobre a jiboia)


    7. Sansevieria trifasciata ou espada-de-são-jorge
    (leia mais sobre a espada-de-ogum aqui)


    8. Chamaedorea seifrizzi ou palmeira-bambu
    © Forest and Kim Starr - Plants of Hawaii


    9. Ficus benjamina ou Ficus
    (leia mais sobre a Ficus benjamina aqui)


    10. Ficus elastica ou árvore-da-borracha
    (leia aqui o meu artigo sobre a árvore-da-borracha)


    Não se esqueçam de colocar algumas destas 10 plantas em vossa casa ou no vosso local de trabalho. O Dr. Bill Wolverton da NASA, diz mesmo no seu livro, que devemos ter pelo menos uma planta na nossa zona de respiração pessoal, quer seja na nossa secretária no escritório, quer seja perto da cama, no quarto de dormir. Esta medida pode prevenir problemas de saúde tais como alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios. A maiorias das plantas de interior aqui mencionadas são fáceis de cuidar e muitas já foram alvo de artigos no meu blog. Para além disso, caso tenham alguma dúvida, terei todo o prazer em ajudar no que puder. O meu email está à vossa disposição!

    Vejam também as 10 plantas de interior mais fáceis de cuidar.



    This post first appeared on A Febre Das Plantas - Plantas De Interior, please read the originial post: here

    Share the post

    As 10 plantas de interior mais eficazes na limpeza do ar

    ×

    Subscribe to A Febre Das Plantas - Plantas De Interior

    Get updates delivered right to your inbox!

    Thank you for your subscription

    ×