Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Captura de Abelhas com Óleo de Capim Limão, o Nasonov Vegetal

Escrito por Wagner Azambuja

 

Abelhas e o Feromônio de Nasonov

 

Feromônios são substâncias químicas secretadas por indivíduos capazes de causar respostas específicas em outros da mesma espécie. Trata-se, portanto, de um elaborado sistema de comunicação. Atualmente, estima-se que cada espécie de inseto produza cerca de uma centena de diferentes compostos para desempenhar tarefas rotineiras como encontrar alimentos e parceiros, agregar-se em comunidade, proteger locais de ovoposição ou escapar de predadores. As abelhas, família Apidae, constituem um dos mais fascinantes exemplos de como estes mensageiros químicos podem ser utilizados, as quais utilizam os feromônios para diferentes propósitos de comunicação e controle comportamental. Nelas, a liberação destes compostos se dá principalmente por meio de três glândulas: as glândulas mandibulares, as glândulas de Nasonov e as glândulas do ferrão.

 

“A apicultura brasileira começou oficialmente em 1839, quando o padre Antonio Carneiro importou da região do Porto (Portugal) 100 colônias de abelhas da espécie Apis mellifera. Depois de cruzar o Atlântico, apenas sete colônias sobreviveram e foram instaladas na praia Formosa, no Rio de Janeiro.”

As glândulas de Nasonov, ou glândulas de cheiro, estão localizadas no 7º segmento abdominal das operárias na região dorsal. São estas glândulas que liberam o feromônio da atração (ou de cheiro), que é considerado uma complexa mistura química formada por citral, nerol, geraniol, ácido nerólico, ácido gerânico e farnesol. Neste caso, a liberação geralmente ocorre na entrada da colmeia com o objetivo de localizar e atrair seus membros durante a enxameação. Ou seja, ele auxilia na orientação e no agrupamento das abelhas. Posteriormente, com a descoberta da química deste feromônio, a indústria passou a fabricar “nasonov sintético“, geralmente, utilizando-se de matérias-primas artificiais. Alguns destes produtos, de fato, dão resultados positivos, porém, é o óleo essencial de capim limão (ou lemongrass oil) o produto que melhor responde ao objetivo proposto.

 

Óleo Essencial de Capim Limão e o Feromônio de Nasonov

 

O óleo essencial de Capim-limão, conhecido internacionalmente como lemongrass oil, é extraído por destilação a vapor das folhas verdes ou secas de algumas plantas do gênero Cymbopogon, que possui aproximadamente 56 espécies aromáticas. Trata-se de um óleo amarelado, com odor de limão, que apresenta propriedades bactericidas, antissépticas, analgésicas e antifúngicas comprovadas. Ok, mas por que ele vem sendo utilizado com tanto sucesso pelos apicultores (principalmente europeus)? A resposta está na sua composição química, a qual é muito semelhante àquela do Nasonov natural, sintetizado pelas abelhas. Afinal, o óleo de capim limão também é composto por por citral (algo em torno de 75%), geraniol, nerol, citronelol, metil-heptenol, farnesol e outros componentes em menor quantidade. Ou seja, ele “engana” as abelhas por conta de sua semelhança química com o Nasonov, auxiliando na orientação e no agrupamento da colmeia.

PS: em relação à outros produtos sintéticos, o óleo essencial de capim limão é o que oferece os melhores resultados, afinal, além desta similaridade química, ele também é um produto natural, “fabricado” pela sábia mãe natureza. Não contêm, portanto, nenhum químico aromático artificial.

Em uma pesquisa publicada em 2002, as caixas-isca pulverizadas com óleo essencial de capim limão apresentaram uma eficácia 40% maior na captura de enxames em comparação às caixas com cera de abelha, apenas. Neste estudo, foram utilizados 3 mL de óleo, o equivalente a 60 gotas, diluídos em 100 mL de álcool comum. Em outro estudo, este de 2008, o óleo foi diluído em vaselina líquida na proporção de 5 mL / 100 mL de vaselina; cuja mistura foi aplicada diretamente nas paredes das caixas-isca. Neste, a eficácia chegou a ser 60% maior em comparação às caixas com apenas cera. Para explicar esta diferença de rendimento, uma das teorias vale-se das propriedades físico-químicas da vaselina, que, ao contrário do álcool, não volatiliza (não evapora) com facilidade e, por esta razão, retém o óleo de capim limão por mais tempo nas caixas-isca.

Gostou? Então deixe o seu comentário.

Clique abaixo para comprar o óleo essencial de capim limão.

The post Captura de Abelhas com Óleo de Capim Limão, o Nasonov Vegetal appeared first on Óleos Essenciais | O Guia do Brasil.



This post first appeared on Óleos Essenciais | O Guia Do Brasil, please read the originial post: here

Share the post

Captura de Abelhas com Óleo de Capim Limão, o Nasonov Vegetal

×

Subscribe to Óleos Essenciais | O Guia Do Brasil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×