Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os benefícios das fibras solúveis

As fibras solúveis são encontradas principalmente nas frutas e vegetais, e elas formam uma mistura de consistência viscosa no estômago que proporciona uma sensação de saciedade por fazer com que o alimento fique mais tempo no estômago, além de corrigir a prisão de ventre regulando a velocidade da passagem do bolo alimentar pelo estômago, duodeno e intestino.

Publicidade



Os benefícios das fibras solúveis incluem:

1 - Diminuição do apetite porque levam mais tempo no estômago;
2 - Melhora do intestino porque hidrata o bolo fecal, sendo útil para diarreia e para prisão de ventre;
3 - Diminuição as espinhas deixando a pele mais bonita porque melhora a eliminação das toxinas do corpo;
4 - Diminuição do colesterol e dos triglicerídeos porque diminui a absorção de gordura dos alimentos.

A fibra solúvel em contato com a água forma um gel viscoso no estômago e por isso naturalmente diminui o apetite e também fermenta no intestino regulando o pH, selecionando assim de forma positiva o tipo de bactérias intestinais regulando o funcionamento intestinal pelo aumento do volume fecal. Saiba qual a diferença e veja todos os benefícios das fibras insolúveis.

O conteúdo e o grau de viscosidade da fibra vai depender do grau de maturação do vegetal, sendo que quanto mais maduros estiverem maior é sua quantidade de determinados tipos de fibras solúveis como celulose e lignina, ao mesmo tempo que reduz o teor de outro tipo de fibra solúvel, a pectina.

Alimentos ricos em fibras solúveis

As fibras solúveis são encontradas principalmente nas frutas e vegetais, mas também pode ser encontrada em alguns cereais. A tabela a seguir traz a quantidade de fibras em alguns alimentos:

A quantidade de fibras alimentares totais consumidas diariamente deve ser aproximadamente 25g, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo que a quantidade ideal de fibra solúvel que deve ser ingerida deve ser de 6 gramas.

Suplementos alimentares de fibras solúveis

Os suplementos de fibras alimentares podem ser usados quando não é possível consumir a quantidade de fibras necessárias por dia e alcançam os mesmos benefícios. Alguns exemplos são Benefiber, Fiber mais e Movidil, que custam entre 45 e 80 reais. Essas fibras podem ser encontradas em cápsulas e em pó, que pode ser diluída na água, chá, leite ou suco de frutas naturais, por exemplo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tua Saúde


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Os benefícios das fibras solúveis

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×