Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Beterraba, a aliada de quem pratica desporto

Beterraba, a aliada de quem pratica desporto

Rica em nutrientes, como carboidratos complexos, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, zinco, ferro, cálcio entre outros, a beterraba é considerada por muitos como um superalimento.

Porém, sabia que para além de todos esses benefícios, a beterraba desempenha funções importantes e específicas para os atletas e praticantes de atividade física?

Ela é rica em nitrato que, no organismo, é um dos precursores do óxido nítrico, substância que promove vasodilatação, ou seja, aumenta o calibre dos  vasos sanguíneos, levando assim mais nutrientes e oxigénio aos músculos. Para quem pratica exercício físico, essa vasodilatação optimiza a utilização do oxigénio, promovendo um melhor desempenho durante os treinos.

Mas os benefícios não param por aí: com maior perfusão sanguínea, os nutrientes distribuem-se de forma mais eficaz para todo o corpo, contribuindo para uma recuperação muscular mais eficiente graças à betaína, que em atletas reduz a fadiga e contribui para o aumento da força muscular.

Mas, não são só os atletas e praticantes de exercício físico que beneficiam do consumo de beterraba, ela também é importante para o controle da pressão arterial, prevenindo a hipertensão e as doenças cardiovasculares.

Entre outros benefícios, a beterraba é rica em betacaroteno, que actua no sistema imunológico e auxilia na proteção do organismo, além de exercer uma acção antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Para aproveitar todos esses benefícios, o ideal é que a beterraba seja consumida crua. É possível utilizá-la tanto no pré-treino, como fonte de energia e vasodilatadora, como no pós-treino, para melhorar a recuperação.

Muitas pessoas deixam de consumir beterraba crua por não gostarem do sabor, por isso aqui vão duas sugestões para smoothies simplesmente deliciosos.

Sugestão 1:

  • ¼ de abacaxi  descascado e sem a parte central
  • 2 cenouras pequenas ou 1 média
  • 1 beterraba previamente descascada, de tamanho médio
  • 1-2 cm de raiz de gengibre
  • 4 raminhos de manjericão fresco

Juntar todos os ingredientes no copo do mixer, acrescentar 200ml de água fresca e bater tudo durante 1 minuto. Está pronto!

Sugestão 2:

  • 150 ml de sumo de laranja natural espremido no momento
  • Polpa de ½ maracujá
  • 1 beterraba previamente descascada, de tamanho médio
  • 1-2 cm de raiz de gengibre

Colocar todos os ingredientes no copo do mixer, bater durante 1 minuto. Está pronto!

E você? Já comeu a sua dose de beterraba hoje?

Anúncios


This post first appeared on Mariaguimaraesblog.wordpress.com, please read the originial post: here

Share the post

Beterraba, a aliada de quem pratica desporto

×

Subscribe to Mariaguimaraesblog.wordpress.com

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×