Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dicas preciosas para o ISS-Guarulhos - Coach Luiz Peloggia

DICAS DE UM COACH APROVADO EM 06 CONCURSOS DA VUNESP 
Olá, meu caro colega concurseiro que vai prestar o concurso público do ISS Guarulhos 2019, elaborado pela banca Vunesp!

Com a recente publicação do edital para concurso do ISS Guarulhos 2019, que será aplicado pela Vunesp, recebi vários pedidos de amigos e colegas que pretendem participar do certame sobre dicas específicas para esse concurso. As dicas foram solicitadas, segundo eles, por dois motivos: primeiro porque os grandes cursos preparatórios, os coaches, os professores mais renomados, etc pouco sabem sobre a Vunesp; e segundo porque sabem de minhas sucessivas aprovações em concursos da Vunesp e de meu trabalho como coach para concursos públicos. Ao todo já são seis aprovações, entre elas a aprovação no concurso para Auditor de Controle Externo (Agente da Fiscalização) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, cargo que exerço atualmente.

A pedido, portanto, decidi compartilhar algumas dicas que, tenho certeza, tiveram papel fundamental nas minhas aprovações. E também gostaria de dizer que, ao conversar com demais aprovados nos concursos da Vunesp que conheci quando assumi os cargos já exercidos, percebi que as dicas que darei sobre como se preparar para provas da Vunesp, compreendem métodos de preparação também utilizados por vários deles, ou seja, quem pretende passar em um concurso elaborado pela Vunesp pode se utilizar das dicas que vou passar pra conseguir fazer muitos pontos e conquistar a tão sonhada aprovação.

Vamos às dicas:

Vou começar com dicas para a parte específica da prova, ou melhor, para a parte de legislação (que também vai ser cobrada na parte geral, com Direitos Empresarial, Penal, Civil e Administrativo), que é a parte em que costumo fazer mais pontos e em que a maioria dos concurseiros, mesmo aqueles que já têm conhecimentos avançados por estudar pra outras bancas, como ESAF, CESPE, FCC e FGV, sofrem pra ter um bom desempenho quando o concurso é elaborado pela Vunesp.

A primeira dica é: não sofra se não dominar doutrina, jurisprudência, teorias, etc… A Vunesp, mesmo em provas de nível superior, não cobra conhecimentos teóricos aprofundados (exceto em concursos para Juiz, Promotor, Defensor Público, Procurador e Notarial). Em uma prova para fiscal de tributos, como ISS Guarulhos 2019, não tem tanta importância o candidato ter ou não se formado em Direito, por exemplo. Também é irrelevante para um concurso desses, muito do conhecimento constante em livros renomados de Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Civil, Penal, etc. E por ser difícil aceitar isso, muitos concurseiros gastam excessivas horas de estudo se aprofundando em matérias que acreditam ser importantes, mas que não vão fazer diferença na hora da prova, enquanto deixam de estudar o que realmente é relevante – o que cai na prova e pouca gente estuda – que é a pura e simples lei seca, o que dá origem à segundadica;

A segunda dica é: separe toda a legislação que vai cair – primeiro separe as leis, depois separe as partes delas que constam explicitamente no edital, apague os artigos revogados – crie um arquivo com uma formatação agradável e, se possível, imprima tudo. Esse arquivo, com os artigos selecionados de acordo com o edital, deverá ser decorado até o dia da prova. Não se pode esquecer que a banca não vai cobrar o que os candidatos “sabem”, ela vai cobrar o que os candidatos “lembram”. Tá certo que na primeira leitura, essa impressão de impossibilidade de decorar tudo até aumenta, mas aí entra outra dica;

