Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Imagens do Brasil imperial são disponibilizadas em biblioteca online de Nova York

MARCOS AURÉLIO RUY
 

Imagine ter acesso a documentos valiosos e imagens raras do Brasil Império? Em janeiro deste ano a Biblioteca Pública de Nova York adicionou ao seu acervo digital dezenas de fotografias e gravuras raras do Brasil no século 19 que agora podem ser facilmente acessadas e salvas em alta resolução.

Entre os novos itens relacionados ao Brasil, estão as fotos do livro The Negro in the New World, escrito pelo explorador britânico Sir Harry Johnston e publicado em Londres em 1910. Johnston nunca esteve em solo brasileiro, mas tinha "informantes" no país — ao menos é o que diz o escritor Gilberto Freyre, que menciona o funcionário colonial britânico no livro Casa Grande e Senzala, publicado no Brasil em 1933.

As fotos, provavelmente tiradas logo após a abolição da escravidão no Brasil, retratam o cotidiano da população negra, sobretudo na Bahia. Outro item disponibilizado pela Biblioteca é o "Livro de Figurinos do Exército Imperial Brasileiro de 1866″, um documento do exército obtido pelo médico holandês H. J. Vinkhuijzen no século 19. O médico montou uma enorme coleção de uniformes militares do mundo inteiro, que foi doada à Biblioteca em 1911.

As pinturas do artista alemão Johann Moritz Rugendas, que esteve no Brasil no anos 1820 e fez inúmeros retratos do cotidiano do páis na época foram digitalizadas pela primeira vez em alta resolução.

Há também uma gravura da partida de Dom Pedro II de Nova York em 1876, após a sua viagem de três meses no Estados Unidos (o diário de Dom Pedro desta jornada está disponível no site do Museu Imperial, do Rio de Janeiro). A gravura, de autor desconhecido, foi publicada pelo semanário literário Frank Leslie's Illustrated Newspaper, impresso nos EUA entre 1852 e 1922.

Outro item, este de quando o Brasil já era uma república, é um perfil de Getúlio Vargas publicado pela revista do jornal norte-americano The New York Times, em 1942.

O lançamento é resultado de um dos maiores projetos de digitalização de acervo já realizados no mundo. Também foram feitas mudanças no portal do acervo digital, onde os itens estão disponíveis.

Acesse as imagens neste link.

Do Portal Vermelho, com Global Voices




This post first appeared on MONARQUIA EM AÇÃO, please read the originial post: here

Share the post

Imagens do Brasil imperial são disponibilizadas em biblioteca online de Nova York

×

Subscribe to Monarquia Em AÇÃo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×