Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Boa notícia, afinal


Querido Diário,

Já fui acusado uma vez de ter prazer com notícias catastróficas. Leva tempo até eu convencer meus interlocutores de que, se as coisas dependessem de minha vontade individual, eu queria escrever e fazer palestras dedicadas aos grandes ditos e feitos da humanidade. Algo como o belo título do livro do biólogo norte-americano Edward O. Wilson, "A Conquista Social da Terra". 

É algo sempre muito difícil de explicar a relação entre a vontade e a verdade no futurismo. Sempre que faço palestras sobre o futuro, há sempre alguém que se levanta para expor um perspectiva mais "otimista" em contraposição ao meu "pessimismo", como se quisesse passar logo um remédio sobre a ferida que eu acabei de abrir. Em todas as vezes, ouço com atenção e respeito o "otimista militante" que existe em todas as plateias de minhas palestras. 

E o paradoxo é que eu espero que o Otimista Esteja Certo, embora duvide racionalmente disso. Vontade e verdade se defrontam, vêm de encontro uma da outra na mente do futurista. Somos então levados a responder que queremos que o otimista esteja certo, embora sejamos levados a duvidar disso pelas evidências que conseguimos juntar.

Hoje tenho uma rara evidência boa para compartilhar. Saiu um artigo na revista Nature que mostra que o buraco de ozônio, responsável pela filtragem dos raios solares que incidem sobre a superfície do planeta, diminui de 2000 para cá. Pesquisadores do MIT, responsáveis pela publicação, declararam que "a cura da camada de ozônio começou".


A situação política do Brasil, contudo, ainda é crítica. A desaprovação do governo interino de Michel Temer, medida pela CNI, está em um alto patamar, mantendo a instabilidade e a efervescência, acendendo a sensação de que a qualquer momento a crise econômica vai afundar de vez o barco da "governabilidade" do país. A desaprovação com a maneira de governar de Temer chega a 53%, a desaprovação da política tributária estabelecida pelo governo chega a enormes 77%.

Uma amostra grátis dessa governabilidade falhada foi dada essa semana em Sobral, Ceará, quando uma facção do crime organizado fez uma marcha cruzando os bairros mais violentos da cidade, para mostrar que pode "controlá-los". Demonstrações como essa deveriam nos deixar preocupados. É esse tipo de "alternativa" a tempos de crise de governabilidade que deve nos impulsionar a pensar não só em sustentar o sistema falho atual mas em alternativas melhores.




This post first appeared on Diário Do Colapso, please read the originial post: here

Share the post

Boa notícia, afinal

×

Subscribe to Diário Do Colapso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×