Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Bioplastia - o que é? E é seguro?

O termo bioplastia se refere ao preenchimento de alguma área, sulco ou depressão corporal com o preenchedor definitivo chamado polimetilmetacrilato, ou PMMA.


O PMMA é um material sintético, descoberto no início do século passado, foi usado na década de 40 para preencher um defeito ósseo na calota craniana de um paciente. Este produto consiste em micro esferas de polimetilmetacrilato, substancia gelatinosa que não é absorvida pelo organismo. Após este início, começou a ser usado como cimento ósseo na ortopedia e na odontologia.
No mercado há vários produtos sendo vendidos, porém somente dois tem aprovação da ANVISA (vigilância sanitária), e são esta o Metacryll e o NewPlastic. Mesmo com aprovação da ANVISA, estes só são recomendados a ser usado para pacientes HIV+ e no total de 1 ml por região aplicada.





Estas recomendações são feitas porque não há estudos científicos que provem a segurança deste produto quando aplicado como preenchedor de rugas e depressões, nem quando usado para aumentar o volume de uma região.


Hoje vemos muitos anúncios em jornais, revistas e outras mídias falando de resultados milagrosos com "cirurgia sem corte". Esta propaganda é realizada por colegas de várias especialidades, que exercem a medicina estética em seus consultórios. Dentre estes estão também cirurgiões plástico e dermatologista, membros ou não de suas respectivas sociedades.


Realmente já presenciei resultados "imediatos" realmente impressionantes com a bioplastia, porém digo "imediato" porque não eram meus pacientes, este eram pacientes de demostração e não tive acompanhamento a longo prazo, onde podem ocorrer as complicações, uma vez que complicações imediatas são extremamente raras.


Mas também já tive a oportunidade, de algumas vezes ter em meu consultório ou no ambulatório do hospital que trabalho, paciente apresentando alguma complicação do mesmo produto. Algumas delas com extrema dificuldade de resolução, sendo o resultado final de verdadeira mutilação ao paciente.


As complicações geralmente não são complexas e também não são tão comuns, mas podem ser extremamente problemáticas algumas vezes. Podem variar de granulomas, nódulos, extrusão do enxerto, infecção, alergia até complicações mais graves, como embolia e necrose local.




Então sempre procure profissional experiente no assunto, que esclareça os prós e contras do procedimento a ser realizado, e que deixe claro os riscos. Todo procedimento tem alguma complicação que possa acontecer, não existe nada sem risco, então desconfie de algum método, medicamento, ou procedimento miraculoso, em que não há complicação, ou que o seu médico desconheça de complicações que possam acontecer. E sempre pesquise sobre seu médico e procure referências.
 Estima-se que cerca de um milhão de pessoas já aplicaram esses produtos (polimetil-metacrilato) em seus corpos no Brasil, sendo que 30% das complicações são oriundas de cirurgiões plásticos e dermatologistas e 70% são de médicos que fizeram cursos de medicina estética.“O problema é que estes cursos são realizados em um final de semana e dessa forma não se pode avaliar os resultados a longo prazo”, -, e ainda, "A Medicina Estética não é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina , e portanto, não deveria ser acreditada como sendo uma entidade séria. Tais cursosformam profissionais mal-preparados e que utilizam procedimentos ainda pouco estudados."


Fico a disposição para dúvidas, e só publica-las nos comentários.


This post first appeared on Papo De Doutor, please read the originial post: here

Share the post

Bioplastia - o que é? E é seguro?

×

Subscribe to Papo De Doutor

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×