Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dia Mundial da Alimentação – Roteiro de atividades

Olá, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o Dia Mundial da Alimentação. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação – Roteiro de atividades

O dia Nacional da Alimentação é uma data extremamente oportuna para trabalhar hábitos saudáveis com os Alunos e desenvolver habilidades de escrita, criatividade além de apresentar novos alimentos para os alunos.

Assim nesta atividade, os alunos poderão desenvolver habilidades de leitura, escrita e escuta. As disciplinas beneficiadas poderão ser língua portuguesa, ciências e história.

Brainstorm sobre o dia Mundial da Alimentação

Para a oficina de ideias o professor deverá dispor de uma cesta com diversos alimentos dentro, desde alimentos mais saudáveis até alimentos processados e ricos em açúcares e gorduras.

O professor poderá apresentar a data comemorativa ao mesmo tempo que distribui os alimentos entre os alunos. Assim, os alunos serão responsáveis pode dividir aqueles alimentos em dois grupos, entre alimentos saudáveis e alimentos prejudiciais à saúde. Depois, os alunos estarão livres para discutir ideias sobre o tema.

Atividade de Leitura para o dia mundial da Alimentação

Para o desenvolvimento da atividade de aprendizagem, sugerimos que os alunos realizem uma pesquisa online sobre todos os tipos os alimentos existentes. Os alunos poderão trabalhar em grupos, cirando listas em ordem alfabética e explicando um pouco sobre cada alimento.

O professor deverá encorajar a pesquisa por alimentos que os alunos não conheçam ou nunca comeram e por alimentos mais saudáveis. O professor poderá auxiliar as pesquisas em caso de dúvida.

Produção Textual para o dia mundial da Alimentação

Para a atividade de produção escrita sugerimos o desenvolvimento do gênero textual “receita”. O professor irá apresentar aos alunos como desenvolver a escrita deste gênero. Dando sequência, para a atividade de produção escrita, os alunos desenvolverão um texto sobre uma receita saudável com alguns dos alimentos pesquisados na fase anterior.

Os alunos serão orientados a usarem a sua criatividade e imaginação e poderão desenvolver quantas receitas quiserem. Um ambiente calmo e tranquilo deverá ser criado em sala de aula.

Feedback sobre o dia mundial da Alimentação

Para a atividade de feedback os alunos deverão criar um livro de receitas com todos os textos produzidos. O feedback desta atividade será feito através da aplicação da ferramenta de feedback com faces feliz ou triste (ver ferramenta no final deste e-book). Os alunos também poderão ler as suas receitas para a turma, em uma roda de conversa.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

O post Dia Mundial da Alimentação – Roteiro de atividades apareceu primeiro em Demonstre Educação.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Dia Mundial da Alimentação – Roteiro de atividades

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×