Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Veja como identificar e tratar cada tipo de dor de cabeça

A dor de cabeça é um sintoma comum, que, normalmente, está relacionado com febre ou excesso de estresse, mas que pode ter outras causas, surgindo em qualquer parte da cabeça, desde a testa até à nuca e do lado esquerdo até ao lado direito.

Publicidade



Geralmente, a dor de cabeça diminui após repousar ou tomar um chá analgésico, como o chá de carqueja e angélica, no entanto, em casos que a dor de cabeça é provocada por gripe ou infecções pode ser necessário consultar um clínico geral para iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de remédios para baixar a febre, como Paracetamol, ou antibióticos, como a Amoxicilina.

1. Dor de cabeça na nuca

O que pode ser: normalmente é sinal de problemas na coluna ou má postura ao longo do dia. No entanto, em casos mais graves, também pode indicar meningite, especialmente quando é acompanhada de febre e dificuldade para movimentar o pescoço.

O que fazer: deve-se colocar uma compressa quente no pescoço até que a dor diminua. Caso a dor se mantenha por mais de 1 dia ou seja acompanhada de outros sintomas deve-se consultar imediatamente um clínico geral.

2. Dor de cabeça constante

O que pode ser: pode indicar uma enxaqueca e, por isso, também pode ser acompanhada de enjoo, vômitos e sensibilidade à luz ou barulho.

O que fazer: neste caso, o que se pode fazer é relaxar num local escuro e tomar um remédio analgésico, como Paracetamol ou AAS, sob orientação do clínico geral. Mais orientações em: Dor de cabeça constante.

3. Dor de cabeça e nos olhos

O que pode ser: geralmente é sinal de cansaço, mas também pode ser uma importante suspeita de problemas de visão, como miopia ou hipermetropia, ou simplesmente devido a vista cansada.

O que fazer: é recomendado repousar e evitar fontes de luz forte, como televisão ou computador. Caso a dor não melhore após 24 horas, deve-se consultar um oftalmologista para fazer a correção da visão e diminuir o desconforto. Veja o que você pode fazer para combater a dor ocular e a vista cansada em casa.

4. Dor de cabeça na testa

O que pode ser: é um sintoma frequente de gripe ou sinusite devido à inflamação dos seios nasais presentes nesta região.

O que fazer: lavar o nariz com soro fisiológico, fazer nebulizações 3 vezes por dia e tomar remédios para sinusite, como Sinutab, por exemplo. Saiba como identificar corretamente se pode ser rinite: O que é e como identificar os sintomas de rinite.

5. Dor de cabeça e no pescoço

O que pode ser: é o tipo de dor mais comum e surge, especialmente, no final no dia ou após situações de grande estresse.

O que pode ser dor de cabeça na gravidez
O que fazer: pode ser tratada com técnicas de relaxamento, como massagem, por exemplo.

O que pode ser dor de cabeça na gravidez

A dor de cabeça na gravidez é um sintoma normal no primeiro trimestre devido às alterações hormonais e à maior necessidade de ingestão de água e alimentos, que pode causar desidratação ou hipoglicemia.

Assim, para diminuir a dor de cabeça na gravidez, a gestante pode tomar Paracetamol (Tylenol), assim como beber cerca de 2 litros de água por dia, evitar tomar café e fazer intervalos para relaxamento de 3 em 3 horas.

No entanto, a dor de cabeça na gravidez pode ser perigosa quando surge depois das 24 semanas, associada a dores abdominais e náuseas, pois pode indicar pressão alta e, por isso, deve-se consultar rapidamente o obstetra para iniciar o tratamento adequado.

Assista o vídeo para saber como fazer uma massagem que alivia a dor de cabeça:


Quando ir no médico

É recomendado consultar um clínico geral quando a dor de cabeça:

- Surge após pancadas ou acidentes de trânsito;

- Demora mais de 2 dias para desaparecer;

- É acompanhada por outros sintomas como desmaio, febre acima de 38º, vômitos, tonturas ou alterações de visão;

- Provoca dificuldade para enxergar ou andar, por exemplo;

- Piora ao longo do tempo;

Nestes casos, o médico poderá pedir exames de diagnóstico, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado que pode incluir o uso de vários medicamentos. Veja aqui quais os remédios mais utilizados.

Fonte: Tua Saúde


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Veja como identificar e tratar cada tipo de dor de cabeça

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×