Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Guia de primeiros socorros para quem já quebrou a cara na bolsa de valores




Quem nunca perdeu alguns centavos na renda variável que levante a mão.



Comprar e vender ações na Bolsa de valores é algo que exige estômago forte. Investir em renda variável significa grandes lucros mas também grandes perdas. 

E a sua reação diante dos possíveis cenários de catástrofe financeira é Quem Vai Definir se depois da tempestade você vai estar de pé ou se ao menos vai conseguir recuperar parte da grana investida.

Portanto aperte os cintos e respire fundo pois o assunto de hoje é complicado: O que fazer quando se quebra a cara na bolsa de valores?

Existem vários motivos para desistir da bolsa de valores entre eles:

1. Falta de previsibilidade;
2. Riscos elevados;
3. Investimentos requerem conhecimento que só pode ser adquirido em longo prazo, portanto é necessário muita paciência;
4. Controle emocional;
5. Saber jogar conforme as regras e usá-las a seu favor;
6. Ser bom de estratégia;
7. Construir e reconstruir boas carteiras de investimentos o tempo todo;
8. Taxas e mais taxas de corretoras que insistem em comer parte de Seus lucros 

E por aí vai...

Se eu continuar listando quais são os contra para investir na bolsa talvez você sequer venha conhecer um home broker de perto. 

Portanto a dica de hoje é simples: Não desista e siga os seguintes passos caso o seu relacionamento com a BMF&BOVESPA esteja abalado.

Dê uma olhada:

1. Não se desespere

Diante do registro de perda de lucro mantenha o pé no chão. Respire fundo e conte até oito mil se necessário, mas mantenha a calma e o pensamento frio.

Por quê?

Imagine que você está no meio de uma guerra medieval, você é o comandante da tropa e estão todos encurralados. Se você se desesperar os seus soldados irão perceber e todos irão morrer, caso você mantenha a frieza e o espírito calculista talvez consiga uma boa saída para a situação.

Recentemente assisti um filme baseado em fatos reais na Netflix que retrata muito bem essa situação chamado The Admiral: Roaring Corrents.

Um almirante chinês com apenas uma pequena frota de 13 navios tem a difícil missão de evitar uma invasão japonesa ao seu país, contudo o inimigo possuía mais de 300 embarcações de guerra. 

A situação estava um caos, seus soldados desertavam o tempo todo mas o almirante manteve a calma em meio a crise que se instaurava e conseguiu defender a sua posição diante do navios inimigos, simplesmente porque ele elaborou uma estratégia eficiente, manteve-se calmo e seguiu em frente.

No mundo dos investimentos não é diferente. Perdas devem e vão acontecer com maior frequência do que você queira admitir. É você quem vai definir se a perda vai indicar que é o fim do jogo para você ou se está na hora de juntar o centavos que sobraram e recomeçar tudo de novo sem cometer os mesmos erros.

2. Analise a situação

Como e qual o motivo de você se encontrar nesta posição hoje? 

Se você conseguiu responder essa pergunta irá conseguir se livrar de situações parecidas com essa no futuro.

O primeiro grande axioma de Zurique fala justamente sobre o risco. Quando você entrou no investimento que lhe deu a dor de cabeça hoje estava plenamente consciente dos riscos?

Vou citar um exemplo da vida real:

Há algumas semanas atrás a Bovespa declarou que iria excluir de sua listagem algumas empresas. (Você pode ver a lista aqui.) Contudo algumas pessoas que possuíam ações dessas empresas demonstraram um profundo estado de preocupação, pois a Bovespa se pronunciou dizendo que não se responsabilizaria por qualquer perda ou prejuízo.

Contudo a Bovespa desde de 2015 havia anunciado que iria excluir essas 15 empresas do pregão. Portanto comprar essas ações admitia uma grau de risco que era previsível.

A questão é até que ponto aceitei correr esse risco? 

Será que extrapolei os meus limites?

Não existem dúvidas quanto a relação existente entre ganhos e risco.

Quando o risco é baixo o ganho também é baixo, com o risco elevado o ganho é elevado.

Mas é sempre preciso traçar uma zona de perigo e uma vez que o seu investimento ultrapassa essa zona é necessário se desfazer da posição.

Por mais que seja dolorido é necessário se desfazer de um investimento que lhe deu alegria no passado, mas o futuro é obscuro e você sabe disso. 

Quando se trata de investimentos não há espaço para sentimentalismos e apego, caso isso aconteça o prejuízo é um mal certo.


3. Contabilize a perda

Centavo por centavo. Tenha a dimensão de quanto foi o rombo aberto e desenvolva um plano de ação para que dentro de um tempo pré-definido possa recuperar esse valor.

Ainda que o valor seja exorbitante e aparentemente você não vá consegui-lo reavê-lo tão rápido. Separe o valor perdido por partes e trace pequenas metas até chegar ao montante total.

Além disso, contabilizar a perda total te mantém atento para não passar pelo mesmo susto de novo.


4. Repita todo o processo de novo e de novo e de novo...

A perdas acontecem em um ciclo. 

Caso você seja inexperiente elas podem acontecer com maior frequência, mas com o tempo e o ganho de perspicácia a frequência delas vai gradualmente diminuir.

Mas isso não significa que elas vão deixar de existir. Elas precisam existir para lembrar a você que deve se mover com o máximo de cuidado dentro de seus investimentos.

Até porque existe uma diferença muito grande entre investir e especular. 

No investimento você aceita os riscos e age prudentemente sabendo também qual o lucro vai realizar e quando vai chegar a hora de pula fora.

Na especulação jogamos o dado e torcemos para que o número que cair nos seja favorável, mas isso nem sempre acontece e o prejuízo é a única coisa certa. 

Um exemplo: Uma pessoa que sempre joga os mesmos números na loteria e acredita que um dia eles podem sorteados. A realidade é que muitos morrem e nem sequer chegam perto do grande prêmio.

Por ora encerro essa postagem com a seguinte frase do livro Os Axiomas de Zurique:

"Mas, veja as coisa por outro ângulo: como um assalariado comum, perseguido pelo imposto de renda e arrasado pela inflação, carregando boa parte do mundo nos seus pobres ombros, a sua situação financeira, de qualquer forma, já é uma droga. Então, que diferença faz, realmente, se ficar um pouquinho mais pobre, na tentativa de se tornar mais rico? "

Portanto o risco de perder o dinheiro na bolsa e quebrar a cara é algo que deve ser aceito e gerenciado. Mas jamais um fator motivador para desistir da vida de investidor.



This post first appeared on A Dona Da Grana, please read the originial post: here

Share the post

Guia de primeiros socorros para quem já quebrou a cara na bolsa de valores

×

Subscribe to A Dona Da Grana

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×