Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Crise de Ansiedade – O que é e como controlar?

Um ataque de Ansiedade acontece quando uma pessoa sente um medo e desconforto intensos e de forma abrupta. A ansiedade pode limitar verdadeiramente a nossa vida, pelo que é essencial que quem sofre deste problema saiba controlar os seus sintomas.

Neste artigo, apresentamos alguns conselhos e truques para que consiga controlar uma crise de ansiedade.

Pratique exercício físico com regularidade

Leia também: Exercícios para relaxar

A prática de exercício físico liberta endomorfinas, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Para as pessoas que sofrem de ansiedade, é aconselhável a prática de desportos leves como yoga e pilates. Até uma simples caminhada de meia hora todos os dias o vai ajudar a sentir-se mais relaxado. O importante é que se mexa!

Elimine os pensamentos negativos

Este é daqueles conselhos que é mais fácil dar do que aplicar, mas se estiver constantemente a pensar em coisas más, a probabilidade de desencadear uma crise de ansiedade será muito maior. Quando pensar em algo negativo, substitua imediatamente o pensamento por uma memória feliz, por exemplo. Uma alternativa é ir fazer alguma coisa de que gosta (seja ver um filme, correr, cozinhar…) para que mantenha a cabeça ocupada com outra coisa e para que não haja espaço para pensamentos maus.

Coma alimentos com triptofano

O triptofano é um aminoácido percursor da serotonina, a hormona do bem-estar. A banana e o chocolate são dois exemplos de alimentos que contêm uma grande quantidade de triptofano, pelo que é aconselhável a ingestão destes alimentos em momentos em que se sente mais ansioso. Caso não consiga melhorar apenas com a alimentação, existem cápsulas de triptofano que o podem ajudar. Contudo, estas só devem ser tomadas se forem aconselhadas pelo médico! Existem alimento que pioram a ansiedade. Alimentos com ação estimulante como café, chás com cafeína, produtos industrializados e bebidas alcoólicas devem ser evitados.

Coloque todo o seu foco no presente

Esta é a regra da filosofia mindfulness: colocar todas as suas atenções no momento em que está a viver. Isto significa que deve deixar de lado pensamentos sobre coisas que ocorreram e sobre coisas que eventualmente poderão acontecer. Se estiver 100% dedicado ao presente, não terá tempo para pensar em coisas más. Com a prática, vai ser cada vez mais fácil aproveitar cada situação ao máximo e isso fará com que se sinta bem e consequentemente menos ansioso.

Seja organizado

Viver num ambiente organizado ajuda-o a encontrar equilíbrio emocional e a reduzir o sentimento de ansiedade. Mesmo que não tenha consciência disso, Viver Num Ambiente confuso e desarrumado torna-o numa pessoa mais nervosa, o que não é favorável para o seu bem-estar mental.

Faça alguns exercícios de respiração

Respirar é tão natural para nós que nem pensamos na forma como o fazemos. No entanto, existem alguns exercícios de respiração muito úteis para quem sofre de ansiedade. Deixamos-lhe aqui um exemplo: deite-se de costas, coloque uma mão no estômago e outra no peito. Inspire lentamente sentido a elevação do estômago e mantenha o peito imóvel. Expire pela boca e ao mesmo tempo pressione os músculos do seu estômago. Repita o processo algumas vezes, sempre com muita calma. Esta forma de respirar vai permitir o relaxamento do seu corpo, diminuindo a sensação de ansiedade.

Tenha uma alimentação saudável

Mente sã em corpo são: esta frase faz todo o sentido! Se tiver uma alimentação cuidada e um estilo de vida saudável (em que exista prática de atividade física e em que não abuse de bebidas alcoólicas nem de alimentos processados) sentir-se-á muito melhor fisicamente e isso tem consequências no seu bem-estar mental. Seguir um estilo de vida saudável faz com que se sinta bem consigo próprio e isso traz-lhe uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Fale com alguém

Sofrer de ansiedade não é sinal de fraqueza e não deve ter vergonha de falar sobre o assunto. Se estiver a sentir-se muito ansioso, marque um café com um amigo ou familiar e fale sobre aquilo que o inquieta. Dividir os seus pensamentos negativos com alguém vai fazer com que se sinta melhor e vai fazer com que compreenda que não está sozinho e que existem pessoas que se preocupam consigo.

Tire um momento do dia só para si

O dia-a-dia agitado em que vivemos é propício para que nos sintamos nervosos e ansiosos. No entanto, todos os dias deve tirar um pouco de tempo só para si, nem que sejam dez minutos ao final do dia a ouvir uma música relaxante, por exemplo.

A ansiedade é um problema que não deve ser ignorado. Muitas pessoas sentem vergonha de sofrer ataques de ansiedade, mas a verdade é que existem milhares de pessoas que sofrem do mesmo problema e é cada vez mais comum encontrar alguém que tem ou já teve uma crise de ansiedade. O importante é encontrar formas de combater os maus pensamentos e conseguirá isso através da prática de exercício físico, através de uma alimentação saudável e sobretudo se partilhar o seu problema com alguém. Vai sentir-se mais leve e menos ansioso!

O post Crise de Ansiedade – O que é e como controlar? aparece primeiro no Insônias.



This post first appeared on Insonias - Causas, Tratamentos, Como Combater E Dormir Melhor, please read the originial post: here

Share the post

Crise de Ansiedade – O que é e como controlar?

×

Subscribe to Insonias - Causas, Tratamentos, Como Combater E Dormir Melhor

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×