Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

PROJETOS E A WEB

Numa realidade tão dinâmica como a atual, onde os "velhos" padrões são fulminados, paradigmas são quebrados e uma nova ordem de coisas surge lentamente, existe a necessidade de que percebamos quais recursos e ferramentas são mais apropriados para lidarmos com este momento de transição planetária. Tentarei citar alguns, para ser mais preciso, quero falar de PROJETOS e sobre a WEB ou, se você preferir, simplesmente INTERNET.
Mas, afinal, o que isto tem a ver com PROJETOS e WEB
Eu explico! Primeiro, este não é um texto místico, mas um texto com base empírica, portanto, também pode ser considerado científico e que busca contribuir compartilhando um ponto de vista à luz da gestão ambiental.
Sim, vivemos um momento sem precedentes na história da humanidade, vivemos a maior crise global que o ser humano já teve de enfrentar aqui neste Planeta, ao menos coletivamente.
As mudanças não são só de ordem climática e as transformações não são vistas e percebidas apenas na natureza. São instituições financeiras e governamentais que estão ruindo, limites e fronteiras que desaparecem e se tornam difusos, são empresas que evaporam, são organogramas que se tornam descartáveis, descritivos de cargos e funções que se tornam inservíveis, modelos de negócios que precisam ser reinventados em bases mais sustentáveis. Uma nova ética está surgindo, mais aberta, mais democrática, mais coerente e mais justa. A ética de todos, a ética do homem, sem "moralismos", sem dogmas, sem ranços religiosos, sem tendências manipuladoras do poder interesseiro. O mundo, tal como é, está Cada Vez Mais exposto, as relações cada vez mais transparentes, as soluções cada vez mais ágeis e dinâmicas, os problemas cada vez mais reduzidos ao império da inteligência e da criatividade. A internet talvez seja um dos grandes responsáveis por tantas mudanças positivas que temos observado pois, no mínimo, tem levado informação e conhecimento a lugares remotos, inacessíveis até então. 
Realidades de culturas, povos e civilizações vão sendo compartilhados a cada dia, e a cada dia nos tornamos mais abertos, mais receptivos, mais globalizados e mais universalistas, percebendo que nossa arrogância e egocentrismo são muito insignificantes perto da grandiosidade do que é a experiência de ser humano. Somos seres únicos, com características e particularidades únicas, somos um projeto complexo em andamento, em plena fase de execução. Aliás, antes que eu me esqueça do nosso tema......Projetos são, ao meu ver, ao lado da solução tecnológica chamada internet, outra grande ferramenta poderosa e transformadora da realidade. Se você acredita minimamente no poder do pensamento, imagine o que não é capaz de fazer um processo de planejamento no qual você dedica algumas das suas melhores horas e energias para analisar e organizar recursos, esforços, ideias, conhecimento e tempo em prol da conquista de um objetivo claro e bem definido?

Para continuar a mudar e acelerar cada vez mais as transformações no panorama social ou ambiental, faz-se necessário, mais do que nunca, o domínio e a aplicação de metodologias baseadas em projetos, a exemplo do famoso Guia PMBOK - Project Management Body of Knowledge ou simplesmente Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos publicado pelo PMI - Project Management Institute. 

O poder de transformação que um projeto tem é incrível. Se você já teve a oportunidade de trabalhar com projetos, saberá bem do que eu estou falando. 

Gosto tanto deste tema que elaborei um curso on-line voltado para pessoas que desejam conhecer essa realidade, que queiram reciclar conhecimentos ou para alunos de graduação e cursos de tecnólogos das áreas de administração, economia, contabilidade e afins que queiram se iniciar nestas práticas e técnicas. 
O curso está disponível no seguinte endereço: http://bit.ly/n1daxj
O enfoque do curso é prático e voltado para a gestão de projetos. Obter uma certificação em projetos hoje em dia não é tarefa das mais simples, nem tanto pelo desafio, que é considerável e vai do esforço e empenho de cada um. A questão é que com tantas oportunidades e afazeres da vida moderna, somente alguns realmente abnegados conquistam, merecidamente, uma qualificação desse nível. Porém, com o auxílio de tecnologias e soluções de conhecimento baseados nesses novos paradigmas que começam a romper com a estagnação é que torna-se possível fazer um curso on-line de Como Gerenciar Projetos, tudo pela internet, no seu computador, no conforto da sua casa ou no seu próprio local de trabalho.
Não podemos esperar que todos aqueles que alimentam o desejo de mudar suas realidades locais obtenham uma certificação em projetos, mas podemos qualificá-los para que se capacitem e se preparem com ferramentos, informações, conhecimentos e recursos que os levem a agir, interferir e mudar a realidade em que estão inseridos através da disseminação e aplicação de boas práticas, das quais destaco a inclusão digital e a qualificação para lidar e conhecer cada vez mais a realidade de projetos sociais, projetos ambientais ou de qualquer outro gênero. Colocar os recursos à disposição já é um grande passo. Quantos não foram aqueles que, com uma câmera na mão, um celular ou um computador conectado à internet não fizeram maravilhas e mudanças para suas comunidades? O que não farão quando aprenderem a manejar, ainda que basicamente, a metodologia para planejamento, execução e gerenciamento de um projeto? Um grande ensinamento das teorias do poder do pensamento que pode ser comparado, de forma análoga, aos benefícios de um projeto é que o foco é algo essencial para o êxito de uma empreitada. É assim que, estes agentes locais, vendo exemplos e aprendendo a definir um escopo de um projeto, compreendendo as dimensões ou áreas de conhecimento de um projeto, poderão contribuir de forma significativa para alterar uma realidade ou produzir soluções ainda mais sustentáveis e criativas. Talvez esse pequeno legado seja muito mais para as gerações futuras do que para as atuais.


This post first appeared on O Futuro Do Planeta - Responsabilidade Socioambiental, please read the originial post: here

Share the post

PROJETOS E A WEB

×

Subscribe to O Futuro Do Planeta - Responsabilidade Socioambiental

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×