Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Makarenko e a educação

  Makarenko e a educação

Makarenko foi um filósofo da educação que ficou conhecido pelo sua proposta de modelo escolar baseada na vida em grupo e na autogestão, focando em uma dinâmica de disciplina e compreensão, valorizando as habilidades individuais dos alunos.

 Makarenko (Anton Makarenko Semyonovich)

Makarenko (Anton Makarenko Semyonovich) Makarenko foi um pedagogo ucraniano que nasceu no dia treze de janeiro de 1888.  Makarenko teve uma infância pobre, criado por seus pais, a mãe dona de casa e o pai ferroviário, fora matriculado em uma escola primaria quando já sabia ler e escrever.

Em 1906 Makarenko deu sua primeira aula na escola primaria, onde  permaneceu por longos oito anos, ele terminou seus estudos em 1919, e foi nomeado diretor de uma escola na cidade de Poltava.

Dessa forma, o autor se sentia cada vez mais perto do movimento revolucionário dos trabalhadores e começou a estudar as ideias de Lênin e Máximo Gorki – especialmente, Gorky, seu guia e mestre, que conheceu pessoalmente em 1928 e que tinha uma profunda amizade. Assim, esses pensadores tiveram papeis fundamentais em seu modo de se relacionar com a educação, o influenciando a mudar o currículo escolar, implantando nele a língua ucraniana e a ampliação do espaço cultural na escola.

Em 1911, ele foi nomeado inspetor da instrução pública. Em 1919 e assume a direção do Departamento de Instrução Primária do Instituto de Educação e, em setembro de 1920 Makarenko é incumbido de dirigir a colônia pedagógica experimental contra a delinquência infantil, local esse, onde ele desenvolveu o seu maior trabalho na área educacional.

Em 1927 ele elabora um projeto para transformar 18 colônias de trabalho em um complexo pedagógico, onde a ideia seria transformar este local em um lugar que junte a educação com o trabalho de forma produtiva, criando assim a primeira escola pública com regime de autogestão do mundo.

Makarenko publicou vários escritos, mas em fevereiro de 1937 começou a ficar com a saúde muito debilitada, então se mudou para Moscou e passou a se dedicar a realização de palestras.   Anton Makarenko faleceu em 1939 de um ataque cardíaco durante uma viagem de trem.

Makarenko e a Educação

O trabalho pedagógico de Makarenko deu-se principalmente à reabilitação de crianças e jovens desajustados. Tinha como princípio que a educação é um processo que ocorre com esforço e disciplina e com o objetivo de ser um exercício para uma socialização eficaz e produtiva.

Assim, segundo o autor, o trabalho coletivo é o meio mais apropriado para alcançar tamanhos objetivos, cabendo à sociedade impor tarefas importantes que requeiram esforços na sua realização, mas que também atuem no desenvolvimento do potencial de suas crianças e jovens.

Makarenko era conhecido como um professor aberto, porem rígido e duro e, suas práticas pedagógicas se mostraram como uma maneira revolucionária e eficaz de educar os alunos, pois segundo ele, tudo girava em torno da disciplina e da vida em sociedade.

Dessa forma, foi desenvolvida a Colônia, nela o pedagogo ucraniano permitia que os alunos desenvolvem-se o contato com a sociedade e com a natureza. Assim, os jovens deveriam se organizar em grupos para realização de atividades, participavam ativamente no estabelecimento de regras, reuniões e até votações, o que tinha a intenção de deixa-los ainda mais responsáveis.

Makarenko conseguia olhar a necessidade de cada um dos jovens que ali se encontravam e acreditava que as ideias do coletivo ali implantadas era o caminho para uma comunidade dar certo, pois cada um aprenderia corretamente a sua função para contribuir com o todo.

Por fim, o autor afirmava que não há adolescentes incorreto ou ausente, mas sim os que não tiveram um bom condicionamento social. Sendo que, esta é a tarefa do educador, e que não é feito com receitas psicológicas, mas introduzindo uma verdadeira experiência social.

Para conhecer mais o filósofo:

Obrigado por ter lido até aqui, não esqueça de compartilhar e comentar sugestões para futuros textos. Até a próxima!

O post Makarenko e a educação apareceu primeiro em Demonstre Educação.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Makarenko e a educação

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×