Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dia do Professor – Roteiro de atividades

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre o Dia do Professor. Confira nosso roteiro de atividades e tenha uma boa leitura!

15 de outubro – Dia do Professor – Roteiro de atividades

O dia do Professor é uma ótima oportunidade para abordar o aspecto do ensino, bem como introduzir os alunos ao mundo das profissões. Esta atividade poderá acontecer em parceria com outras disciplinas, com uma homenagem a estes professores. Além disso, esta data traz para a sala de aula a oportunidade de introduzir o aluno no mundo do trabalho, apresentando uma profissão.

Nesta atividade vamos trabalhar com produção textual, expressão corporal, esportes e criatividade dos alunos. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, educação física e pedagogos.

Brainstorm sobre o dia do Professor

Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor apresente para os alunos os aspectos da sua profissão. Com o professor representando o próprio motivo desta data comemorativa e com os alunos reunidos em um círculo, o professor da disciplina ou pedagogo deverá perguntar aos alunos tudo o que eles sabem sobre os profissionais da Educação. Em uma conversa descontraída o professor poderá introduzir a história desta profissão. Em seguida, cada aluno deverá anotar no quadro o que gostaria de aprender sobre este tema.

Atividade de Leitura para o dia do Professor

Para a atividade de leitura os alunos serão estimulados a pesquisarem em grupos aspectos do ensino da Educação, do engajamento dos alunos nas atividades e sobre a importância do professor na escola.

Em seguida, deverão fazer um paralelo com a história da profissão. Uma pesquisa online também poderá ser conduzida, com anotação dos achados mais importantes.

Produção Textual sobre o dia do Professor

Na atividade de produção textual os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo será responsável por montar um grande cartaz sobre “A importância dos Professores na Educação”. Os alunos poderão utilizar imagens ou desenhar no próprio cartaz, escrevendo em tópicos o que aprenderam.

Elementos da literatura, arte e cultura poderão ser introduzidos em todos os trabalhos e os alunos deverão dispor de recursos visuais, revistas, cola, canetas coloridas, tecido e tinta.

Neste momento, a expressão artística dos alunos poderá ultrapassar apenas o cartaz e chegar até a sua expressão individual, fala, reconhecimento cultural, reconhecimento com a profissão, dentre outros.

Feedback sobre o dia do Professor

Para a atividade de feedback, os alunos poderão montar uma feira no pátio da escola com o tema “Dia do Professor”. Nesta feira estarão dispostos os cartazes confeccionados pelos grupos, onde os alunos poderão explicar para os visitantes um pouco mais sobre a história da profissão.

Cada aluno e/ou visitante poderá classificar a feira com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), expressando sua satisfação com o tema apresentado. Os alunos poderão ainda escrever cartões de agradecimentos para os professores da escola.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

O post Dia do Professor – Roteiro de atividades apareceu primeiro em Demonstre Educação.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Dia do Professor – Roteiro de atividades

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×