Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Veja como comer farinha de mandioca sem engordar e seus benefícios para saúde

A Farinha de mandioca é conhecida por favorecer o ganho de peso por ser rica em carboidratos, e como não tem fibras não gera saciedade durante a refeição, fazendo com que seja mais fácil aumentar a quantidade de calorias consumidas sem perceber. Por outro lado, é um alimento pouco processado que possui minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio que ajuda a equilibrar a refeição.

Publicidade



Porém, essa farinha tem índice glicêmico médio, no valor de 61, não contém glúten e é feita a partir da mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira. Esta farinha é comumente polvilhada em cima de qualquer refeição, mas com ela também pode ser feita a farofa, uma preparação típica brasileira, que inclui ainda cebola, óleo e linguiça.

Quando consumida diariamente e em grande quantidade a farinha de mandioca engorda, principalmente quando se come a farofa do churrasco ou opta pela farofa industrializada.

Como comer farinha de mandioca sem engordar

Para aproveitar o sabor da farinha de mandioca e ao mesmo tempo evitar o ganho de peso, deve comer apenas 1 colher de farinha de mandioca por dia, evitando consumir a farofa, que é uma preparação que tem mais calorias e gordura.

Além disso, deve acompanhar a refeição com carnes e saladas, que são alimentos que são uma maior saciedade e ajudam a diminuir a carga glicêmica da refeição, contribuindo para evitar o ganho de peso. Entenda o que é índice glicêmico e carga glicêmica.

Outro cuidado é evitar o seu consumo juntamente com alimentos ricos em gordura, como linguiça e bacon, e outros tipos de carboidrato simples, como arroz branco, macarrão não integral, batata inglesa, sucos com açúcar ou de caixinha e molhos que levam farinha de trigo ou maisena na sua preparação.

Benefícios da farinha de mandioca

Por ser um alimento pouco processado, a farinha de mandioca simples é uma boa opção para reduzir o consumo de alimentos industrializados e traz benefícios como:

- Dar energia, por ser rica em carboidratos;

- Prevenir cãibras e favorecer a contração muscular, por ser rica em potássio;

- Ajudar a prevenir anemia, por conter ferro;

- Ajudar a relaxar e controlar a pressão arterial, devido ao seu teor de magnésio.

No entanto, é importante lembrar que esses benefícios são obtidos com o consumo de farinha de mandioca simples ou na forma de farofa caseira, feita com pouca gordura. A farofa industrializada não é recomendada, pois estas contém muito sal e gorduras ruins adicionadas.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de farinha de mandioca crua e torrada.

Farinha de mandioca cruaFarinha de mandioca cozida
Energia361 kcal365 kcal
Carboidrato87,9 g89,2 g
Proteína1,6 g1,2 g
Gordura0,3 g0,3 g
Fibras6,4 g6,5 g
Ferro1,1 g1,2 g
Magnésio37 mg40 mg
Cálcio65 mg76 mg
Potássio340 mg328 mg

A farinha de mandioca pode ser consumida na forma de farofa, bolos e biscoitos.

Fonte: Tua Saúde



This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Veja como comer farinha de mandioca sem engordar e seus benefícios para saúde

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×