A terceira dica é, na primeira leitura dos textos legais, grife aquilo que é mais “caível” em prova (uma dica dentro da dica: listas, prazos, competências, limites, exceções, etc são


itens mais comumente cobrados). Após a primeira leitura e primeiro grifo, nas demais leituras do material, o conteúdo a ser lido será bem menor, pois não mais se precisará ler tudo novamente, senão apenas as partes grifadas, e se espantar quando perceber que várias partes das leis serão “completadas pela mente” enquanto se lê os artigos. De fato, não é fácil decorar tanta coisa, mas essa decoreba fica menos complicada se o candidato não fica parando a leitura por querer entender  o que está escrito nas leis – isso não é necessário. Um erro muito comum pra quem estuda para a Vunesp é gastar tempo demais tentando entender coisas que são totalmente desnecessárias para a hora da prova, afinal as questões cobrarão o que está escrito na lei e não o que aquilo significa. Isso pode ser comprovado ao se seguir a terceira dica;

A terceira dica é: faça e refaça muitas questões da Vunesp de concursos anteriores. Existem sites como o www.tecconcursos.com.br, por exemplo, que permitem a resolução de questões de provas já aplicadas pela Vunesp; mas para quem não tem dinheiro pra gastar com esse ou outros sites de questões, dá pra encontrar na internet as últimas provas de APOFP-SP, TCE-SP, Auditor de Tributos de São José dos Campos, etc e resolvê-las a fim de comprovar que a Vunesp tem fixação por cobrar a literalidade (conforme a segunda dica), bem como observar que várias questões se repetem em mais de um concurso, e ainda por cima identificar quais são os conteúdos que merecem atenção especial nas leituras (conforme já indicado), como listas, prazos, inclusões, exclusões, penas, etc…

Com relação às matérias da parte geral do concurso – Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática e TI - minhas dicas são mais restritas. Primeiro porque essas disciplinas possuem forte conteúdo teórico e quando se trata de aprender teoria, cada indivíduo tem suas particularidades: uns preferem ver vídeos, outros preferem livros, alguns acham melhor ficar apenas com pdfs, e por aí vai, cada um na sua; e depois porque não conheço materiais dessas disciplinas que sejam totalmente focados para concursos de nível superior da Vunesp. Minha dica para a parte geral da prova se resume, portanto, em: fazer muitas questões da Vunesp (nos sites de questões ou por meio das últimas provas baixadas de graça da internet) do mesmo nível de escolaridade, nível superior, da prova de ISS Guarulhos 2019.

Uma última dica, não referente à prova especificamente, mas referente à disposição de estudar para fazer o concurso é: não se iluda consigo ou com os demais concorrentes. Por não se iludir consigo, entenda que não dá pra passar num concurso com esse nível de concorrência estudando apenas uma ou duas horas por dia. Não importa sua inteligência, sua capacidade de memorização, seu histórico de ir bem em provas, etc… simplesmente porque estudando por uma ou duas horas após a publicação do edital, não haverá tempo suficiente para se estudar todo o conteúdo do edital. Se a ideia é fazer o concurso pra passar, encontre pelo menos de cinco a seis horas diárias pra estudar até a prova. Esse tempo é necessário para se estudar pelo menos superficialmente as disciplinas da parte geral, bem como para fazer algumas leituras completas da legislação. Já por não se iludir com os demais concorrentes, entenda que todo o conhecimento que os demais concurseiros possam ter por se preparar para outros certames não tem “taaaaaannnnto” valor para um concurso da Vunesp. Também considere que a dificuldade de ler e reler toda a legislação por várias vezes é igual pra todos, não importa o nível de inteligência de cada um. Também não há porque se preocupar com o número de inscritos para o concurso, afinal estima-se que nem cinco por cento dos que se inscreveram vão se dar ao trabalho de se preparar de verdade para a prova. Eu arriscaria  dizer que pouquíssimas pessoas vão ler toda a legislação cobrada ao menos uma vez.

É isso. Espero ter ajudado a conquistar seu objetivo, a realizar seu sonho!

Luiz Claudio de Oliveira Peloggia

Coach do Coaching Concurseiros e Aprovado em seis concursos elaborados pela Vunesp.


Você quer ser auditor do ISS-GUARULHOS? Então, prepare-se com quem entende do assunto!
             
Venha já para o Coaching Concurseiros (Início Imediato)



This post first appeared on Concurseiros.com, please read the originial post: here

Share the post

Dicas preciosas para o ISS-Guarulhos - Coach Luiz Peloggia

×

Subscribe to Concurseiros.com

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×