Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Veja os alimentos ricos em fibras e seus benefícios para saúde

Os alimentos ricos em fibras são principalmente os de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes, cereais como arroz integral e milho, feijão, grão-de-bico frutas secas.

Publicidade



O consumo adequado de fibras na alimentação é importante para manter a saúde e prevenir doenças, pois elas são responsáveis pelos seguintes benefícios no organismo:

1 - Combate a prisão de ventre, pois aceleram o trânsito intestinal;

2 - Ajuda a emagrecer, pois aumentam a sensação de saciedade;

3 - Controla a diabetes, pois ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue;

4 - Abaixa colesterol e triglicerídeos, pois reduzem a absorção de gorduras no intestino e o aumento do açúcar no sangue;

5 - Mantêm a saúde da flora intestinal, pois servem de alimentos para as bactérias benéficas que estão presentes naturalmente no intestino.

Para combater a prisão de ventre, é importante lembrar que além de aumentar o consumo de fibras, também deve-se aumentar a ingestão de água, pois a água hidratas as fibras e o intestino, facilitando a passagem das fezes. Se não consegue beber 2 litros de água por dia, veja que alimentos comer para ajudar: Alimentos ricos em água.

Lista de alimentos ricos em fibras

A tabela a seguir traz as informações para 100 g dos principais alimentos ricos em fibras:

A ingestão diária de fibras deve ser entre 20 e 40 g por dia. Uma dica para comer mais fibras na dieta é ingerir mais alimentos crus e com casca, especialmente frutas e legumes, evitando alimentos refinados como farinha de trigo branca e arroz branco. Saiba o que comer em: Como fazer uma dieta rica em fibras para regular o intestino.

Tipos de fibras alimentares

As fibras alimentares podem ser solúveis ou insolúveis, sendo que a principal diferença entre elas é que a fibra solúvel se dissolve em água, enquanto a fibra insolúvel não.

Assim, as fibras solúveis formam um gel com a água e permanecem mais tempo no estômago, dando assim uma maior sensação de saciedade. Estas fibras também se ligam à gordura e ao açúcar dos alimentos no intestino, ajudando a reduzir o colesterol e a controlar a diabetes.

Por outro lado, as fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal, aumentam o volume das fezes, e ajudam a prevenir o aparecimento de problemas como prisão de ventre, hemorroidas, inflamações do intestino e câncer de cólon, por exemplo. Para saber quais os alimentos ricos nessas fibras, veja:

Alimentos com mais fibras insolúveis para tratar prisão de ventre

Benefícios da fibra solúvel

Se você não gosta de frutas e verduras, assista ao vídeo a seguir veja o que fazer para experimentar e passar a gostar destes alimentos.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Tua Saúde


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Veja os alimentos ricos em fibras e seus benefícios para saúde

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×