Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Contexto Educacional e a Dinâmica Psicossocial

Veja o post que saiu agorinha do Demonstre.com:

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “O Contexto Educacional e a Dinâmica Psicossocial” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da Psicologia da Educação mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

O Contexto Educacional e a Dinâmica Psicossocial

A educação e a psicologia andam lado a lado no Processo de ensino tanto na escola quanto em casa, buscando assim aprimorar o conhecimento dos alunos de uma forma que seja acelerando onde pode ter um ótimo aproveitamento.

Sendo que ambiente escolar é um espaço profícuo de interações sociais que se organiza de modo a mesclar diferentes representações, quer seja dos agentes da instituição escolar, dos membros da família ou das pessoas da comunidade.

A Influencia de Valores e Situações Sócio-psicológico-Culturais no Ambiente e nas Relações Educativas

É fundamental assumir, que não é fazendo face a uma demanda exacerbada pela presença do profissional, ou pelo conselho psicológico, como orientador na correção de desacertos da educação, que se chegará a bom termo na forma de lidar com a criança na Escola, ou mesmo na Família; este não seria o papel mais adequado a ser desempenhado pelo conhecimento psicológico.

Ter-se-ia que procurar outras maneiras de prestar serviço à Infância, à Adolescência, através das instituições que se responsabilizam pelo básico de sua socialização, sem que o foco esteja sempre no identificar problemas de desempenho e/ou de comportamento para remediá-los. Ter-se-ia que buscar trabalhar, sobretudo, de forma preventiva.

Abordagem Conceitual

Permite descrever quem são os primeiros socializadores da criança, como eles atuam, quais as práticas de cuidado e educação a que ela se vê submetida, o que poderia ser considerado como distúrbio de comportamento, levando em conta uma evolução definida por macro-variáveis do contexto sócio-histórico-cultural.

Vídeo Sobre a Influencia de Valores e Situações Sócio-psicológico-Culturais no Ambiente e nas Relações Educativas:

A Educação como Processo Social

O convívio social nos obriga a certos comportamentos e ideias que fazem com que sejamos vistos e nos vejamos como seres humanos. Assim, a ideia de “humano” não é meramente biológica, mas sim cultural.

Aquele que consideramos ser humano nada mais é do que um indivíduo que aprendeu a viver em sociedade. As ciências sociais designam como socialização o processo que faz com que os homens se tornem seres sociais, pois é através da socialização que aprendemos a viver em grupo.

Princípios Psicológicos Básicos e Habilidades Profissionais Específicas

No processo de socialização um educa o outro a como se comportar. Nenhuma sociedade poderia sobreviver muito tempo se os membros mais novos não fossem socializados, pois para ocupar certas posições as pessoas devem adquirir certos conhecimentos. Existem várias agências socializadoras numa sociedade, tais como: família, escola, religião, grupo de amigos, meios de comunicação etc.

Podemos dizer assim que as expressões socialização e educação têm o mesmo significado. A socialização sempre envolve um processo educativo, e todo processo educativo é um ato de socialização.

Vídeo Sobre a Educação como Processo Social:

O Raciocínio e o Comportamento Ético-Social-Moral

De uma maneira mais simples, a ética estuda os costumes das pessoas em sociedade, criando princípios e valores para guiar as pessoas a terem atitudes corretas e dentro da lei, que não interfira no direito de outras pessoas. Assim nas escolas a ética é essencial para o desenvolvimento dos alunos e também para os colaboradores da instituição.

Hoje varias classes utilizam a palavra ética para indicar os valores de seu grupo social, como a ética médica, ética publica ou mesmo a ética de uma empresa. A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas na sociedade e seus grupos.

Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado.

As Abordagens Comportamental e o Cognitivo Desenvolvimental em Suas Implicações e Ações Educacionais Correspondentes

Podemos apontar que a principal contribuição é permitir um maior nível de compreensão sobre como as pessoas aprendem, partindo do princípio de que essa aprendizagem é resultado da construção de um esquema de representações mentais que se dá a partir da participação ativa do sujeito e que resulta, em linhas gerais, no processamento de informações que serão internalizadas e transformadas em conhecimento.

Vídeo Sobre o raciocínio e o comportamento ético-social-moral:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de O Contexto Educacional e a Dinâmica Psicossocial – Psicologia da Educação com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

O post O Contexto Educacional e a Dinâmica Psicossocial apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

O Contexto Educacional e a Dinâmica Psicossocial

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×