Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Porque se preocupar em construir uma boa rede

No mundo corporativo, sabemos a preciosidade de uma boa lista de contatos. Com as pessoas certas ao seu redor, seu êxito é facilitado e o sucesso é quase consequência. No meio da publicidade, por exemplo, muitas contas são fiéis ao seu gerente de contas, não à agência, e não é raro, se esse gerente se mudar de empresa, elas irem com ele.

Grandes e caros eventos de networking são organizados, onde empresários trocam cartões e apertos de mão, buscando relacionamentos vantajosos para seu negócio. Prédios de startups são criados para que esses relacionamentos sejam facilitados e se fortaleçam. Muitas pessoas investem tempo e dinheiro para conhecer as pessoas certas.

Nada disso é novidade, e não podemos tirar o peso que bons contatos têm.

Mas, ao mesmo tempo, não damos a devida importância para contatos fora do mundo corporativo. Nossa rede de relacionamentos pessoais tem um efeito gigante em como nos portamos, comportamos e sentimos – para o bem e para o mal.

Infelizmente seus pais estavam certos: é preciso ter cuidado com as más companhias. Mas precisamos tomar cuidado também com as Companhias Das suas companhias, e as Companhias Das Companhias das companhias, porque todas elas te afetam.

Esse TED de Nicholas Christakis vai ilustrar o que estou falando:

Com essa nova consciência de que nossos atos não impactam só nós, mas pessoas relativamente distantes, precisamos ter responsabilidade para nos tornarmos boas influências na nossa rede. No final das contas, tudo volta para você.

Empatia não é só compreender o outro, mas também se esforçar para que sua influência na experiência da outra pessoa seja a melhor possível. Esse é um tipo de responsabilidade emocional que devemos exercitar no nosso dia-a-dia.

São coisas pequenas como responder o bom dia no elevador mesmo se estiver triste, não descontar sua frustração em um colaborador abaixo de você porque seu chefe te deu uma bronca ou evitar comentários maldosos sobre um colega. Todas essas atitudes parecem mínimas, mas, em conjunto, criam toda a atmosfera do ambiente de trabalho e interferem diretamente na produtividade e qualidade de trabalho da equipe.

E conexões vão além de convivência física, mas, no mundo de hoje principalmente, as redes sociais tomam grande parte desse papel de gerar, bem… redes sociais. O que postamos nas nossas plataformas regem quem vai se aproximar de nós e que tipo de relações teremos com essas pessoas.

Por isso, é preciso consciência quando se está postando, como temos o caso do aluno do Mackenzie que foi expulso da faculdade por postar um vídeo racista. Claro, a maioria dos casos não são tão grandes assim, mas tem seus impactos caso mal interpretados ou lidos por “pessoas erradas”.

Existem várias formas de fazer conexões valiosas, não só pela possibilidade, mas por boas práticas:

Linkedin

Um queridinho do mundo corporativo, o Linkedin ainda é a ferramenta mais efetiva para criar relacionamentos profissionais. Ele não só se destaca pela sua dedicação única a essa tarefa, mas também pelo número de usuários e nomes de peso que se encontram nela.

Agenda Cubo

Se você é empreendedor ou investidor em São Paulo, um lugar indispensável da sua visita é o Cubo Itaú. A maior concentração de startups na América Latina realiza frequentemente visitas e eventos nos quais empreendedores conhecem empreendedores, investidores conhecem empreendedores e investidores conhecem investidores. É um mar de oportunidades para todos, desde os pequenos aos gigantes. Quer saber mais? Clique aqui.

Behance

Mais voltado para o ramo de design, o Behance, plataforma da Adobe (desenvolvedora do Photoshop), reúne projetos de artistas pelo mundo todo, desde embalagens de sapatos a rótulos de suco e capas de revista. Você pode acompanhar designers, salvar de referência, curtir, comentar e saber quais programas foram utilizados, além de ter acesso ao perfil com as informações de cada artista.

Shapr

Um Tinder profissional, Shapr conecta pessoas com interesses em comum ou complementares, para que se ajudem e se desenvolvam profissionalmente, montando sua rede de contatos.

Alignable

Essa rede junta pequenos empreendedores que tem coisas em comum, mesmo público, tráfego, potencial colaboração, para que negócios locais se ajudem e gerem uma boa comunidade. Os empreendedores se ajudam com dicas, fornecedores, programas e coisas mais.

Eventos do seu nicho

Aplicativos são muito legais para conectar-se com quem está longe, mas poucas coisas batem o cara a cara, por isso busque ir a eventos que condizem com a sua área de interesse; Campus party (empreendedorismo), SPFW ( moda), Brasil Game Show (jogos), Expomusic (música) e vários outros.

Não subestime o poder das conexões, seja para sua carreira, suas amizades, seu bem estar ou até saúde. É importante, mais do que nunca, nos mantermos unidos e cuidarmos uns dos outros, entendermos que nossas ações reverberam mais longe do que esperávamos e nos esforçar para que sejamos um polo de coisas boas na nossa rede.

O mundo é crowd, interligado e conectado. Conecte-se também.




This post first appeared on Descola Drops, please read the originial post: here

Share the post

Porque se preocupar em construir uma boa rede

×

Subscribe to Descola Drops

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×